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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2020)Número Original: 81Código: 9142144

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos do conceito de violência simbólica nas relações com as populações indígenas do Brasil .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O primeiro Código Civil Brasileiro, promulgado no ano de 1916, definia os membros das comunidades indígenas — então denominados “silvícolas” — como incapazes de exercer certos direitos. “Artigo 6º São incapazes, relativamente a certos atos, ou a maneira de exercê-los”: | — os maiores de 16 (dezesseis) e os menores de 21 (vinte e um) anos; || — os pródigos; III — os silvícolas. Parágrafo Unico. Os silvícolas ficarão sujeitos ao regime tutelar, estabelecido em leis e regulamentos especiais, o qual cessará à medida que se forem adaptando à civilização do País.” Disponível em: http://www .planalto.gov.br/ccivil 03/leis/L3071.htm Acesso em: 03 fev. 2020. Atualmente, essa concepção expressa no antigo Código Civil é criticada pelas Ciências Sociais por A) limitar o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas. ) negar o papel do Estado quanto à defesa dos direitos dos indígenas. ) ) estabelecer uma concepção hierárquica e evolucionista em relação à diversidade cultural. B C D) abolir a aculturação dos povos indígenas, garantindo a tutela estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Aspectos do conceito de violência simbólica nas relações com as populações indígenas do Brasil .f

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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para a seguinte citação a respeito do Indio: “O índio não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, algo de aparente e evidente nesse sentido estereotipificante, mas sim uma questão de 'estado de espírito”. Um modo de ser e não um modo de aparecer. Na verdade, algo mais (ou menos) que um modo de ser: a indianidade designava para nós um certo modo de devir, algo essencialmente invisível, mas nem por isso menos eficaz: um movimento infinitesimal incessante de diferenciação, não um estado massivo de ‘diferenca’ anteriorizada e estabilizada, isto é, uma identidade (um dia seria bom os antropólogos pararem de chamar identidade de diferença e vice-versa). A nossa luta, portanto, era conceitual: nosso problema era fazer com que o ‘ainda’ do juizo de senso comum ‘esse pessoal ainda é indio’ (ou ‘nao é mais’) nao significasse um estado transitorio ou uma etapa a ser vencida. A ideia é a de que os indios ‘ainda’ não tinham sido vencidos, nem jamais o seriam. Eles jamais acabar(i)am de ser índios, “ainda que”... Ou justamente porquê. Em suma, a ideia era que “índio” não podia ser visto como uma etapa na marcha ascensional até o invejável estado de “branco” ou 'civilizado””. CASTRO, Eduardo Viveiro de, “No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é”, entrevista concedida à equipe de edição do livro Povos Indígenas no Brasil, Instituto Socioambiental (ISA), 2006. Considerando o texto, acima apresentado, avalie as seguintes proposições: I. A integração dos povos indigenas à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. II. Os povos indígenas não deixam de ser índios enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades e de serem reconhecidos como indígenas, mesmo morando em cidades e participando da vida moderna da atual sociedade brasileira. Sobre essas afirmações, é correto dizer que A) Iéfalsae II é verdadeira. B) ambas são verdadeiras. C) ambas são falsas. D) 1 é verdadeira e II é falsa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2020)Número Original: 2Código: 9157252

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Considere os trechos da entrevista concedida pelo pesquisador indígena Daniel Munduruku “Eu não sou índio, não existem índios no Brasil. [...] No dia 19 de abril, a gente comemora um equívoco, porque se esconde a diversidade de povos que existem no Brasil. Cada povo cria seu modo de estar no mundo a partir da cultura, que é alimentada pela língua que ele fala. E cada povo tem suas tradições, sua crença, cultura, política e economia. Nós aprendemos que só existe a língua portuguesa por aqui, né? Mas no Brasil existem 307 línguas muito antigas e diferentes entre si. E a língua é uma leitura de mundo. Quando a gente generaliza e diz que ‘o índio chama casa de oca”, imediatamente a gente está esquecendo que oca é apenas um jeito de falar. E essas línguas são tão diferentes entre si quanto o português é diferente do chinês.” Disponível em: http://www .nonada.com.br/2017/11/daniel-munduruku-eu-nao-sou-indio-nao-existem-indios-no-brasil/. Acesso em: 03 de fev. 2020. A) Conforme o texto, cite e explique duas formas de violência simbólica contra a população indígena no Brasil. B) Explique de que maneira o conceito de violência simbólica estaria relacionado ao conceito de etnocentrismo.


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