Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • África na Idade Moderna
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP - 2023)Número Original: 3Código: 12818364

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Congo.b Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre o reino do Congo durante a Idade Moderna .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

 Audiência de portugueses com o rei do Congo, século XVII. LOPES, David. “The destruction of the Kingdom of Kongo”. Civil Rights Journal (Vol. 6, Issue 1). p. 35. Winter 2002. O reino do Congo se formou a partir da mistura, por meio de casamentos, de uma elite tradicional com uma elite nova, descendente dos estrangeiros que vieram do outro lado do rio. Isso ocorreu no início do século XV, e quando os portugueses a ele chegaram (o primeiro contato se deu em 1483), encontraram uma sociedade hierarquizada, com aglomerados populacionais que funcionavam como capitais regionais e uma capital central, na qual o mani Congo, como o obá do Benin e muitos outros chefes de grupos diversos, vivia em construções grandiosas, cercado de suas mulheres e filhos, conselheiros, escravos e ritos. SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008. p. 38. A partir da leitura da imagem e do texto, responda às questões a seguir: a) De que forma a caracterização do reino do Congo como uma sociedade hierarquizada é representada na imagem? b) Cite dois elementos da imagem que remetem a símbolos europeus de realeza. c) Como a imagem representa as relações entre as nações europeias e os reinos africanos no início da Idade Moderna?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2022)Número Original: 51Código: 11674884

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e X

África Central.g Processos e fatos históricos sobre o reinado de Nzinga na região de Angola do século XVII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Exibir texto da questão

A rainha Nzinga (1624-1663), governante seiscentista do Ndongo, um reino da África Central situado na atual Angola, chegou ao poder graças à sua competência militar, à diplomacia bem sucedida, à manipulação da religião e de conflitos entre potências europeias. Ela criou as condições para a primeira sublevação popular mbundu contra a exploração portuguesa ao atrair para sua causa os chefes que estavam sob influência europeia. Depois conquistou o reino vizinho de Matamba e o governou por três décadas junto com o que restou do poderoso reino Ndongo; desafiou treze governadores portugueses que regeram Angola entre 1622 e 1633. Apesar de seus feitos e o longo reinado, comparável ao de Elizabeth | (1503-—1603) da Inglaterra, ela foi desacreditada pelos contemporâneos europeus e por autores posteriores. (Adaptado de Linda Heywood, Nzinga de Angola: a rainha guerreira de África. Lisboa: Casa das Letras, 2017. p. 10-12; 82.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a rainha Nzinga: a) Utilzou, como estratégias políticas para conter o avanço português em seus territórios, a formação de alianças com reinos vizinhos (como Congo), a exploração dos conflitos entre Portugal e Holanda e a interferência nas redes do tráfico. b) Expulsou os portugueses de Angola e reconstruiu o reino do Ndongo em sua extensão original através da política de distribuição de terras aos sobas que aceitaram a sua legitimidade no trono. c) Aboliu o tráfico atlântico de escravizados, apesar da oposição de missionários e comerciantes portugueses que viviam em Luanda, e perseguiu os sobas envolvidos com o comércio. d) Enfrentou um mundo onde o imaginário monárquico e o ideário político eram hegemonicamente masculinos e, assim como a Rainha Elizabeth |, não teve sucesso político e militar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2022)Número Original: 21Código: 11750390

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

África.b Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Considere o seguinte trecho de uma carta enviada pelo rei do Congo ao rei de Portugal em 1526: Os comerciantes estão sequestrando o nosso povo dia após dia — filhos deste país, filhos de nossos nobres e vassalos, mesmo as pessoas de nossa própria família [...]. Essa corrupção e depravação estão tão generalizadas que a nossa terra é inteiramente despovoada. [...] Precisamos neste reino só de sacerdotes e professores, e nenhuma mercadoria, a menos que seja vinho e farinha para o santo sacramento [..]. É nosso desejo que este reino não seja um lugar para o comércio ou transporte de escravos. (MEREDITH, Martin. O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Tradução Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 122.) Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca dos contatos entre sociedades africanas e europeias no início da Idade Moderna, é correto afirmar que: a) otrafico de pessoas escravizadas por parte de Portugal visava o despovoamento do Reino do Congo como estratégia para uma futura colonização. b) a cristianização do Reino do Congo se deu através da presença militar e da construção de feitorias portuguesas na costa africana. c) o Reino do Congo buscava, através da diplomacia, estabelecer suas próprias leis para a regulação do tráfico de pessoas escravizadas. d) as influências políticas e culturais de Portugal eram recebidas com hostilidade pelo Reino do Congo porque entravam em conflito com tradições locais. e) as tensões decorrentes do tráfico de pessoas escravizadas ocasionaram a Primeira Guerra Luso-Portuguesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(URCA - 2021)Número Original: 6Código: 11678682

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f Mundo.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

I. HI. "Entre 1502 e 1860 mais de 9.5000.000 africanos foram trazidos para a América e o Brasil foi o grande importador. O século XVIII conheceu a maior importação: a América colonial importou, durante o pe- ríodo, 6.200.000 escravos, e todas as grandes potências do mundo moderno estavam envolvidas no tráfico, cada uma delas em seu tempo, representou um papel domi- nante tanto no desenvolvimento das colônias como no tráfico". cusrroso, 2016, pág az. Sobre o tráfico de pessoas para serem escravizadas no período moderno: O Século XIX brasileiro viu chegar pessoas para serem es- cravizadas de todos os lugares da África, com predominância de Angola e Moçambique; O cultivo da cana-de-açúcar foi a grande impulsionadora da importação de escravizados; Destinado a ser vendido, o cativo era levado do interior para a costa pelos chefes locais africanos; Assinale a alternativa correta: A) Apenas a I está correta; B) Ie Il estão incorretas; C) Ie II estão corretas; D) Apenas a III está correta; E) I, Ile II estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 35Código: 13522

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

África.b Errata (Texto Base) Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Ao caracterizar a escravidão na África e a venda de escravos por africanos para europeus nos séculos XVI a XIX, o texto (A) reconhece que a escravidão era uma instituição presente em todo o planeta e que a diferenciação entre homens li- vres e homens escravos era definida pelas características raciais dos indivíduos. (B) critica a interferência europeia nas disputas internas do continente africano e demonstra a rejeição do comércio escravagista pelos líderes dos reinos e aldeias então exis- tentes na África. (C) diferencia a escravidão que havia na África da que existia na Europa ou nas colônias americanas, a partir da cons- tatação da heterogeneidade do continente africano e dos povos que lá viviam. (D) afirma que a presença europeia na África e na América provocou profundas mudanças nas relações entre os po- vos nativos desses continentes e permitiu maior integra- ção e colaboração interna. (E) considera que os únicos responsáveis pela escravização de africanos foram os próprios africanos, que aproveita- ram as disputas tribais para obter ganhos financeiros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?