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1(UNICAMP - 2021)Número Original: 10Código: 9157389

Primeira Fase - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Biológicas e Saúde - Prova Q e Z

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Texto 1 “Algumas vozes nacionais estão tentando atualmente encaminhar a discussão em torno da identidade 'mestiça”, capaz de reunir todos os brasileiros (brancos, negros e mestiços). Vejo nesta proposta uma nova sutileza ideológica para recuperar a ideia da unidade nacional não alcançada pelo fracassado branqueamento físico. Essa proposta de uma nova identidade mestiça, única, vai na contramão dos movimentos negros e de outras chamadas minorias, que lutam pela construção de uma sociedade plural e de identidades múltiplas.” (Kabengele Munanga, Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 16.) Texto 2 “Os meus olhos coloridos/ Me fazem refletir/ Eu estou sempre na minha/ E não posso mais fugir/ Meu cabelo enrolado/ Todos querem imitar/ Eles estão baratinados/ Também querem enrolar/ Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/ Você ri do meu sorriso/ A verdade é que você,/ (Todo brasileiro tem!)/ Tem sangue crioulo/ Tem cabelo duro/ Sarará crioulo.” (Macau, “Olhos Coloridos”, 1981, gravada por Sandra de Sá. Álbum: “Sandra de Sá”. RCA.) Considerando o alerta de Munanga em relação a algumas “vozes nacionais”, a canção de Macau a) resgata o antigo ideal da identidade nacional única. b) aponta a possibilidade de uma identidade múltipla. c) atesta que a pluralidade se opõe ao movimento negro. d) insiste nas lutas das minorias por uma unidade.


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2(UNICAMP - 2015)Número Original: 5Código: 6434909

Primeira Fase - Prova Q e W

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que: a) O robô está presente tanto no lago congelado no ártico como na gruta nos trópicos. b) O jovem engenheiro do JLP e a geomicrobióloga carregam respiradores para ajudá-los a respirar. c) O jovem engenheiro do JLP e a geomicrobióloga estão executando suas pesquisas sozinhos. d) O holofote do robô é ligado a partir de um sinal emitido pelo laboratório JPL.


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3(UNICAMP - 2015)Número Original: 4Código: 6434908

Primeira Fase - Prova Q e W

Informativo-expositivo (interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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O cartaz a seguir foi usado em uma campanha pública para doação de sangue. CORO RO TURN STS NM, A A) A META: 1.000 DOAÇÕES EM | DIA Ni a RR EC (Disponível em www-facebook.com/pages/HEMORIO/144978045, 579742?fref=ts. Acessado em 08/09/2014.) Glossario Rolezinho: diminutivo de rolê ou rolé; em linguagem informal, significa “pequeno passeio”. Recentemente, tem designado encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shopping centers, organizados via internet. Anonymous riot: rebelião anônima. Considerando como os sentidos são produzidos no cartaz eo seu caráter persuasivo, pode-se afirmar que: a) As figuras humanas estilizadas, semelhantes umas às outras, remetem ao grupo homogêneo das pessoas que podem ajudar e ser ajudadas. b) A expressão “rolezinho” remete à meta de se reunir muitas pessoas, em um só dia, para doar sangue. c) O termo “até” indica o limite mínimo de pessoas a serem beneficiadas a partir da ação de um só indivíduo. d) O destaque visual dado à expressão “ROLEZINHO NO HEMORIO” tem a função de enfatizar a participação individual na campanha.


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4(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 11Código: 6983569

Primeira Fase - Prova Q e X

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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“DOROTEA O senhor perdeu a cabeça? DULCINEA Fazer de um cangaceiro um delegado! DOROTEA Quando a oposição souber! DULCINEA Que prato pra Neco Pedreira! ODORICO E tomara que Neco se sirva bem dele. Tomara que chame Zeca Diabo de cangaceiro, assassino, quanto mais xingar, melhor. DOROTEA O senhor não acha que se excedeu? ODORICO Em política, dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não obstantes.” (Dias Gomes, O bem-amado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. p. 69-70.) As personagens femininas do excerto anterior discordam da nomeação de Zeca Diabo feita por Odorico. Assinale a alternativa que indica a razão dessa discordância e a natureza da crítica às práticas políticas brasileiras presente na peça teatral de Dias Gomes. a) Segundo as personagens, Zeca Diabo não possui os atributos necessários para o cargo. Critica-se uma sociedade que desconsidera a meritocracia. b) As práticas políticas são desconhecidas pelas personagens. A ingenuidade do cidadão e a astúcia necessária dos políticos são criticadas na fala delas e de Odorico. c) Dulcinéa e Dorotéa não simpatizam com Zeca Diabo, o que indica que a peça faz uma crítica às relações sociais presididas por afetos e interesses privados. d) Dulcinéa e Dorotéa não admitem que alguém fora da lei possa cuidar da ordem da cidade. Criticam-se os atos de um poder executivo que se orienta por um projeto pessoal de poder.


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5(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 80Código: 6387771

Primeira Fase - Prova Q e Z

Informativo-expositivo (interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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A partir da identificação de várias expressões nominais ao longo do texto, é correto afirmar que: a) b) qd) As expressões “pedagogia do abraço”, “pedagogia da roda”, “pedagogia do sabão”, “pedagogia do brinquedo”, “oficinas de cafuné” "são referências a terminologias educacionais de caráter técnico. As expressões “biscoito escrevido”, “processo de ensinagem” e “folia do livro” são neologismos criados por meio da manipulação de processos de formação de palavras. A expressão “escola” está entre aspas porque se refere aos espaços de aprendizagem diferentes da escola tradicional de hoje e que não serão encontrados no futuro. A expressão “processo eletivo”, compreendida no texto como exclusão social, pressupõe a existência de um projeto educacional que tem por objetivo a uniformização da aprendizagem.


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