Leia o texto a seguir.
Como um elemento constitutivo das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas, o gênero implica
[...] os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contra-
ditórias) - Eva e Maria como símbolos da mulher, por exemplo, na tradição cristã ocidental - mas, também
mitos de luz e escuridão, purificação e poluição, inocência e corrupção.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, 20(2), p.71-99, jul/dez. 1995, p. 86.
Pandora é um mito que carrega consigo representações simbólicas da mulher e do universo feminino. Com
base nos conhecimentos socioantropológicos sobre símbolos e representações sociais, assinale a alternativa
correta.
a) Para o interacionismo simbólico, as representações culturais dos papéis masculinos e femininos são universais por-
que correspondem à função de promover a cooperação na família nuclear.
b) Para o culturalismo, a capacidade de criação de símbolos é uma característica que equipara os seres humanos a
outros animais, o que se comprova pela presença das diferenças sexuais nesses dois domínios.
c) Para o estruturalismo, o feminino como representação de poluição e desgraças sociais decorre de simbologias pro-
duzidas pelas sociedades matriarcais, as quais deram origem à formação da propriedade privada.
d) Para o funcionalismo, as representações sociais são expressões da consciência coletiva e esta tem como função
orientar as consciências individuais com vistas à produção da coesão social.
e) Para o evolucionismo, a relação das mulheres com a natureza nas sociedades tradicionais criou, na sociedade
moderna, os símbolos de mulheres autônomas, poderosas e socialmente respeitadas.