Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2022)Número Original: 21Código: 11750390

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

África.b Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Considere o seguinte trecho de uma carta enviada pelo rei do Congo ao rei de Portugal em 1526: Os comerciantes estão sequestrando o nosso povo dia após dia — filhos deste país, filhos de nossos nobres e vassalos, mesmo as pessoas de nossa própria família [...]. Essa corrupção e depravação estão tão generalizadas que a nossa terra é inteiramente despovoada. [...] Precisamos neste reino só de sacerdotes e professores, e nenhuma mercadoria, a menos que seja vinho e farinha para o santo sacramento [..]. É nosso desejo que este reino não seja um lugar para o comércio ou transporte de escravos. (MEREDITH, Martin. O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Tradução Marlene Suano. Rio de Janeiro: Zahar, 2017, p. 122.) Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca dos contatos entre sociedades africanas e europeias no início da Idade Moderna, é correto afirmar que: a) otrafico de pessoas escravizadas por parte de Portugal visava o despovoamento do Reino do Congo como estratégia para uma futura colonização. b) a cristianização do Reino do Congo se deu através da presença militar e da construção de feitorias portuguesas na costa africana. c) o Reino do Congo buscava, através da diplomacia, estabelecer suas próprias leis para a regulação do tráfico de pessoas escravizadas. d) as influências políticas e culturais de Portugal eram recebidas com hostilidade pelo Reino do Congo porque entravam em conflito com tradições locais. e) as tensões decorrentes do tráfico de pessoas escravizadas ocasionaram a Primeira Guerra Luso-Portuguesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 35Código: 13522

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

África.b Errata (Texto Base) Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Ao caracterizar a escravidão na África e a venda de escravos por africanos para europeus nos séculos XVI a XIX, o texto (A) reconhece que a escravidão era uma instituição presente em todo o planeta e que a diferenciação entre homens li- vres e homens escravos era definida pelas características raciais dos indivíduos. (B) critica a interferência europeia nas disputas internas do continente africano e demonstra a rejeição do comércio escravagista pelos líderes dos reinos e aldeias então exis- tentes na África. (C) diferencia a escravidão que havia na África da que existia na Europa ou nas colônias americanas, a partir da cons- tatação da heterogeneidade do continente africano e dos povos que lá viviam. (D) afirma que a presença europeia na África e na América provocou profundas mudanças nas relações entre os po- vos nativos desses continentes e permitiu maior integra- ção e colaboração interna. (E) considera que os únicos responsáveis pela escravização de africanos foram os próprios africanos, que aproveita- ram as disputas tribais para obter ganhos financeiros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(URCA - 2021)Número Original: 6Código: 11678682

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o tráfico de pessoas escravizadas do continente africano no período moderno .f Mundo.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

I. HI. "Entre 1502 e 1860 mais de 9.5000.000 africanos foram trazidos para a América e o Brasil foi o grande importador. O século XVIII conheceu a maior importação: a América colonial importou, durante o pe- ríodo, 6.200.000 escravos, e todas as grandes potências do mundo moderno estavam envolvidas no tráfico, cada uma delas em seu tempo, representou um papel domi- nante tanto no desenvolvimento das colônias como no tráfico". cusrroso, 2016, pág az. Sobre o tráfico de pessoas para serem escravizadas no período moderno: O Século XIX brasileiro viu chegar pessoas para serem es- cravizadas de todos os lugares da África, com predominância de Angola e Moçambique; O cultivo da cana-de-açúcar foi a grande impulsionadora da importação de escravizados; Destinado a ser vendido, o cativo era levado do interior para a costa pelos chefes locais africanos; Assinale a alternativa correta: A) Apenas a I está correta; B) Ie Il estão incorretas; C) Ie II estão corretas; D) Apenas a III está correta; E) I, Ile II estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?