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1(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11574610

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Observe a imagem, que é uma parte da gravura “Luis XIV como imperador romano”, de Charles Perrault, 1670. (Apud: Peter Burke. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV, 2009.) A imagem associa a França do século XVII à Roma Antiga, (A) recorrendo à figuração típica como símbolo de poder, conquista e grandiosidade. (B) ironizando a insistência do monarca em se apresentar como continuador da tradição clássica. (C) identificando o rei à coragem, à força e à ousadia dos gladiadores romanos. (D) satirizando a preocupação do rei com a própria imagem e com a propaganda de seu governo. (E) equiparando a extensão das áreas ocupadas pela França aos domínios imperiais romanos.


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2(URCA - 2017)Número Original: 50Código: 10040145

Segundo Semestre - Primeiro Dia

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b
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Questão de Vestibular - URCA 2017
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- “Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison dor (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou-se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994). Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA: Apesar da grande quantidade de monumentos e obras de engenharia, a imagem de Luís XIV era pouco divulgada, restringindo-se a maior parte das imagens visuais em pintura, bronze e pedra ao período de sua infância, tendo em vista a curta duração de seu reinado; As imagens de Luís XIV eram agrupadas de forma aleatória, ao contrário das imagens divulgadas de outros soberanos europeus da época, o que dificulta aos historiadores traçar uma narrativa sobre Luís e seu período; As reproduções imagéticas de Luís XIV ampliavam a visibilidade do rei, as medalhas cunhadas em centenas e as xilogravuras impressas aos milhares contribuíam para a difusão tanto dos aspectos físicos do rei como de informações a seu respeito; A produção de livros à época de Luís XIV favoreceu a difusão das ideias iluministas que construíam uma imagem favorável ao Rei Sol; Insatisfeito com o desconforto do Palácio do Louvre, Luís XIV ordenou que todos palácios reais fossem destruídos, enquanto passou a governar em mosteiros. Somente no governo de Napoleão Bonaparte os palácios foram reerguidos novamente.


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3(UEG - 2020)Número Original: 43Código: 9632854

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Estratégias de funcionamento das monarquias absolutistas na obra O Príncipe de Maquiavel .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEG 2020
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Leia o texto a seguir. Nasce daí o debate: se é melhor ser amado que temido ou o inverso. Dizem que o ideal seria viver-se em ambas as condições, mas, visto que é difícil acordá-las entre si, muito mais seguro é fazer-se temido que amado, quando se tem de renunciar a uma das duas. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2008. p. 80. A famosa citação de O Príncipe explica a estratégia de funcionamento das monarquias absolutistas, nas quais o rei a) b) Cc) d) e) vale-se da prática de suplícios e execuções públicas, como enforcamento e decapitações, para reforçar o temor de seus súditos. promove a transformação dos servos em soldados por meio de recrutamento compulsório e treinamento militar rigoroso e cruel. rompe com a Igreja, uma vez que o exercício do poder não pode ser conciliado com a doutrina de amor universal dos evangelhos. estimula a perseguição de heréticos, tornando-se, a partir da permissão do Papa, o chefe honorário do Tribunal da Santa Inquisição. permite a livre manifestação da opinião dos intelectuais para difundir uma imagem pública ambígua que perpassa pelo temor e o amor.


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4(UEL - 2020)Número Original: 25Código: 9457843

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta. a) Como fonte histórica, a pintura é considerada produção estética destituída de articulações com a sociedade do período. b ) ) Essa pintura representa, da perspectiva política, símbolos do Absolutismo, ao tornar reconhecida a figura do rei. c) O monarca Luís XIV dispunha de autoridade limitada, recordando a divisão iluminista do poder em três esferas. ) ) d) A extensão de direitos de cidadania ao Terceiro Estado foi um dos principais traços políticos do período. e) A característica política do reinado de Luís XIV foi a separação entre a instituição religiosa e o Estado.


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5(MACKENZIE - 2016)Número Original: 49Código: 7016332

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Aspectos e características da filosofia política de Thomas Hobbes no século XVII.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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“O fim último, causa final e desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os votos), ao introduzir aquela restrição sobre Si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com a sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita.” (Thomas Hobbes) Hobbes, teórico e filósofo do século XVII, elaborou as bases do seu pensamento político, admitindo a existência de um pacto social entre os homens e o governo, capaz de realizar uma construção racional da sociedade. Considere as assertivas abaixo. I. A humanidade, no seu estado natural, era uma selva. Mas quando os homens eram submetidos por Estados soberanos, nao tinham que recear um regresso a selva no relacionamento entre individuos, a partir do momento em que os beneficios consentidos do poder absoluto, em principio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser uma ameaça para os outros homens. IH. Sua doutrina, a respeito do direito divino dos reis serviu como suporte ideológico ao despotismo esclarecido dos monarcas europeus durante a Era Moderna e de inspiração para a burguesia mercantil, em luta contra o poderio que a nobreza exercia sobre as cidades. HI. O Absolutismo, por ele defendido, seria uma nova forma de governo capaz de articular setores sociais distintos. Atenderia aos anseios dos setores populares urbanos, interessados em apoiar o poder real a fim de contar com isenção fiscal, assim como a aristocracia, que encontra, nessa forma de governo, possibilidade de manter seus privilégios econômicos e sociais. Assinale a) se apenas | estiver correta. b) se apenas II estiver correta. c) se apenas III estiver correta. d) se apenas Ie II estiverem corretas. e) se apenas Il e III estiverem corretas.


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