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1(UFU - 2022)Número Original: 81Código: 12917820

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre a repressão das comunidades indígenas no Brasil a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá, foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de tortura, de trabalho escravo, de desaparecimentos e de intensa repressão cultural. CAMPOS, André. Ditadura criou campos de concentração indígena. Repórter Brasil, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 set. de 2022. O texto revela um exemplo de repressão das comunidades originárias no Brasil durante a ditadura. A partir de uma leitura antropológica, esse episódio revela a A) consequência de ideais relativistas que ignoravam a diversidade étnica. B) influência de teorias racialistas na tutela de comunidades indígenas. C) tentativa de pacificar indígenas civilizados. D) ausência da resistência indígena em face do poder colonizador.


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2(UECE - 2023)Número Original: 31Código: 12798228

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Debates sobre identidade indígena nas relações sociais do Brasil contemporâneo .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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As populações indígenas no Brasil lutam, hoje, majoritariamente, por direitos como o de demarcação de seus territórios e por políticas públicas nas áreas de educação e de saúde. Ainda hoje, ainda sofrem preconceitos, como o argumento de que não existiriam mais povos indígenas atualmente, uma vez que eles estariam quase extintos e os poucos que sobraram já estariam integrados à vida moderna e à sociedade brasileira. Contudo, a integração dos povos indígenas tanto à modernidade quanto à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. Existem indígenas de várias etnias pelo Brasil que conseguem formação acadêmica, são aprovados em concursos públicos e possuem emprego formal. Essas pessoas não deixam de ser indígenas enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades, de cultivarem suas tradições, de terem seus direitos constitucionais garantidos e de se reconhecerem e serem reconhecidos como indígenas, mesmo que participem da vida moderna. Partindo do exposto, avalie as seguintes afirmações. I. O indígena não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, mas sim um modo de ser, e não de parecer. HW. A principal luta indígena é pelo reconhecimento do Estado e da sociedade de que o indígena não tem preguiça de trabalhar. Ill. Os povos tradicionais indígenas sofrem com a conquista cultural da modernidade que os descaracterizam. IV. A preservação das culturas dos povos tradicionais no Brasil não pode estar desassociada da manutenção da cidadania. É correto o que se afirma em A) Ilelll, apenas. B) lelV, apenas. C) _lelll, apenas. D) IlelV, apenas.


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3(UFU - 2020)Número Original: 81Código: 9142144

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos do conceito de violência simbólica nas relações com as populações indígenas do Brasil .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O primeiro Código Civil Brasileiro, promulgado no ano de 1916, definia os membros das comunidades indígenas — então denominados “silvícolas” — como incapazes de exercer certos direitos. “Artigo 6º São incapazes, relativamente a certos atos, ou a maneira de exercê-los”: | — os maiores de 16 (dezesseis) e os menores de 21 (vinte e um) anos; || — os pródigos; III — os silvícolas. Parágrafo Unico. Os silvícolas ficarão sujeitos ao regime tutelar, estabelecido em leis e regulamentos especiais, o qual cessará à medida que se forem adaptando à civilização do País.” Disponível em: http://www .planalto.gov.br/ccivil 03/leis/L3071.htm Acesso em: 03 fev. 2020. Atualmente, essa concepção expressa no antigo Código Civil é criticada pelas Ciências Sociais por A) limitar o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas. ) negar o papel do Estado quanto à defesa dos direitos dos indígenas. ) ) estabelecer uma concepção hierárquica e evolucionista em relação à diversidade cultural. B C D) abolir a aculturação dos povos indígenas, garantindo a tutela estatal.


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4(ENEM - 2021)Número Original: 68Código: 10788036

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Novas estratégias de comunicação adotada pelos indígenas na luta pelos seus direitos no século XXI .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, OS Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “fsomostodosGuarani-Kaiowa” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kalowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais. CAPIBERIBE, A: BONILLA. O, A ocupação do Congresso contra oque, Tuta os Indios? Estudos Avançados, n 83. 2015 (ndastado) A estratégia comunicativa adotada pelos indigenas, no contexto em pauta, teve por efeito enfraquecer as formas de miltância política. abalar a identidade de povos tradicionais. inserir as comunidades no mercado global. distanciar os grupos de culturas locais. vovo angariar o apoio de segmentos étnicos externos.


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5(UECE - 2019)Número Original: 29Código: 7856127

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Debates sobre identidade indígena nas relações sociais do Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“Ser ou não índio” não diz respeito a identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto as culturas indígenas como as estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.” BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Manaus: EDUA, 2015, p.31. Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil. A) Índios estão em extinção no Brasil, porque sua grande maioria não habita mais as florestas nem vive isolada da dinâmica da vida moderna: por esta razão, ao absorver valores da cidade, deixam de ser índios. B) O poder de definir quem é índio ou não índio é do Estado e de suas instituições que atuam junto às áreas onde habitavam os índios, cuja identidade é possivel afirmar a partir de critérios jurídicos do Estado. C) No Brasil, os critérios definidores da identidade indigena estão vinculados à perspectiva biológica que sobrepõe aos demais fatores identitários, tais como os aspectos políticos e culturais de pertencimento identitário. D) O texto nos convida a pensar em novos instrumentos capazes de romper, simultaneamente, com o conhecimento que leva a ver simplesmente a ideia do ser índio associada à população rural e à natureza.


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