Segundo a pesquisadora Marta Rocha, o clientelismo pode ser definido como “uma relação de troca que
envolve a entrega de benefícios, de um lado, e o retorno na forma de voto ou apoio político, do outro. Há algum
consenso de que se trata de uma relação assimétrica, sustentada no tempo e no espaço, que se distingue de
outros tipos de trocas pelo fato de que a entrega dos benefícios está condicionada ao apoio político passado
ou futuro”.
Rocha, M. M. Resenha: O clientelismo revisitado: uma explicação focada nos mediadores. Sociologias, Porto Alegre, ano 19, nº
45, mai/ago, 2017, p. 398-412.
A partir desta definição, assinale a alternativa que apresenta uma das consequências do clientelismo.
A) Distribuição de recursos públicos de forma impessoal e igualitária.
) Enfraquecimento da representação política em termos ideológicos.
) Surgimento de movimentos sociais em defesa de políticas públicas distributivas.
)
B
C
D) Manutenção de práticas institucionalizadas na burocracia estatal.