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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2010)Número Original: 21Código: 4544

Segunda Fase

Imperialismo Europeu (História).g Teoria das raças
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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No século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa ideia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem. (Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Impérios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.) a) Segundo o texto, quais as incoerências presentes no pensamento racista do século XIX? b) O que foi o imperialismo?


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Imperialismo Europeu (História).g - Teoria das raças

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Questões Parecidas

1(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984849

Segunda Fase - Terceiro dia

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX Processos e fatos históricos sobre os conflitos na Ásia no contexto do imperialismo inglês a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
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A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio, para cujo cultivo possui facilidades peculiares. O ópio pode ser produzido em Bengala melhor e mais barato do que em qualquer outra parte do mundo; e a China oferece um mercado quase que ilimitado em suas dimensões. O gosto por essa droga espalhou-se pelo império, a despeito das severas regulações para sua exclusão, e se diz que ele entrou no próprio palácio. Não obstante o consumo desse estimulante pernicioso eventualmente ser reprimido de um ponto de vista moral, é certo que ele promove diversos objetos que são igualmente desejáveis tanto pela índia como pela Inglaterra. A índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre a índia e a Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar a demanda por ópio indiano. Edward Thornton, India, its state and prospects. Londres: Parbury, Allen & Co., 1835. Adaptado. a) Indique como o texto caracteriza a cadeia mercantil do ópio e qual sua importância para a economia inglesa do século XIX e para as relações coloniais entre Grã-Bretanha e Índia. b) Identifique e explique um conflito posterior a 1835 que se relacione diretamente aos processos descritos no texto.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UFPR - 2023)Número Original: 25Código: 13024022

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Aspectos da ideologia racial a partir do seu surgimento no século XIX .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere os dois excertos a seguir sobre o tema do racismo no período da Idade Contemporânea: O homem é antes de agir; nada que ele faça pode mudar o que ele é. Esta, grosso modo, é a essência filosófica do racismo. (BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 82.) [...] quer o racismo resulte de uma catástrofe, quer seja instrumento consciente para provocá-la, está sempre intimamente ligado ao desprezo pelo trabalho, à rejeição de limitações de posse, ao desarraigamento geral e à fé na divina escolha do seu grupo. (ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 2009. p. 227.) A ideologia racial foi um componente político fundamental no desenvolvimento do nazismo. Outro exemplo histórico em que a ideologia racial desempenhou papel importante é o: a) mendelismo russo. b) imperialismo britânico. c) Iamarckismo estadunidense. d) sanitarismo brasileiro. e) naturalismo português.


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3(URCA - 2021)Número Original: 14Código: 11678646

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o colonialismo europeu no Sul global a partir do período moderno .f Europa.b
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Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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"Como projeto político, o colonialismo moderno perseguiu um objetivo: a negação do direito à história pelos povos dominados, através da violenta usurpação do seu direito à autodeterminação. Quer em situações de colonização direta, quer de neocolonialismo, o fio condutor desta realidade violenta passa pela perma- nente negação da humanidade do Sul global. Ao longo das etapas de consolidação do pensamento moderno, consolidou-se a ruptura ontológica entre corpo e mente, entre a razão e o mundo. «meneses, mc. Os sentidos da descolonização. Cataldo, v. 16,8. 1, p. 26-44, jan.fun. 2016. Acesso em 03/05/21). Sobre as bases do colonialismo é correto afirmar: A) Os povos colonizados não enfrentaram com grande resistên- cia os colonizadores; B) Os colonizadores recorreram a através da invenção do ar- caico, do bárbaro, forma elegante encontrada pelas metró- poles coloniais para justificar a imposição da necessidade de progresso; C) A África e Ásia não constituíram movimentos de resistência para lutar em prol da emancipação política e humana de seus povos; D) Povos submetidos a dominação colonial eram cada vez mais condicionados aos privilégios sociais e de cidadania; E) As potências coloniais europeias abrandaram suas políticas de repressão e concessão no sentido de contribuir para a emancipação e libertação dos povos colonizados.


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4(UECE - 2023)Número Original: 38Código: 12798071

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Imperialismo europeu na África e Ásia.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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No final do século XIX, a Europa começou sua corrida imperialista em direção à África e à Asia. A exploração de um vasto império colonial possibilitou uma riqueza sem precedentes ao continente europeu. Essa riqueza promoveu uma sociedade rica, abundante e autoconfiante e uma era de ouro para a Europa. Esse período ficou conhecido como a Belle Époque (1880-1914). Sobre essa Idade de Ouro europeia podemos corretamente afirmar que A) os monarcas da Europa da época eram membros da mesma família: tanto o Imperador da Alemanha quanto a Czarina da Rússia eram netos da Rainha Vitoria, da Grã-Bretanha, e esses laços familiares ajudavam muito na manutenção da paz europeia. o Império Britânico, o maior da época, era governado com uma combinação de liberalismo econômico e democracia política que se estendia a todas as partes desse império. o processo de conquista nos países da África combinou a imposição da cultura do conquistador de um lado e a defesa da cultura local por todos os habitantes da região dominada de outro. a posse de vastas porções territoriais permitiu que as classes médias europeias se identificassem com um Estado-Nação que promoveu essa conquista territorial e transformou essa aprovação em apoio político.


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5(FAMERP - 2023)Número Original: 26Código: 12988599

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo Il, o rei dos belgas. (Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.) O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que (A) inviabilizou a exploração dos recursos naturais da África e, anteriormente, a própria consolidação da hegemonia europeia sobre o continente africano. (B) facilitou a resistência dos povos africanos à tentativa de domínio estrangeiro e, simultaneamente, a formação da ideologia do pan-africanismo. (C) levou a conflitos armados entre eles e, rapidamente, à derrocada da hegemonia europeia e à ascensão político- -militar de Estados Unidos e União Soviética. (D) provocou a divisão das áreas coloniais na África a partir de interesses externos ao continente africano e, poste- riormente, um dos motivos da Primeira Guerra Mundial. (E) atrasou a formação da União Europeia e, paralelamente, a facilitação do comércio entre os países europeus e des- tes com as nações da África e da América.


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