Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Construção do Imaginário Régio no Brasil
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2016)Número Original: 14Código: 7821785

Macro - Conhecimentos Gerais

Testemunhos de Saint-Hilaire sobre as relações entre colonos e indígenas na região do Espírito Santo .f Espírito Santo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

Os historiadores não estão de acordo quanto ao nome das tribos selvagens que, no tempo do descobri- mento, habitavam entre Cabapuana e o Rio Doce, mas sabe-se que, na época em que o Rei D. João Ill repartiu o litoral do Brasil, doou, em 1534, a Província do Espírito Santo ao nobre português Vasco Fernandes Coutinho. Os portugueses conseguiram, inicialmente, muitas vitórias sobre os apavorados indígenas. Mas, exasperados pelas crueldades dos portugueses, os índios destruíram as plantações de seus inimigos, queimaram-lhes as casas e massacraram todos quantos lhes caíram nas mãos. (Auguste de Saint-Hilaire. Viagem ao Espírito Santo e Rio Doce, 1974. Adaptado.) O francês Saint-Hilaire visitou, de 1816 a 1822, várias partes do Brasil. Seu relato, feito a partir do que viu na região do atual estado do Espírito Santo, revela um aspecto presente na colonização do país: (A) a oposição das comunidades indígenas aos proces- sos econômicos de extração das riquezas florestais por meio do escambo. (B) o estado de guerra entre colonizadores e colonizados derivado, muitas vezes, da escravização da mão de obra indígena. (C) o confinamento das nações indígenas em reduções jesuíticas com a finalidade de aculturá-los e cristia- nizá-los. (D) a aliança de tribos indígenas com corsários e inva- sores estrangeiros de territórios litorâneos da colônia brasileira. (E) a imposição pelos comerciantes europeus de baixos preços às mercadorias indígenas de exportação, como as drogas do sertão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 52Código: 3750

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Representações do poder político da monarquia portuguesa no Brasil .f Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

As imagens reproduzem quadros de D. João VI e de seu filho D. Pedro | nos respectivos papéis de monarcas. Aarte do retrato foiamplamente utilizada pela nobreza ocidental, com objetivos de representação política e de promoção social. No caso dos reis, essa era uma forma de se fazer presente em várias partes do reino e, sobretudo, de se mostrar em majestade. Imagem 1 Imagem Il “Joan batiste Debret. Retrato do Hentiquo José da Silva. Retrato do D. João VI, 1817, óleo sítela, 060 Imperador em trajes majestáticos x O42em. Acervo do Museo de Gravura sobre metal feita por Urbain Bolas Artes/IPHAN/MING. Rio de Massard, 064m x 0.44m. Janeiro Acervo do Museo Imperial Disponível om: . Acesso em: 17 dez. 2008, A comparação das imagens permite concluir que (A) as obras apresentam substantivas diferenças no que diz respeito à representação do poder. (B) o quadro de D. João VI é mais suntuoso, porque retrata um monarca europeu típico do século XIX. (©) os quadros dos monarcas têm baixo impacto promocional, uma vez que não estão usando acoroa, nem ocupam otrono (D) aarte dos retratos, no Brasil do século XIX, era monopólio de pintores franceses, como Debret. (E) o fato de pai e filho aparecerem pintados de forma semelhante sublinha o caráter de continuidade dinástica, aspecto político essencial ao exercício do poder régio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNITAU - 2018)Número Original: 8Código: 10594516

Vestibular de Inverno - Cursos

Aspectos das festas simbólicas de representação do poder da monarquia portuguesa no Brasil .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

“Nenhuma comemoração igualou-se em deslumbramento às festas decorrentes da aclamação de D. João VI, em 6 de fevereiro de 1818. Apoiada nos artistas franceses, a decoração foi depurada de vestígios nativos e pôde resplandecer a grandeza da ocasião. Finalmente, o rei receberia publicamente a confirmação no trono que já ocupava e o juramento dos súditos. [...] A festa se espalhou pelas ruas e teve no Campo de Santana outro polo importante. Um palacete de madeira foi erguido para abrigar Sua Majestade e a família real e transformou-se no centro do segundo dia dos festejos, reservado às manifestações populares. Os soldados dos batalhões fizeram evoluções, seguidos dos dançarinos do Real Teatro, além de corrida de touros. No dia 8, a real família e o soberano voltaram ao palacete, de onde assistiram a uma queima de fogos, cujo ponto culminante foi a expressão “Viva El Rei” iluminada no céu, quando D. João recebeu para a cerimônia do beija- mão”. Adaptado de HERMANN, J. O rei da América: notas sobre a aclamação tardia de d. João VI no Brasil. Topoi, v. 8, n. 15, jul.-dez., 2007, p. 124- 158. Em relação à importância das festas e demais manifestações coletivas realizadas no Império, como a Festa de Aclamação de D. Joao VI, descrita acima, é CORRETO afirmar: a) São demarcações de territórios, vinculando a imagem do soberano à imagem do império português em todo o continente americano. b) Sua importância reside na sua eficácia simbólica, cumprindo a função de aproximar o soberano das massas e reforçar o seu poder político. c) Mantinham estreitas as relações quase sempre conflituosas entre a Igreja e o Império, fazendo coincidir o ato civil com as festividades religiosas. d) Buscavam glorificar as culturas nativas e o passado colonial, e implantar um certo padrão de civilização inspirado nos trópicos. e) Funcionavam como instrumento de apoio e de integração da diversidade de culturas presentes no Brasil no período pré-independência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ETEC - 2019)Número Original: 35Código: 7813664

Segundo semestre

Contexto político, econômico e cultural da criação do Jardim Botânico no Rio de Janeiro do início do século XIX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2019
Questão de Vestibular - ETEC 2019
Exibir texto da questão

Em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado com a finalidade de aclimatar espécies vegetais provenientes de diversos lugares do mundo. Com isso, esperava-se criar condições para produzir bens apreciados na Europa. Hoje, essa instituição científica desenvolve pesquisas sobre a flora de áreas protegidas, contribuindo para a conservação ambiental. Sobre o contexto de criação dessa instituição, é correto mencionar (A) o reinado de D. Pedro II, responsável por diversas iniciativas na área das ciências, sobretudo na capital do país à época. (B) a transferência da Corte de Portugal para o Brasil, quando o Rio de Janeiro se tornou a capital do império português. (C) a Independência do Brasil, quando o Rio de Janeiro se tornou a capital da República recém-criada. (D) a fundação da cidade do Rio de Janeiro, planejada para ser a nova capital, em substituição a Salvador. (E) a proclamação da República, quando D. Pedro II foi deposto e a capital brasileira foi transferida para Brasília.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 27Código: 12448

Inverno

Missão artística francesa
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Exibir texto da questão

Achegada da Familia Real ao Brasil trouxe incremen- to à vida cultural e modificações de ordem político- administrativa, com reflexos na economia Considerando a primeira metade do século XIX, é correto apontar, como exemplo de medida adotada, A) o início do monopólio comercial da Colônia, com o fechamento dos portos às nações amigas. B) a proibição para o funcionamento de indústrias no território C) apromoção da melhoria de aeroportos e a dupli- cação de estradas. D) acriação do Ministério da Educação, Desportos e Turismo. E) a criação de instituições científicas, artísticas e financeiras, algumas ainda existentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?