Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Política e sociedade no Brasil contemporâneo (Sociologia).g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 83Código: 12917822

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre as relações entre os direitos humanos e a sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

No Brasil, há quase 30 anos têm-se direitos civis, políticos e sociais assegurados. No entanto, para muitos brasileiros, isto se deu apenas no campo jurídico-formal. Há, ainda, uma falta de sincronia entre o que está previsto legalmente e o que de fato ocorre na sociedade brasileira, de forma que, dentro de uma mesma nação, existem duas noções diversas de direitos humanos: uma é a da lei, outra é a da população. Por isso, crê-se que, devido ao fato de a expressão “direitos humanos” ter tomado um tom negativo para muitos brasileiros, trazendo a lembrança de impunidade ou de injustiça, deve-se, minimamente, em qualquer sociedade que esteja comprometida com princípios de igualdade e de liberdade e, sobretudo, com a democracia, chamar a atenção sobre essa questão. LINHARES, Bianca de Freitas.; CABRERA, Valéria Cabreira. Proteção de direitos humanos e democracia: uma análise longitudinal da percepção do cidadão brasileiro de 2007 a 2015. Agenda Política. Revista de Discentes de Ciência Política da Universidade Federal de Sao Carlos, Sao Carlos, v. 7, n. 1, p. 141-167, 2019. (Adaptado). Conforme o texto, a falta de sincronia entre uma concepção negativa dos direitos humanos e os princípios da liberdade e da igualdade indicaria A) a limitação do reconhecimento dos valores da cidadania por uma parcela da população brasileira. B) a necessidade de se rever os limites que os direitos humanos impõem à punição de atos ilícitos. C) a falta de correspondência entre as leis brasileiras e os direitos humanos. D) como os direitos humanos se baseiam em princípios abstratos que não têm efeito no cotidiano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFU - 2022)Número Original: 87Código: 12917829

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre as relações entre a cidadania e os partidos políticos no Brasil contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

Quem estiver acompanhando o programa eleitoral gratuito na TV deve ter percebido como ficou difícil descobrir o partido de cada candidato. As letras miúdas que aparecem no canto da tela ajudam pouco. Mesmo no material impresso da campanha, há pouco destaque para o nome e para a logomarca do partido. No rádio, a lista dos integrantes da coligação é lida em um ritmo tão veloz que, na maior parte das vezes, é impossível captar todos os partidos. Esse fenômeno, o de ocultar ou mesmo evitar uma associação entre o candidato e um partido, já vinha ocorrendo em eleições anteriores, mas foi acentuado na campanha para as eleições municipais deste domingo. YASINI, Inayatulhag. Por que tantos candidatos a prefeito 'escondem' nome e logomarca de partidos nas campanhas. Terra, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. A ocultagao da sigla partidaria por candidatos durante a campanha eleitoral evidencia A) a limitação da participação popular diante da crescente influência de movimentos sociais e de sindicatos no processo eleitoral. B) o avanço do domínio da burocracia estatal na definição de agendas políticas e na escolha de candidatos na disputa eleitoral. C) o enfraquecimento da capacidade de as instituições partidárias organizarem e representarem os interesses de parcelas da população. D) a ampliação do acesso das minorias sociais ao debate público e aos cargos públicos eletivos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2023)Número Original: 32Código: 12798226

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Considerações sociológicas sobre as relações entre o Estado e a juventude no Brasil contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Na história recente do Brasil, quando a juventude é tida como problema social, ela apareceu na figura do perigo, do risco ou da regressão às drogas, à promiscuidade e à violência. De modo esquemático, pode-se dizer que tais imagens sobre a juventude foram usadas como motes e justificativas de muitos programas socioeducativos, de leis, de ações do Terceiro Setor — as organizações não governamentais (ONGs) — e de fundações empresariais em áreas ditas como “vulneráveis” desde os anos 1990. Contudo, existe uma outra concepção sobre a juventude que a encara como sujeito social capaz de refletir e decidir sobre sua ação, ter posicionamentos acerca das mais diversas questões sociais e ser protagonista, contribuindo para o crescimento pessoal e da sociedade. Essa concepção deve melhor fundamentar e reformular ações, projetos de leis e programas, privados e públicos, para as juventudes das áreas “vulneráveis”, principalmente, e que possa pensar esses jovens como cidadãos ativos e participativos. Acerca do exposto, marque a alternativa correta. A) A medida socioeducativa de internação, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, está embasada na perspectiva da juventude como protagonista. B) Um projeto exemplar embasado na concepção de juventude como sujeito social é o das Unidades de Polícia Pacificadora nas comunidades cariocas. C) Aimagem do jovem como problema, a juventude perigosa no Brasil, aparece como importante elemento para projetos de lei de redução da maioridade penal. D) 'Aconcepção de juventude como risco está nos programas da Rede Cuca de Fortaleza que incentivam a mobilização dos jovens para a arte e a comunicação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFU - 2020)Número Original: 82Código: 9142146

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Considerações sociológicas sobre o clientelismo na realidade política do Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

Segundo a pesquisadora Marta Rocha, o clientelismo pode ser definido como “uma relação de troca que envolve a entrega de benefícios, de um lado, e o retorno na forma de voto ou apoio político, do outro. Há algum consenso de que se trata de uma relação assimétrica, sustentada no tempo e no espaço, que se distingue de outros tipos de trocas pelo fato de que a entrega dos benefícios está condicionada ao apoio político passado ou futuro”. Rocha, M. M. Resenha: O clientelismo revisitado: uma explicação focada nos mediadores. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, nº 45, mai/ago, 2017, p. 398-412. A partir desta definição, assinale a alternativa que apresenta uma das consequências do clientelismo. A) Distribuição de recursos públicos de forma impessoal e igualitária. ) Enfraquecimento da representação política em termos ideológicos. ) Surgimento de movimentos sociais em defesa de políticas públicas distributivas. ) B C D) Manutenção de práticas institucionalizadas na burocracia estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFU - 2020)Número Original: 84Código: 9142151

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Brasil.b Aspectos da participação do Estado brasileiro na economia a partir da década de 1990 .f Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

A partir de meados dos anos de 1990, o Estado brasileiro passou por modificações com relação ao seu papel na economia. Uma destas mudanças pode ser identificada na tabela abaixo. Ano 1995 1996 1997 [99% [Oto A) 200] MN 2005 Evolução da taxa de investimento do setor público (Po do PIB) Administração Pública 2,3 2.4 21) 28 1.7 IY “| “| Estatais Federais L.A Lf Lb La 08 08 i l.1 |] Outras Estatais Li) 1,7 Li) 1.5 (1,5 U2 IR (1,5 0. | Potal Estatais 2.5 2.5 2.6 Lb La Lt) LA RE 1.2 Montes, G. C. & Faria dos Reis, A. Investimento público em infraestrutura no período pós-privatizações. Economia e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 1 (41), p. 167-194, abr. 2011. Considerando-se os dados apresentados na tabela acima, é correto afirmar que o Estado Brasileiro incentivou a reestruturação produtiva toyotista, aumentando os investimentos públicos por meio de empresas estatais. passou a adotar políticas neoliberais, diminuindo a presença do Estado na economia. aumentou a taxa de investimentos públicos, garantindo uma maior participação do Estado na economia. definiu como política macroeconômica os investimentos públicos em infraestrutura.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?