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Busca de Exercícios - UNICAMP - Imperialismo Europeu (História).g - Teoria das raças Aprenda a usar!

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1(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 21Código: 4544

Segunda Fase

Imperialismo Europeu (História).g Teoria das raças
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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No século XIX, surgiu um novo modo de explicar as diferenças entre os povos: o racismo. No entanto, os argumentos raciais encontravam muitas dificuldades: se os arianos originaram tanto os povos da Índia quanto os da Europa, o que poderia justificar o domínio dos ingleses sobre a Índia, ou a sua superioridade em relação aos indianos? A única resposta possível parecia ser a miscigenação. Em algum momento de sua história, os arianos da Índia teriam se enfraquecido ao se misturarem às raças aborígenes consideradas inferiores. Mas ninguém podia explicar realmente por que essa ideia não foi aplicada nos dois sentidos, ou seja, por que os arianos da Índia não aperfeiçoaram aquelas raças em vez de se enfraquecerem. (Adaptado de Anthony Pagden, Povos e Impérios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 188-194.) a) Segundo o texto, quais as incoerências presentes no pensamento racista do século XIX? b) O que foi o imperialismo?


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2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 77Código: 6983632

Primeira Fase - Prova Q e X

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Os viajantes, missionários, administradores coloniais e etnógrafos europeus, no passado, tenderam a fundir múltiplas identidades em um único conceito de tribo. O uso da palavra tribo para descrever as sociedades africanas surgiu de um desejo de enaltecer o Estado-nação, ao mesmo tempo em que sugeria a inferioridade inerente de outros. Em resumo, conotava políticas primitivas que eram menos desenvolvidas do que as políticas dos Estados- nação. (Adaptado de John Parker e Richard Rathbone, “A ideia de África”, em História da África. Lisboa: Quimera, 2016, p. 56-58.) Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) A formação e a difusão do conceito de tribo no pensamento europeu acompanharam os avanços do colonialismo na África no século XIX, legitimando o domínio de seus povos por agentes oriundos de nações que se consideravam civilizadas e superiores. b) O conceito de tribo ganhou força no pensamento ocidental, porque na Africa nao havia formações políticas que cobriam grandes extensões territoriais como na Europa. Ou seja, os europeus não encontraram estruturas políticas acima das unidades tribais. c) As sociedades africanas eram organizadas a partir de pequenas tribos lideradas por chefes guerreiros, o que gerava fragmentação política e guerras, inviabilizando nesse continente a formação de unidades políticas complexas nos moldes europeus. d) Em razão das tradições milenares e do respeito aos ancestrais, as tribos eram unidades sociais e políticas estáticas assentadas em uma identidade homogênea. Os europeus comumente desrespeitavam todas essas características na colonização.


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3(UNICAMP - 2018)Número Original: 3Código: 6988821

Segunda Fase

Eurocentrismo na construção de um imaginário oriental no contexto do Imperialismo europeu sobre a Ásia Contemporânea.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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3. O orientalismo é um estilo de pensamento baseado em uma distinção entre Oriente e Ocidente. Quando o orientalista culto viajava para o país de sua especialização, ia sempre acompanhado de máximas inabaláveis sobre a “civilização” que estudara; eram raros os orientalistas que tinham outro interesse que não o de provar poeirentas “verdades”, aplicando-as aos nativos que não os entendiam e, portanto, eram degenerados. O Oriente precisava primeiro ser conhecido, depois invadido e possuído, e então recriado por estudiosos. (Adaptado de Edward Said, Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990). Considerando o texto e o quadro acima reproduzido e seus conhecimentos, responda as questões: a) Segundo Edward Said, o que era o orientalismo? b) Identifique um elemento do Orientalismo no quadro do pintor italiano Giulio Rosati (1858-1917) e explique esse elemento. (Dança no Harém, Giulio Rosati. Disponível em: www.ancient- origins.net/history-ancient-traditions/imperial-harem-ottoman-empire- more -just-beautiful-women-007835. Acessado em 10/09/2017.)


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4(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 15Código: 6991597

Segunda Fase

Aspectos do desenvolvimento econômico e tecnológico durante a segunda revolução industrial .f Imaginário do progresso e sua relação com o avanço tecnológico e a escalada das tensões que culminou com a Primeira Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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15.0 período de 1840 a 1890 é o do triunfo da ideologia do progresso, simultaneamente ao grande boom econômico e industrial do Ocidente. (Adaptado de Jacques Le Goff, História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 204-245.) Com base no texto e em seus conhecimentos históricos, a) apresente duas características importantes do boom econômico e industrial do Ocidente entre 1840 e 1890; b) explique o ideário do progresso e o relacione com a Primeira Guerra Mundial.


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5(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 5Código: 4294

Segunda Fase

Evolucionismo Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A aventura à Amazônia liderada pelo naturalista Louis Agassiz estendeu-se de 1865 a 1866 e passou por várias regiões do Brasil: de Minas Gerais ao Nordeste e à Amazônia. Foi orientada pela teoria criacionista, que se opunha à teoria de Charles Darwin. Apesar de participar da expedição, o filósofo norte-americano Willian James questionou alguns estereótipos sobre os trópicos. (Adaptado de Maria Helena P. T. Machado, “Algo mais que o paraíso”, Revista de História da Biblioteca Nacional, nº. 52. Rio de Janeiro, jan. 2010, p.70.) a) Qual a importância da teoria de Charles Darwin para o debate científico do século XIX. b) Identifique dois estereótipos relativos às terras e às gentes do Brasil no século XIX.


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