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Busca de Exercícios - USP - Respiração (Fisiologia Geral) - Taxonomia - Árvores Filogenéticas - Evolução Biológica Aprenda a usar!

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1(USP- SP - 2005)Número Original: 3Código: 5965690

Segunda Fase

Respiração (Fisiologia Geral) Taxonomia Árvores Filogenéticas Rec Evolução Biológica
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Questão de Vestibular - USP 2005
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A seguir são mostradas duas propostas de árvores filogenéticas (Il e II) para diversos grupos de animais invertebrados e fotos de animais (a, b, c), pertencentes a alguns desses grupos. Chelicerata Annelida Crustacea Chelicerata Annelida Crustacea Myriapoda Myriapoda Hexapoda Hexapoda a) Indique em qual das árvores os animais das fotos a e b são mais proximamente aparentados sob o ponto de vista evolutivo. Justifique sua resposta. b) Cite um outro animal incluído no grupo taxonômico, mostrado nas árvores, ao qual pertence o animal da foto c. c) Quanto ao modo de respiração, qual dos três animais (a, b, c) apresenta menor adaptação à vida em terra firme? Por quê?


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2(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5064

Segunda fase - Terceiro dia

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Árvores Filogenéticas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
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O diagrama abaixo representa uma das hipóteses sobre a evolução dos animais metazoários. Nele, os retângulos com os números |, II, Ill e IV correspondem ao surgimento de novas características morfológicas. Isso significa que os grupos de animais situados acima desses retângulos são portadores da característica correspondente. Poriferos Cnidários Cordados | |Equinodermos| | Platelmintos | | Moluscos Anelídeos | | Artropodes | | Nematodes Vv Linhagem ancestral comum a) Liste as características morfológicas que correspondem, respectivamente, aos retângulos com os números |, II, Ille IV. b) Ordene as seguintes características dos cordados, de acordo com seu surgimento na história evolutiva do grupo, da mais antiga à mais recente: pulmões, ovo amniótico, coluna vertebral, endotermia, cérebro.


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3(USP- SP - 2010)Número Original: 52Código: 5952

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

UFO (Biologia) Darwinismo (Teorias da evolução) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
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Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
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O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwil Diante disso, considere as seguintes afirmativas: Il A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência. ll. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual. HI. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo. Está correto o que se afirma em a) I, lle lll. b) le Ill, apenas. c) le ll, apenas. d) |, apenas. e) Ill, apenas.


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4(USP- SP - 2009)Número Original: 55Código: 6117

Primeira Fase

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Árvores Filogenéticas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem. Moluscos g 8 5 ji | ——Platelmintos )-— artrópodes ~—Cordados ____—Poriteros ——Cnidarios [a Nematédeos \> Ne Ancestral comum As caracteristicas “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números a) 1e6 b) 2e4 c) 2e5 d) 3e4 e) 3e5


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5(USP- SP - 2005)Número Original: 10Código: 5965681

Segunda Fase

Teorias da Evolução Especiação (Teorias da evolução) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2005
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Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas. a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo. b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve especiação?


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