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1(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 15Código: 9520304

Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Chile.b Práticas de repressão da ditadura civil-militar chilena da década de 1970.f Mobilizações sociais no Chile de transformação de políticas econômicas e sociais herdadas da ditadura de Pinochet .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Desde outubro de 2019, temos visto a maior mobilização social das últimas décadas no Chile. Nesta série de protestos, chamados de estallido social (estouro social), emergiu, de forma recorrente, uma apelação a processos históricos que não deveria nos surpreender. Afinal, o que é uma crise que conduz a um novo pacto social, via Assembleia Constituinte, se não um acerto de contas com a História? As referências à transição para a democracia e à Ditadura de Pinochet (1973-1990) são obrigatórias. No caso desta última, a referência é por haver imposto à força um modelo do qual a maioria dos chilenos quer se livrar. A Constituição de 1980 tem ocupado um lugar central no debate, para lembrar que no Chile não há uma Constituição verdadeiramente democrática. (Adaptado e traduzido de Mauricio Folch (org.), Chile Despertó: lecturas desde la Historia del estallido social de octubre. Santiago: Universidad de Chile, 2019. p. 9.) A partir do enunciado e de seus conhecimentos, a) explique por que os protestos são um acerto de contas com a história recente e por que a manutenção de uma Constituição herdada da ditadura pinochetista impede que exista um estado verdadeiramente democrático no Chile; b) indique uma prática usual de repressão da ditadura militar chilena e comente por que esta prática viola os direitos humanos.


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2(FGV - SP - 2015)Número Original: 3Código: 6348468

Primeiro Semestre - Direito

Aspectos do governo Perón e as relações entre Eva Duarte e o peronismo na Argentina do século XX .f Aspectos do acirramento político e social na Argentina antes do golpe de Estado de 1976 .f Argentina.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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A senhora Eva Duarte [Perón] se perdeu entre quebrantos, milhões choraram-na, conservaram-na como a um faraó. Fixaram-na na pompa de sua juventude trágica: converteram seu corpo em objeto de culto. Os militares argentinos, tão cristãos, sabiam do poder da relíquia (...) seus inimigos o entenderam: enquanto puderam roubaram o corpo morto-vivo, esconderam-no. Converteram- na na primeira desaparecida. CAPARRÓS, M. “O juremos”. Crecer a golpes. Crónicas y ensayos de América Latina a cuarenta anos de Allende y Pinochet. FONSECA, D. (ed), New York: C. A. Press, 2013, p. 37, (trad. livre). O peronismo é uma corrente política organizada em torno de Juan Domingo Perón (1895- 1974), que dava ênfase aos direitos trabalhistas através da implementação de políticas públicas pelo Estado. Além de Perón, a atuação de sua esposa Eva, conhecida como Evita, foi decisiva para o prestígio político do peronismo. A esse respeito, responda: A Quala relação entre Eva Duarte e o peronismo na Argentina? Explique. B Em que contexto interno e externo ocorreu o golpe militar na Argentina, em 1976? € Porqueo texto se refere a Eva Duarte como a “primeira desaparecida na Argentina’?


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3(UNICAMP - 2021)Número Original: 15Código: 9157323

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Questões de identificações (Hist.) Práticas de repressão da ditadura civil-militar chilena da década de 1970.f Questões com causas ou consequências (Hist.) Rupturas e continuidades no processo de desenvolvimento da democracia chilena após a ditadura de Augusto Pinochet.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Desde outubro de 2019, temos visto a maior mobilização social das últimas décadas no Chile. Nesta série de protestos, chamados de estallido social (estouro social), emergiu, de forma recorrente, uma apelação a processos históricos que não deveria nos surpreender. Afinal, o que é uma crise que conduz a um novo pacto social, via Assembleia Constituinte, se não um acerto de contas com a História? As referências à transição para a democracia e à Ditadura de Pinochet (1973-1990) são obrigatórias. No caso desta última, a referência é por haver imposto à força um modelo do qual a maioria dos chilenos quer se livrar. A Constituição de 1980 tem ocupado um lugar central no debate, para lembrar que no Chile não há uma Constituição verdadeiramente democrática. (Adaptado e traduzido de Mauricio Folch (org.), Chile Despertó: lecturas desde la Historia del estallido social de octubre. Santiago: Universidad de Chile, 2019. p. 9.) A partir do enunciado e de seus conhecimentos, a) explique por que os protestos são um acerto de contas com a história recente e por que a manutenção de uma Constituição herdada da ditadura pinochetista impede que exista um estado verdadeiramente democrático no Chile; b) indique uma prática usual de repressão da ditadura militar chilena e comente por que esta prática viola os direitos humanos.


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4(USP- SP - 2009)Número Original: 8Código: 5968

Segunda Fase

Revolução Cubana Guerra Fria (História) Revolução Mexicana
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista. Explique o significado desses traços distintivos em relação à a) Revolução Mexicana. b) Revolução Cubana.


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5(FAMEMA - 2017)Número Original: 30Código: 7817769

Prova 2

América Latina.b Aspectos dos efeitos da Guerra Fria nas sociedades da América Latina da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
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A instabilidade social e política do Terceiro Mundo era evidente para os EUA, protetores do status quo global, que a identificavam com o comunismo soviético. Quase desde o início da Guerra Fria, os EUA partiram para combater esse perigo por todos os meios, desde a ajuda econômica e a pro- paganda ideológica até a guerra maior, passando pela sub- versão militar oficial e não oficial. (Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995. Adaptado.) Durante as décadas de 1960 e 1970, setores sociais de países da América Latina combateram “esse perigo” por meio de (A) guerrilhas financiadas pelo governo soviético, que pro- moveram a implantação de regimes comunistas em boa parte do continente. (B) governos populistas, que se legitimaram em eleições fraudulentas e adotaram medidas modernizantes ao rom- per relações com os EUA. (C) empréstimos oriundos da União Europeia, que visaram à melhoria das condições sociais nos países mais pobres do continente. (D) golpes que estabeleceram ditaduras militares e priva- ram os cidadãos de parte de seus direitos, às vezes com apoio explícito dos EUA. (E) campanhas publicitárias que mostraram os progressos dos países do bloco socialista e criticaram o modelo eco- nômico estadunidense.


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