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1(ENEM- BR - 2013)Número Original: 45Código: 30102

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Concepção de ciência e seu papel no desenvolvimento da qualidade de vida humana em Descartes.g Concepções de ciência e seu papel no desenvolvimento da qualidade de vida humana no movimento iluminista da filosofia moderna.g Concepção de ciência e seu papel no desenvolvimento da qualidade de vida humana em Bacon.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, "de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de ennquecer sua vida, física e culturalmente. CUPAN, A Acao cemo preta Men vens ciento Studio, São Pau, 2.1.4, 2004 (adaptado. Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza, Nesse contexto, a investigação científica consiste em O exporaessência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes. O oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia. O ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso. O explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos. € explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.


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2(UEL - 2017)Número Original: 2Código: 9440247

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre causa e efeito no pensamento filosófico de Davi Hume .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Podemos definir uma causa como um objeto, seguido de outro, tal que todos os objetos semelhantes ao primeiro são seguidos por objetos semelhantes ao segundo. Ou, em outras palavras, tal que, se o primeiro objeto não existisse, o segundo jamais teria existido. O aparecimento de uma causa sempre conduz a mente, por uma transição habitual, à ideia do efeito; disso também temos experiência. Em conformidade com essa experiência, podemos, portanto, formular uma outra definição de causa e chamá-la um objeto seguido de outro, e cujo aparecimento sempre conduz o pensamento àquele outro. Mas, não temos ideia dessa conexão, nem sequer uma noção distinta do que é que desejamos saber quando tentamos concebê-las. (Adaptado de: HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Seção VII, 29. Trad. José Oscar de Almeida Marques. Sao Paulo: UNESP, 2004. p.115.) Com base no texto e nos conhecimentos acerca das noções de causa e efeito em David Hume, assinale a alternativa correta. a) As noções de causa e efeito fazem parte da realidade e por isso os fenômenos do mundo são explicados através da indicação da causa. b) A presença do efeito revela a causa nele envolvida, o que garante a explicação de determinado acontecimento. d e) A causa e o efeito proporcionam, necessariamente, explicações válidas sobre determinados fatos e acontecimentos. ) c) A causa e o efeito são noções que se baseiam na experiência e, por meio dela, são apreendidas. ) À causa e o efeito são conhecidos objetivamente pela mente e não por hábitos formados pela percepção do mundo. )


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3(UEL - 2017)Número Original: 57Código: 9440300

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (filosofia).g Fundamentos teóricos sobre os conceitos de esclarecimento e menoridade no pensamento filosófico de Kant .f
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso do seu entendimento sem a direção de outro indivíduo ... Sapere Aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. (KANT, |. Resposta à pergunta: que é 'Esclarecimento” ('Aufklárung”). Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p.100-117.) Tendo em vista a compreensão kantiana do Esclarecimento (Aufklárung) para a constituição de uma compreensão tipicamente moderna do humano, assinale a alternativa correta. a) Fazer uso do próprio entendimento implica a destruição da tradição, na medida em que o poder da tradição impede a liberdade do pensamento. b) A superação da condição de menoridade resulta do uso privado da razão, em que o indivíduo faz uso restrito do próprio entendimento. c) A saída da menoridade instaura uma situação duradoura, pois as verdadeiras conquistas do Esclarecimento se afiguram como irreversíveis. d) A menoridade é uma tendência decorrente da natureza humana, sendo, por esse motivo, superada no Esclarecimento, com muito esforço. e) A condição fundamental para o Esclarecimento é a liberdade, concebida como a possibilidade de se fazer uso público da razão.


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4(UEA - 2016)Número Original: 24Código: 7821799

Macro - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Filosofia) Fundamentos teóricos sobre o conhecimento no pensamento filosófico de David Hume .f
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Nada pode parecer mais ilimitado que o pensamento humano, que está livre até mesmo dos limites da natu- reza e da realidade. Enquanto o corpo está confinado a um único planeta, o pensamento pode transportar-nos às mais distantes regiões do universo. Aquilo que nunca foi visto, pode assim ser concebido. Mas, um exame mais cuidadoso nos mostrará que esse poder criador da mente consiste meramente na capacidade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que os sentidos nos fornecem. Quando pensamos em uma montanha de ouro, estamos apenas juntando duas ideias consistentes, ouro e montanha, com as quais estávamos anteriormente familiarizados. (David Hume. Investigações sobre o entendimento humano, 2004. Adaptado.) David Hume publicou Investigações sobre o entendimento humano em 1748. O excerto resume o conteúdo de sua filosofia (A) transcendental, que define o espaço e o tempo como formas a priori. (B) existencialista, que abrange a existência do ente humano na sua totalidade. (C) empirista, que deduz da experiência os princípios da razão. (D) racionalista, que considera os homens unidos pelo bom senso. (E) idealista, que confere o grau de certeza às ideias claras e distintas.


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5(UEL - 2023)Número Original: 42Código: 12907341

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

_ Renascimento e Racionalismo _
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. O mito opõe-se ao logos, como a fantasia opõe-se à razão e a palavra que relata à que demonstra. Logos e mythos são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito. O logos, sendo um raciocínio, pretende convencer; ele provoca em quem ouve a necessidade de fazer um julgamento. O logos é verdadeiro se for correto e conforme à “lógica”; é falso se dissimular algum em- buste secreto (um “sofisma”. Mas o “mito” não tem outro fim senão ele mesmo. Quer se acredite nele ou não, ao bel-prazer, por um ato de fé, quer seja consi- derado “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque se deseja acreditar nele. O mito se vê, assim, atraindo a sua volta toda a parte irracional do pensamento hu- mano: ele é, pela própria natureza, aparentado da arte em todas as suas criações. GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. Trad. de Rejane Janowitzer. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018. p. 8. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgi- mento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta. a) O logos e o mito são expressões humanas: o primeiro busca explicar e convencer, já o segundo procura encantar. b) O logos e o mito são duas formas de fundamentar argumen- tos verdadeiros, usando método bem estruturado. c) O mito é belo e verossímil por incitar o raciocínio a descobrir as relações que explicam certos fenômenos naturais. d) O logos encanta por dizer respeito ao irracional e, contrário ao mito, persuade revelando os desejos humanos. e) O mito e o logos não buscam revelar a verdade sobre as coi- sas do mundo, mas convencem pela fantasia.


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