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Resultados

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 47Código: 17495

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Intradisciplinar Imigrações na Primeira República _ Economia do Café _
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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A linha de força que conduziu os diversos estudos sobre a história do São Paulo oitocentista foi o desejo de explicar o notável crescimento do seu núcleo urbano. Como se sabe, na segunda metade do século XIX, a capital da província passou de 11º maior aglomeração urbana do Brasil, em 1872, para a segunda em 1920, perdendo apenas para a capital do país. A grande questão era entender como e por que a cidade atingiu tão rapidamente tal posição. Maria Luiza Ferreira de Oliveira, Uma senhora na rua do Imperador: população e transformações urbanas na cidade de São Paulo Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma resposta satisfatória à indagação do texto. a) Apesar de sofrer investimentos advindos dos cafezais, São Paulo se beneficiou, principalmente, da produção açucareira. b) Desde sua fundação, no século XVI, São Paulo despontou como centro econômico do Brasil. e) A cidade de São Paulo se beneficiou de investimentos realizados por diversos segmentos, dentre eles, o setor cafeeiro. d) A cidade só iria se desenvolver realmente com a industrialização, na segunda metade do século XX. e) Diversos fatores explicam as transformações vividas por São Paulo, tais como a cafeicultura, a industrialização e a exploração das drogas do sertão.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UEA - 2016)Número Original: 28Código: 7830879

SIS - Segunda Série

Economia na Primeira República
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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“O tempo em Chernobyl passa de forma diferente, mas é suficiente para nos fazer refletir e concluir que algumas invenções humanas podem dar muito errado. Ao deixar o local, todos os visitantes passam por um detector e só podem sair do local se não estiverem contaminados”, diz Carol Thomé, no texto da mostra “Chernobyl: tudo o que é resto se desfaz”. (www.noticias.uol.com.br. Adaptado.) Tal depoimento refere-se a uma tragédia ocorrida no final do século XX, caracterizada por (A) um acidente em uma usina nuclear, que liberou na atmosfera substâncias radioativas. (B) um vazamento em uma fábrica de agrotóxicos, que comprometeu a qualidade do solo. (C) um descontrole em uma estação de tratamento de esgotos, que poluiu os rios do entorno. (D) um bombardeio em uma indústria química, que con- taminou os trabalhadores do local. (E) um derramamento de petróleo no litoral, que afetou a vida animal na região.


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     C     
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3(USP - 2017)Número Original: 32Código: 6978174

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Brasil.b Aspectos do Manifesto Regionalista publicado no final da Primeira República .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte — popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabaça — que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas. Gilberto Freyre. Manifesto regionalista (72 ed.). Recife: FUNDA), Ed. Massangana, 1996. De acordo com o texto de Gilberto Freyre, o Manifesto regionalista, publicado em 1926, a) opunha-se ao cosmopolitismo dos modernistas, especialmente por refutar a alteração nos hábitos alimentares nordestinos. b) traduzia um projeto político centralizador e antidemocrático associado ao retorno de instituições monárquicas. c) exaltava os valores utilitaristas do moderno capitalismo industrial, pois reconhecia a importância da tradição agrária brasileira. d) preconizava a defesa do mandonismo político e da integração de brancos e negros sob a forma da democracia racial. e) promovia o desenvolvimento de uma cultura brasileira autêntica pelo retorno a seu passado e a suas tradições e riquezas locais.


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4(ESPCEX - 2018)Número Original: 42Código: 9257693

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do período da Primeira República brasileira .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2018
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O início do período republicano no Brasil foi marcado por uma série de conflitos que culmina- ram com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Abaixo estão listados atos e fatos relacionados a nossa história. I- Modelo econômico agroexportador. II- Comissão Verificadora de Poderes. III- Possibilidade do Presidente nomear Interventores estaduais. IV- Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas. Assinale a opção que apresenta elementos relacionados à Primeira República. [A]lell [B] Le lll [C] Il e III [D] IIe IV [E] Ill e IV


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5(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


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