Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Baixa Idade Média
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2021)Número Original: 21Código: 13024544

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Aspectos da lepra e seus significados para a sociedade europeia medieval .f Europa.b

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Até o século XIV, houve uma doença muito disseminada e muito temida: a lepra. Nas cidades, foram construídos hos- pitais especializados para os leprosos. [...] Como se pensava que a lepra era contagiosa, os leprosos que andavam pelas ruas deviam sacudir uma espécie de sineta, a “matraca”. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.) Alepra (ou hanseníase) era temida na Idade Média porque (A) o conhecimento científico era precário, desconhecia-se que a doença era facilmente curável e que só era trans- mitida pelo contato sexual entre as pessoas. (B) a única cura conhecida da doença dependia de poções e unguentos mágicos, mas a Igreja católica impedia a di- vulgação desses rituais de feitiçaria. (C) representava, além do risco do sofrimento e da morte, a existência de preconceitos sociais e a crença de que a doença era uma manifestação da vontade e do castigo divinos. (D) foi mais devastadora que a peste negra, que era dissemi- nada pelas pulgas dos ratos e que atingia principalmente os moradores das áreas rurais. (E) era frequentemente confundida com a disenteria, origi- nária da América, que provocou milhões de mortes nas áreas centrais e orientais da Europa, entre a Idade Média e a Idade Moderna.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 49Código: 6077762

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos das crises que eclodiram na Europa medieval a partir do século XIV e suas consequências .f Europa.b

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

Entre 1315e 1317 sucedem-se pesadas chuvas por todo o norte da Europa Ocidental, de forma tão intensa e ininterrupta que os cam- pos são devastados e as colheitas perdidas, gerando uma situação de calamidade para o mundo camponês e que se soma aos vários anos bons que haviam levado o preço dos cereais a níveis bastante baixos. Sem colheitas e sem poupança, o mau tempo inaugura o grande movimento de crise do século XIV. (Francisco C. Teixeira da Silva, Sociedade feudal: guerreiros, sacerdotes e trabalhadores) Pode-se apontar, entre outros elementos, como parte da cha- “mada Crise do Século XIV, (A) o progressivo processo de enfraquecimento das monar- quias nacionais, em especial da França, diante da forte resistência liderada pela fração da nobreza voltada aos negócios financeiros. (B) a enorme disparidade entre a frágil produção de alimentos e o crescimento da população europeia, este resultado da ausência de conflitos bélicos e de revoltas populares importantes. (C) o efeito positivo das revoltas camponesas para a maioria dos trabalhadores dos campos e das cidades, especial- mente na Europa Oriental, pois houve para estes consi- deráveis aumentos salariais e a concessão do direito à sindicalização. (D) o descompasso entre uma produção de mercadorias sempre menor do que a entrada de metais amoedáveis na Europa, provocando um inédito processo de hiperin- flação, que paralisou a atividade produtiva no final do século. (E) aconversão da prestação do trabalho gratuito — a corveia —ao senhor, pelo pagamento em produto ou em dinheiro por parte do servo, que representou um dos passos em direção à dissolução dos laços servis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 46Código: 6092410

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média Europa.b

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Chegam a Jerusalém a 7 de junho de 1099. Jejuam e fazem procissões em redor da cidade, esperando que as suas orações deitem abaixo as muralhas, do mesmo que as trombetas de Josué tinham derrubado as de Jericó, A chegada a Jafa de navios genoveses, pisanos e venezianos é para eles de um grande auxílio [..] A cidade tão cobiçada é tomada a 15 de julho de 1099. Assistimos, então, à pilhagem e ao massacre sistemático de toda a população. Depois do regresso dos cruzados ao Ocidente, a posse de Jerusalém toma-se precária. Tate, G. Dois séculos de confronto entre o Oriente e o Ocidente. In Ameville, MB. D’ e outros, As Cruzadas. Trad, Cascais: Pergaminho, 2001, p. 22. O texto acima refere-se à A terceira Cruzada e revela os interesses bizantinos nessa expedição. B Reconquista Ibérica e apresenta as motivações religiosas dessa empreitada. € sétima Cruzada e demonstra a forte presença da monarquia francesa. D primeira Cruzada e revela a forte religiosidade da peregrinação armada. E quarta Cruzada e revela a participação exclusiva dos fiéis franceses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ESPCEX - 2016)Número Original: 40Código: 9256578

Segundo Dia - Modelo D

Aspectos e características do grupo social dos burgueses no contexto da baixa idade média.g

Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
Exibir texto da questão

A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia. [A] Os avanços tecnológicos adotados na agricultura não foram suficientes para ampliar o comércio de alimentos, incentivando a produção e comercialização de bens manufaturados. [B] A intensificação das invasões bárbaras motivou o surgimento de cidades fortificadas onde a prática comercial era intensa. [C] A Peste Negra, por ser mais facilmente combatida nas cidades, onde havia melhores condições de higiene, fez com que as cidades multiplicassem suas populações e ampliassem as trocas comerciais. [D] O crescimento do comércio com o Oriente e o surgimento de feiras nas principais rotas comerciais da Europa favoreceram o estabelecimento de uma nova classe social de mercadores e artesãos, assim como o surgimento de várias cidades no interior europeu. [E] O advento da Guerra Santa desmotivou as práticas comerciais entre os artesãos e os organizadores das Cruzadas, em função de sérias ameaças às rotas comerciais no Oriente, limitando o comércio ao continente europeu.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2023)Número Original: 33Código: 12798062

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Revitalização das Cidades e do Comércio na Baixa Idade Média

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

A partir de meados do século XII, algumas mudanças começaram a acontecer no panorama econômico da Europa. Entre essas mudanças, pode-se falar sobre o desenvolvimento das corporações de ofício. Sobre as corporações de ofício, assinale a alternativa FALSA. A) B) D) As corporações de ofício eram responsáveis pela organização e a distribuição de determinados produtos manufaturados. Cada uma das corporações de ofício era composta de três classes diversas: os mestres, os jornaleiros e os aprendizes. Os jornaleiros laboriosos e inteligentes podiam, depois de certo tempo, tornar-se mestres, juntando dinheiro suficiente para instalar sua própria oficina. As corporações de ofício podem ser consideradas os embriões das empresas capitalistas, onde a livre concorrência e a competição acirrada eram amplamente estimuladas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.