Considere os trechos da entrevista concedida pelo pesquisador indígena Daniel Munduruku
“Eu não sou índio, não existem índios no Brasil. [...] No dia 19 de abril, a gente comemora um equívoco,
porque se esconde a diversidade de povos que existem no Brasil. Cada povo cria seu modo de estar no mundo
a partir da cultura, que é alimentada pela língua que ele fala. E cada povo tem suas tradições, sua crença,
cultura, política e economia. Nós aprendemos que só existe a língua portuguesa por aqui, né? Mas no Brasil
existem 307 línguas muito antigas e diferentes entre si. E a língua é uma leitura de mundo. Quando a gente
generaliza e diz que ‘o índio chama casa de oca”, imediatamente a gente está esquecendo que oca é apenas
um jeito de falar. E essas línguas são tão diferentes entre si quanto o português é diferente do chinês.”
Disponível em: http://www .nonada.com.br/2017/11/daniel-munduruku-eu-nao-sou-indio-nao-existem-indios-no-brasil/. Acesso em: 03 de fev. 2020.
A) Conforme o texto, cite e explique duas formas de violência simbólica contra a população indígena no Brasil.
B) Explique de que maneira o conceito de violência simbólica estaria relacionado ao conceito de etnocentrismo.