Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Exercício 10040145

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

(URCA - 2017)Número Original: 50Código: 10040145

Segundo Semestre - Primeiro Dia

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2017
Exibir texto da questão

- “Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison dor (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou-se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994). Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA: Apesar da grande quantidade de monumentos e obras de engenharia, a imagem de Luís XIV era pouco divulgada, restringindo-se a maior parte das imagens visuais em pintura, bronze e pedra ao período de sua infância, tendo em vista a curta duração de seu reinado; As imagens de Luís XIV eram agrupadas de forma aleatória, ao contrário das imagens divulgadas de outros soberanos europeus da época, o que dificulta aos historiadores traçar uma narrativa sobre Luís e seu período; As reproduções imagéticas de Luís XIV ampliavam a visibilidade do rei, as medalhas cunhadas em centenas e as xilogravuras impressas aos milhares contribuíam para a difusão tanto dos aspectos físicos do rei como de informações a seu respeito; A produção de livros à época de Luís XIV favoreceu a difusão das ideias iluministas que construíam uma imagem favorável ao Rei Sol; Insatisfeito com o desconforto do Palácio do Louvre, Luís XIV ordenou que todos palácios reais fossem destruídos, enquanto passou a governar em mosteiros. Somente no governo de Napoleão Bonaparte os palácios foram reerguidos novamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?