Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aplicações comuns de MCU
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNIVESP - 2020)Número Original: 54Código: 9633740

Prova Objetiva e Redação

Aplicações da fórmula da velocidade geoestacionária (Aplicação simples) .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNIVESP 2020
Questão de Vestibular - UNIVESP 2020
Exibir texto da questão

Base de lançamento de foguetes de Alcântara no Brasil é mais próxima do equador que existe no mundo, o que a toma estratégica para o lançamento de satélites geoestacionários. Lançado da estação de Alcântara, um satélite precisa de menor consumo de combustível para correção em sua órbita, estando já muito próximo do plano da órbita que desenvolverá. Os satélites posicionados na órbita geoestacionária mantêm movimento estacionário (fixo) com respeito à superficie da Terra, acompanhando-a em seu giro, e são fundamentais para o sistema de telecomunicações, para calibração e orientação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e para o mapeamento atmosférico, climático e ambiental. A igualdade entre a força centripeta e a força gravitacional entre o satélite e a Terra leva ao raio da órbita geoestacionária de cerca de 4 x 10º km. Considere que o raio terrestre no equador é de cerca de 6 x 10º km, e lembre-se que o período de rotação da terra em relação a seu eixo é de 24h. Considerando um referencial fixo no centro da Terra, assinale a altemativa que indica corretamente os valores respectivos da velocidade do satélite, ainda na base, antes de ser lançado e o módulo da diferença entre essa velocidade e de quando ele for posto em órbita geoestacionária. Considere 1 =3. a) 1.500 km/h e 2.800 km/h b) 6.000 km/h e 4.250 km/h c) 1.500 km/h e 8.500 km/h d) 1.500 km/h e 34.000 km/h ) e) 6.000 km/h e 60.000 km/h


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM - 2017)Número Original: 115Código: 6888639

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Explicação de fenômenos e experimentos relacionados ao movimento circular uniforme
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

As centrífugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si. RODITI, |. Dicionário Houaiss de física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado). Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função das diferentes densidades. dos diferentes raios de rotação. das diferentes velocidades angulares. das diferentes quantidades de cada substância. da diferente coesão molecular de cada substância. VOVOA


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFRGS- aa - 2011)Número Original: 3Código: 6393296

Primeiro Dia

Satélite Geoestacionário (Aplicações comuns de MCU)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Exibir texto da questão

Um satélite geoestacionário está em órbita circular com raio de aproximadamente 42.000 km em relação ao centro da Terra. (Considere o período de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo igual a 24h.) Sobre esta situação, são feitas as seguintes afirmações. 1 - O período de revolução do satélite é de 24h. II - O trabalho realizado pela Terra sobre o satélite é nulo. III- O módulo da velocidade do satélite é constante e vale 3.5007 km/h. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie HI. (D) Apenas II e II. (E) 1, Well.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPR - 2017)Número Original: 4Código: 7929154

Segunda Fase

Aplicação da fórmula da lei de Kepler (Comparando dois corpos em rotação) (Usando o valor de um para encontrar o de outro) .f Aplicações da fórmula da velocidade geoestacionária (Aplicação simples) .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Em 18 de junho de 2016, foi lançado o foguete Ariane 5 ECA, que transportava o satélite de comunicação EchoStar XVIII, com o objetivo de transferi-lo para uma órbita geoestacionária. As órbitas geoestacionárias são aquelas em que o período de revolução do satélite é de 24h, o que corresponde a seu posicionamento sempre sobre um mesmo ponto da superfície terrestre no plano do Equador. Considere o raio Rj da órbita desse satélite como sendo de 42.000 km. Em 15 de setembro de 2016, foi lançado o foguete Vega, transportando os satélites SkySats, denominados de 4 a 7 (satélites de uma empresa do Google), para mapeamento com alta precisão da Terra inteira. A altitude da órbita desses satélites, em relação à superfície terrestre, é de 500 km. Considerando o raio da terra como sendo de aproximadamente 6500 km e que a velocidade de um satélite, tangencial à órbita, pode ser calculada pela raiz quadrada do produto da constante gravitacional G pela massa M da terra dividida pelo raio da órbita do satélite, determine: (Obs.: Não é necessário o conhecimento dos valores de Ge M e todos os cálculos devem ser claramente apresentados. Alguns dos valores estão com aproximações por conveniência de cálculo. Não é necessário determinar os valores das raízes quadradas, basta deixar os valores numéricos, após os devidos cálculos, indicados no radical.) a) O valor numérico da velocidade V> do satélite EchoStar XVIII, em relação à velocidade V1 de um dos satélites SkySats. b) O valor do período T> dos satélites SkySats, em horas, por aplicação da terceira Lei de Kepler.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 19Código: 30882

Segunda Fase

Fórmula da variação de energia potencial gravitacional de um corpo em dois pontos de diferentes raios (Aplicação simples) .f Fórmula da aceleração centrípeta em um satélite geostacionário .f Intradisciplinar nos Iítens Separados (Não Sequencial) (Discursivas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Exibir texto da questão

“As denúncias de violação de telefonemas e transmissão de dados de empresas e cidadãos brasileiros serviram para reforçar a tese das Forças Armadas da necessidade de o Brasil dispor de seu próprio satélite geoestacionário de comunicação militar” (O Estado de São Paulo, 15/07/2013). Uma órbita geoestacionária é caracterizada por estar no plano equatorial terrestre, sendo que o satélite que a executa está sempre acima do mesmo ponto no equador da superfície terrestre. Considere que a órbita geoestacionária tem um raio r=42000 km. a) Calcule a aceleração centripeta de um satélite em órbita circular geoestacionária b) A energia mecânica de um satélite de massa m em órbita circular em tomo da terra é dada por a Nm? kg En Sim , em que r é o raio da órbita, M=6x10 kg é a massa da Terrae G=6,7x10 r O raio de órbita de satélites comuns de observação (não geoestacionários) é tipicamente de 7000 km. Calcule a energia adicional necessária para colocar um satélite de 200 kg de massa em uma órbita geoestacionária, em comparação a colocá-lo em uma órbita comum de observação.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?