Leia o texto a seguir.
O mito opõe-se ao logos, como a fantasia opõe-se à
razão e a palavra que relata à que demonstra. Logos
e mythos são as duas metades da linguagem, duas
funções igualmente fundamentais da vida do espírito.
O logos, sendo um raciocínio, pretende convencer;
ele provoca em quem ouve a necessidade de fazer
um julgamento. O logos é verdadeiro se for correto e
conforme à “lógica”; é falso se dissimular algum em-
buste secreto (um “sofisma”. Mas o “mito” não tem
outro fim senão ele mesmo. Quer se acredite nele ou
não, ao bel-prazer, por um ato de fé, quer seja consi-
derado “belo” ou verossímil, ou simplesmente porque
se deseja acreditar nele. O mito se vê, assim, atraindo
a sua volta toda a parte irracional do pensamento hu-
mano: ele é, pela própria natureza, aparentado da
arte em todas as suas criações.
GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. Trad. de Rejane Janowitzer.
Porto Alegre, RS: L&PM, 2018. p. 8.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgi-
mento da Filosofia na Grécia Antiga, assinale a alternativa
correta.
a) O logos e o mito são expressões humanas: o primeiro busca
explicar e convencer, já o segundo procura encantar.
b) O logos e o mito são duas formas de fundamentar argumen-
tos verdadeiros, usando método bem estruturado.
c) O mito é belo e verossímil por incitar o raciocínio a descobrir
as relações que explicam certos fenômenos naturais.
d) O logos encanta por dizer respeito ao irracional e, contrário
ao mito, persuade revelando os desejos humanos.
e) O mito e o logos não buscam revelar a verdade sobre as coi-
sas do mundo, mas convencem pela fantasia.