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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 57Código: 14458

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g Desenvolvimentos na Era Vargas
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O poeta Olavo Bilac, numa carta endereçada a um amigo em 1887, construiu uma imagem negativa da cidade onde residia, São Paulo, que, segundo ele, era uma bexiga. Isto não vale dois caracóis (...) Não posso viver numa terra onde só há frio, garoa, lama, republicanos, se- paratistas e tupinambás. Decênios depois, Patrícia Galvão (Pagu) apresentava uma cidade diferente: São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul: o pessoal da tecelagem soletra no cocoruto imperialista do [bonde] “camarão”. A italianinha matinal dá uma banana pro bonde. (Parque industrial, 1933.) Da data da carta de Bilac ao ano da publicação do livro de Pagu, houve em São Paulo modificações provocadas (A) pelos lucros advindos da exportação de produtos manufa- turados e pela consolidação da república democrática. (B) pela proteção governamental da indústria têxtil, em prejuízo da economia agro-exportadora. (C) pela expansão da mão-de-obra assalariada e pelo cresci- mento do mercado consumidor interno. (D) pela implantação da indústria siderúrgica e pela eficácia das leis estatais anti-imigratórias. (E) pela instalação das primeiras linhas de estradas de ferro e pelo comportamento submisso dos operários.


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2(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11573889

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos e fatos históricos sobre a Guerra do Paraguai na segunda metade do século XIX .f América do Sul.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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A Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança expôs (A) as diferenças estruturais e institucionais entre as coloni- zações portuguesa e espanhola na América. (B) a hegemonia da presença imperialista britânica e norte- -americana na América do Sul. (C) as tensões regionais e disputas comerciais e políticas entre os Estados da região. (D) as ideologias opostas e as distintas posturas diplomáti- cas adotadas pelos novos Estados americanos. (E) a insistência política e militar espanhola para preservar suas últimas colônias americanas.


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3(UNESP - 2022)Número Original: 24Código: 11574151

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos das relações entre o governo imperial e os periódicos que circulavam na sociedade do segundo reinado .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Os periódicos que circulavam no Brasil durante o Segundo Reinado (1840-1889) eram (A) voltados à cobertura de questões e debates religiosos, uma vez que a maior parte da imprensa mantinha vínculo direto com a Igreja. (B) editados no Rio de Janeiro e dis! ou marítimo, apenas para as capit ídos, por meio fluvial is provinciais do país. (C) provenientes de Portugal e se valiam da identidade lin- guística e de um público que já se habituara a eles desde os tempos da colônia. (D) controlados estritamente pela Coroa, que censurava as publicações e impedia a divulgação de notícias contrárias ao regime ou ao imperador. (E) publicados sobretudo pelos setores brancos hegemôni- cos, com a presença de alguns jornais escritos por ne- gros e dedicados aos negros.


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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 16Código: 7505892

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Influências do pensamento científico europeu nas expressões artísticas brasileiras na segunda metade do século XIX .f Brasil.b Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Considerando o contexto histórico de produção, verifica-se no trecho uma alusão irônica A) à teoria darwiniana. B) à filosofia idealista. D (A) (B) (C) à ideologia capitalista. (D) à filosofia iluminista. (E) E) à ideologia socialista.


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5(UNESP - 2021)Número Original: 37Código: 9314183

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos da primeira lei contra o tráfico de escravos no Brasil da primeira metade do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Artigo 1º — Todos os escravos, que entrarem no território ou portos do Brasil, vindos de fora, ficam livres [...]. Artigo 2º — Os importadores de escravos no Brasil incor- rerão na pena corporal do artigo cento e setenta e nove do Código Criminal, imposta aos que reduzem à escravidão pes- soas livres [...]. (Lei de 7 de novembro de 1831. https://camara.leg.br.) A Lei de 7 de novembro de 1831, também conhecida como “Lei Feijó”, (A) proporcionou a imediata superação da escravidão no Brasil, que se consolidou com a entrada maciça de imi- grantes europeus a partir da década de 1870. (B) teve efeito reduzido, pois o tráfico internacional de escravos e a entrada de mão de obra africana no terri- tório brasileiro persistiram nos governos sucessivos do país até a metade do século XIX. (C) foi promulgada por pressão da Coroa inglesa, que determinou que navios britânicos apreendessem todas as embarcações suspeitas de tráfico de escravizados. (D) proibiu a escravidão no Brasil, embora a escassez de mão de obra assalariada tenha levado à manutenção do emprego de mão de obra de escravizados até a década de 1880. (E) resultou da guinada ocorrida no Período Regencial, quando o Brasil assumiu diretrizes liberais e ilustradas na condução da política econômica e no reconhecimento dos direitos humanos.


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