“Ser ou não índio” não diz respeito a
identificação biológica e muito menos jurídica, mas a
um autorreconhecimento da identidade étnica, que
não é natural, e sim construída nos processos de
sociabilidades ligados tanto as culturas indígenas
como as estratégias sociais e políticas em contextos
urbanos.”
BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres
Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica:
novos marcadores de gênero no contexto indígena.
Manaus: EDUA, 2015, p.31.
Considerando o enunciado acima, assinale a opção
que corresponde à correta definição da identidade
étnica e social dos índios no Brasil.
A) Índios estão em extinção no Brasil, porque sua
grande maioria não habita mais as florestas
nem vive isolada da dinâmica da vida moderna:
por esta razão, ao absorver valores da cidade,
deixam de ser índios.
B) O poder de definir quem é índio ou não índio é
do Estado e de suas instituições que atuam
junto às áreas onde habitavam os índios, cuja
identidade é possivel afirmar a partir de
critérios jurídicos do Estado.
C) No Brasil, os critérios definidores da identidade
indigena estão vinculados à perspectiva
biológica que sobrepõe aos demais fatores
identitários, tais como os aspectos políticos e
culturais de pertencimento identitário.
D) O texto nos convida a pensar em novos
instrumentos capazes de romper,
simultaneamente, com o conhecimento que
leva a ver simplesmente a ideia do ser índio
associada à população rural e à natureza.