As imagens reproduzem quadros de D. João VI e de seu filho D.
Pedro | nos respectivos papéis de monarcas. Aarte do retrato
foiamplamente utilizada pela nobreza ocidental, com objetivos
de representação política e de promoção social. No caso dos
reis, essa era uma forma de se fazer presente em várias partes
do reino e, sobretudo, de se mostrar em majestade.
Imagem 1 Imagem Il
“Joan batiste Debret. Retrato do Hentiquo José da Silva. Retrato do
D. João VI, 1817, óleo sítela, 060 Imperador em trajes majestáticos
x O42em. Acervo do Museo de Gravura sobre metal feita por Urbain
Bolas Artes/IPHAN/MING. Rio de Massard, 064m x 0.44m.
Janeiro Acervo do Museo Imperial
Disponível om: . Acesso em: 17 dez. 2008,
A comparação das imagens permite concluir que
(A) as obras apresentam substantivas diferenças no que diz
respeito à representação do poder.
(B) o quadro de D. João VI é mais suntuoso, porque retrata
um monarca europeu típico do século XIX.
(©) os quadros dos monarcas têm baixo impacto promocional,
uma vez que não estão usando acoroa, nem ocupam otrono
(D) aarte dos retratos, no Brasil do século XIX, era monopólio
de pintores franceses, como Debret.
(E) o fato de pai e filho aparecerem pintados de forma
semelhante sublinha o caráter de continuidade dinástica,
aspecto político essencial ao exercício do poder régio.