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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2008)Número Original: 20Código: 4770

Segunda Fase

Positivismo (História) Evolucionismo Cientificismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitária, pois deslocava a culpa das desigualdades humanas da sociedade para a natureza. As vinculações entre biologia e ideologia são evidentes no intercâmbio entre a eugenia e a genética. A eugenia era essencialmente um movimento político, que acreditava que as condições do homem e da sociedade só poderiam melhorar através do incentivo à reprodução de tipos humanos valorizados e da eliminação dos indesejáveis. A eugenia só passou a ser considerada científica após 1900, com o surgimento da genética, que parecia sugerir que o cruzamento seletivo dos seres humanos segundo o processo mendeliano era possível. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 351-353.) a) Quais as implicações políticas do desenvolvimento da genética, no início do século XX? b) Relacione a ciência do final do século XIX e a política externa européia do período.


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Positivismo (História) - Evolucionismo - Cientificismo

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2023)Número Original: 25Código: 13024022

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da ideologia racial a partir do seu surgimento no século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere os dois excertos a seguir sobre o tema do racismo no período da Idade Contemporânea: O homem é antes de agir; nada que ele faça pode mudar o que ele é. Esta, grosso modo, é a essência filosófica do racismo. (BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 82.) [...] quer o racismo resulte de uma catástrofe, quer seja instrumento consciente para provocá-la, está sempre intimamente ligado ao desprezo pelo trabalho, à rejeição de limitações de posse, ao desarraigamento geral e à fé na divina escolha do seu grupo. (ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2009. p. 227.) A ideologia racial foi um componente político fundamental no desenvolvimento do nazismo. Outro exemplo histórico em que a ideologia racial desempenhou papel importante é o: a) mendelismo russo. b) imperialismo britânico. c) Iamarckismo estadunidense. d) sanitarismo brasileiro. e) naturalismo português.


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2(UPE - 2022)Número Original: 29Código: 11716480

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos do pensamento dos grupos de intelectuais das teorias das raças a partir do século XIX .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Arthur de Gobineau (1853) e Gustave Le Bon (1894) recuperam as teorias de Charles Darwin defendendo o caráter essencial das raças, dando origem aos chamados darwinistas ou deterministas sociais. (Adaptado) Referência: CARVALHO, Joyce; MACIEL, Renata. Considerações sobre pensamento raciológico do século XIX e início do XX e seus reflexos no Brasil. Revista AEDOS, UFRGS, Porto Alegre, v. 8, n. 19, p. 128-150, dez. 2016. O pensamento do grupo de intelectuais descritos no texto tem como principal característica a a) qualificação da diferença transformando-a em objeto da ciência. b) negação da eugenia como princípio norteador da hereditariedade. c) desconsideração dos tipos puros de raça defendendo a miscigenação. d) identificação da raça como um produto mutável por meio da condição social. e) aceitação da igualdade entre as espécies considerando as pesquisas empíricas.


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3(UPE - 2021)Número Original: 24Código: 10081953

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos do antissemitismo posto em prática a partir do século XIX .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UPE 2021
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O termo "antissemitismo" tem sido usado para designar, de forma genérica, as manifestações de hostilidade contra judeus desde os tempos greco-romanos até os dias de hoje. A longevidade e a persistência desse fenômeno social e a sua designação por meio de um único termo abrangente, "antissemitismo", têm encorajado explicações de caráter a-histórico que empobrecem ou essencializam o fenômeno e suas interpretações, dificultando o entendimento de seus diferentes significados e formas de expressão em contextos societários específicos. Fonte: SORJ, Bila. Antissemitismo na Europa hoje. In: Novos estudos. — CEBRAP, n. 79, São Paulo, Nov. 2007. (Adaptado) No decorrer do século XIX, a principal característica do conceito referido no texto foi a a) negação do progresso, criticando a modernidade. b) utilização da ciência, tornando-se uma questão racial. c) apropriação do imaginário iluminista, constituindo-se como utópico. d) perseguição sistemática aos associais, incluindo ciganos e testemunhas de jeová. e) inclusão de políticas públicas universalistas, com o objetivo de proteger as minorias.


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4(UECE - 2018)Número Original: 37Código: 7871502

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do processo histórico em torno da palavra ariano no contexto político e social das teorias racistas do século XIX
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Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
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A palavra “ariano” se referia a um grupo de línguas indo-europeias até que Houston Stewart Chanberlain, inspirado em Joseph-Arthur de Gobineau, passou a usá-la com conotações raciais, destacando a superioridade sobre os “semitas”. Semita, por sua vez, era um termo utilizado para indicar um grupo de línguas que incluia A) hebraico e árabe. B) inglês e francés. C) alemão e austriaco. D) latim e grego.


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5(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 30Código: 7040214

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características do Positivismo surgido no século XIX
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
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A Escola Militar da Praia Vermelha foi um importante centro de difusão do republicanismo, ainda sob o regime monarquista, dada a influência de Benjamin Constant. Muitos alunos se converteram ao positivismo, doutrina filosófica importante no sécu- lo XIX, caracterizada pela (A) proposta de um governo central forte e pela defesa do ensino católico como forma de educar o cidadão. (B) valorização do conhecimento científico e técnico como forma de administração do Estado e pela fé na razão e na ciência como guias da humanidade. (C) crença na inevitabilidade da Revolução socialista e pelo culto dos rituais pagãos das forças da natureza como expressão de Deus. (D) defesa dos militares como classe dirigente do Estado e pelo uso da especulação metafísica para ampliar o conhecimento. (E) aliança entre Igreja e Estado no governo da sociedade, e pela união de todos os países civilizados em um único império para governar os povos atrasados.


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