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Exercício 12798226

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(UECE - 2023)Número Original: 32Código: 12798226

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Considerações sociológicas sobre as relações entre o Estado e a juventude no Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Na história recente do Brasil, quando a juventude é tida como problema social, ela apareceu na figura do perigo, do risco ou da regressão às drogas, à promiscuidade e à violência. De modo esquemático, pode-se dizer que tais imagens sobre a juventude foram usadas como motes e justificativas de muitos programas socioeducativos, de leis, de ações do Terceiro Setor — as organizações não governamentais (ONGs) — e de fundações empresariais em áreas ditas como “vulneráveis” desde os anos 1990. Contudo, existe uma outra concepção sobre a juventude que a encara como sujeito social capaz de refletir e decidir sobre sua ação, ter posicionamentos acerca das mais diversas questões sociais e ser protagonista, contribuindo para o crescimento pessoal e da sociedade. Essa concepção deve melhor fundamentar e reformular ações, projetos de leis e programas, privados e públicos, para as juventudes das áreas “vulneráveis”, principalmente, e que possa pensar esses jovens como cidadãos ativos e participativos. Acerca do exposto, marque a alternativa correta. A) A medida socioeducativa de internação, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, está embasada na perspectiva da juventude como protagonista. B) Um projeto exemplar embasado na concepção de juventude como sujeito social é o das Unidades de Polícia Pacificadora nas comunidades cariocas. C) Aimagem do jovem como problema, a juventude perigosa no Brasil, aparece como importante elemento para projetos de lei de redução da maioridade penal. D) 'Aconcepção de juventude como risco está nos programas da Rede Cuca de Fortaleza que incentivam a mobilização dos jovens para a arte e a comunicação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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