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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2005)Número Original: 3Código: 5965690

Segunda Fase

Respiração (Fisiologia Geral) Taxonomia Árvores Filogenéticas Rec Evolução Biológica
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Questão de Vestibular - USP 2005
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A seguir são mostradas duas propostas de árvores filogenéticas (Il e II) para diversos grupos de animais invertebrados e fotos de animais (a, b, c), pertencentes a alguns desses grupos. Chelicerata Annelida Crustacea Chelicerata Annelida Crustacea Myriapoda Myriapoda Hexapoda Hexapoda a) Indique em qual das árvores os animais das fotos a e b são mais proximamente aparentados sob o ponto de vista evolutivo. Justifique sua resposta. b) Cite um outro animal incluído no grupo taxonômico, mostrado nas árvores, ao qual pertence o animal da foto c. c) Quanto ao modo de respiração, qual dos três animais (a, b, c) apresenta menor adaptação à vida em terra firme? Por quê?


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Respiração (Fisiologia Geral) - Taxonomia - Árvores Filogenéticas - Evolução Biológica

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 2Código: 13202

Provas Específicas - Início de Ano

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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O tuco-tuco (Ctenomys brasiliensis) é um animal curioso, que se pode, em linhas gerais, descrever como roedor com hábitos de toupeira. [...] São animais noturnos, e alimentam-se especialmente de raizes de plantas, o que explica os túneis longos e superficiais que cavam. [...] O homem que mos trouxe afirmou que muito comumente os tuco-tucos são encontrados cegos. O exemplar que eu conservava no álcool achava-se nesse estado. [...] Lamarck rejubilar-se-ia com este fato, se acaso o tivesse conhecido. (Charles Darwin. Diário das investigações sobre a História Natural e Geologia dos países visitados durante a viagem ao redor do mundo pelo navio de Sua Majestade “Beagle”, sob o comando do Capt. Fitz Roy, R. A, 1871.) Tuco-tuco brasileiro (Ctenomys brasiliensis), Blainville, 1826. (mamiferosdomundo.blogspot.com.br) O texto foi escrito por Charles Darwin, em seu diário de bordo, em 26 de julho de 1832, à época com 23 anos de idade, quando de sua passagem pelo Brasil e Uruguai. Escrito antes que construísse sua Teoria da Evolução, o texto revela que Darwin conhecia a obra de Lamarck. Como Lamarck explicaria as observações de Darwin sobre o tuco-tuco brasileiro, e qual é a explicação apresentada pela Teo- ria da Evolução na biologia moderna?


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2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 65Código: 14086

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Embriologia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Árvores Filogenéticas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas carac- terísticas de quatro espécies vegetais: | EsPECIE CARACTERÍSTICA 1 2 3 4 Possui vasos condutores de seiva? sim | não | sim | sim Embrião fica retido no gametângio? sim | sim | sim | sim Forma flores e frutos? não | não | sim | não Forma sementes? sim | não | sim | não A partir desses dados, pode-se dizer que na árvore filogenética que reconstitui a história evolutiva dessas espécies, (A) as espécies 1 e 2 compartilham entre si um maior número de ancestrais comuns que aqueles compartilhados pelas espé- ciesle3. (B) a espécie 4 tem uma origem evolutiva mais recente que a espécie 3. (C) a espécie 1 é mais aparentada à espécie 2 que à espécie 3. (D) as espécies 1, 2 e 3 formam um grupo natural, ou monofilé- tico. (E) as espécies 2, 3 e 4 formam um grupo artificial, ou parafilé- tico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 8Código: 9902

Discursivo

Darwinismo (Teorias da evolução) Árvores Filogenéticas Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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Na figura abaixo, está representada a atual distribuição geográfica de uma determinada família de plantas que têm a mesma origem evolutiva e estão presentes em todo o planeta há milhões de anos. Em estudos filogenéticos recentes, observou-se que as espécies sul-americanas diferem das africanas. www. whfreeman.com Aponte o fenômeno geológico responsável pela separação dos continentes e explique como esse fenômeno acarretou as diferenças entre as espécies hoje encontradas na Africa e na América do Sul.


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4(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 10Código: 10151

Discursivo

Evolução Humana (Evidências da Evolução Biológica) Darwinismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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O Homo sapiens deve ter surgido há cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porém, parece ter evoluído pouco durante 130 mil anos. Há 70 mil anos, conforme propõem alguns pesquisadores, uma catástrofe natural teria provocado grandes alterações climáticas, responsáveis pela quase extinção da espécie. Registros fósseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivíduos que sobreviveram, manifestado por interesse artístico, grande criatividade e capacidade de comunicação, que são características do homem moderno. Poder-se-ia, supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuação.


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5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 56Código: 8217

Terceira série

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Evidências da Evolução Biológica Especiação (Teorias da evolução) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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As figuras abaixo representam alguns processos evolutivos. A B c D Figuras A,B e D modificadas de : CESAR, S. J. ; SEZAR, S. Biologia, Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 255 e 260. Figura C modificada de: AVANCINI E.; FAVARETTO, J. A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica, Vol. 2. São Paulo: Moderna, 1997. p. 177 Os fenômenos envolvidos nos processos evolutivos A, B, C e D correspondem, respectivamente, a) Anagênese, irradiação adaptativa, convergência evolutiva, cladogênese. b) Convergência evolutiva, anagênese, cladogênese, irradiação adaptativa. c) Cladogênese, anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa. d) Cladogênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, anagênese. e) Anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, cladogênese.


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     A     
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     D     
     E     




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