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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 20Código: 4770

Segunda Fase

Positivismo (História) Evolucionismo Cientificismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitária, pois deslocava a culpa das desigualdades humanas da sociedade para a natureza. As vinculações entre biologia e ideologia são evidentes no intercâmbio entre a eugenia e a genética. A eugenia era essencialmente um movimento político, que acreditava que as condições do homem e da sociedade só poderiam melhorar através do incentivo à reprodução de tipos humanos valorizados e da eliminação dos indesejáveis. A eugenia só passou a ser considerada científica após 1900, com o surgimento da genética, que parecia sugerir que o cruzamento seletivo dos seres humanos segundo o processo mendeliano era possível. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 351-353.) a) Quais as implicações políticas do desenvolvimento da genética, no início do século XX? b) Relacione a ciência do final do século XIX e a política externa européia do período.


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2(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 5Código: 4294

Segunda Fase

Evolucionismo Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A aventura à Amazônia liderada pelo naturalista Louis Agassiz estendeu-se de 1865 a 1866 e passou por várias regiões do Brasil: de Minas Gerais ao Nordeste e à Amazônia. Foi orientada pela teoria criacionista, que se opunha à teoria de Charles Darwin. Apesar de participar da expedição, o filósofo norte-americano Willian James questionou alguns estereótipos sobre os trópicos. (Adaptado de Maria Helena P. T. Machado, “Algo mais que o paraíso”, Revista de História da Biblioteca Nacional, nº. 52. Rio de Janeiro, jan. 2010, p.70.) a) Qual a importância da teoria de Charles Darwin para o debate científico do século XIX. b) Identifique dois estereótipos relativos às terras e às gentes do Brasil no século XIX.


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3(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 21Código: 4544

Segunda Fase

Imperialismo Europeu (História).g Teoria das raças
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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No século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa ideia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem. (Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Impérios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.) a) Segundo o texto, quais as incoerências presentes no pensamento racista do século XIX? b) O que foi o imperialismo?


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