Texto 1
“Algumas vozes nacionais estão tentando atualmente
encaminhar a discussão em torno da identidade 'mestiça”,
capaz de reunir todos os brasileiros (brancos, negros e
mestiços). Vejo nesta proposta uma nova sutileza
ideológica para recuperar a ideia da unidade nacional não
alcançada pelo fracassado branqueamento físico. Essa
proposta de uma nova identidade mestiça, única, vai na
contramão dos movimentos negros e de outras chamadas
minorias, que lutam pela construção de uma sociedade
plural e de identidades múltiplas.”
(Kabengele Munanga, Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade
Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 16.)
Texto 2
“Os meus olhos coloridos/ Me fazem refletir/ Eu estou
sempre na minha/ E não posso mais fugir/ Meu cabelo
enrolado/ Todos querem imitar/ Eles estão baratinados/
Também querem enrolar/ Você ri da minha roupa/ Você ri
do meu cabelo/ Você ri da minha pele/ Você ri do meu
sorriso/ A verdade é que você,/ (Todo brasileiro tem!)/ Tem
sangue crioulo/ Tem cabelo duro/ Sarará crioulo.”
(Macau, “Olhos Coloridos”, 1981, gravada por Sandra de Sá. Álbum: “Sandra de
Sá”. RCA.)
Considerando o alerta de Munanga em relação a algumas
“vozes nacionais”, a canção de Macau
a) resgata o antigo ideal da identidade nacional única.
b) aponta a possibilidade de uma identidade múltipla.
c) atesta que a pluralidade se opõe ao movimento negro.
d) insiste nas lutas das minorias por uma unidade.