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1(UNESP - 2019)Número Original: 37Código: 6984954

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos e características das fazendas de café do Oeste paulista no início do segundo reinado.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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É particularmente no Oeste da província de São Paulo — o Oeste de 1840, não o de 1940 — que os cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de explora- ção agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no mo- delo clássico da lavoura canavieira e do “engenho” de açúcar. A silhueta antiga do senhor de engenho perde aqui alguns dos seus traços característicos, desprendendo-se mais da terra e da tradição — da rotina rural. A terra de lavoura deixa então de ser o seu pequeno mundo para se tornar unicamen- te seu meio de vida, sua fonte de renda [...]. (Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1987.) O “caráter próprio” das fazendas de café do Oeste paulista de 1840 pode ser explicado, em parte, pelo (A) menor isolamento dessas fazendas em relação aos meios urbanos. (B) emprego exclusivo de mão de obra imigrante e assala- riada. (C) desaparecimento das práticas de mandonismo local. (D) maior volume de produção de mantimentos nessas fazendas. (E) esforço de produzir prioritariamente para o mercado interno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2017)Número Original: 38Código: 6988597

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Consequências da política de valorização do café na virada da década de 1920 para a década seguinte.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Na passagem dos anos 1920 para a década seguinte, a polí- tica de valorização do café no Brasil (A) impediu o avanço da produção de cacau, algodão e bor- racha, devido à concentração de recursos econômicos no Nordeste. (B) facilitou o deslocamento de capitais do setor industrial (9) para o agrário, que aproveitava a estabilidade dos mer- cados externos para se desenvolver. agravou a crise econômica, devido ao alto volume de café estocado e à redução significativa dos mercados es- trangeiros para a mercadoria. sustentou a hegemonia financeira da região Nordeste, que prolongou sua liderança e comando político por mais duas décadas. foi compensada pela estratégia governamental de super- valorização do câmbio, o que permitiu o aumento signifi- cativo das exportações de café.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 57Código: 14850

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

_ Economia do Café _
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam- se para as regiões do interior do estado. Sua importância para o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo do café e as ferrovias provocaram mudanças ambientais em várias regiões paulistas, porque (A) (B) (0) (D) (E) as estradas de ferro formavam redes no interior das matas e permitiam o acesso do capital norte-americano à exploração e à exportação de madeiras para o mercado europeu. a economia cafeeira foi responsável pela predomínio da agricultura de subsistência sobre as áreas florestais e as locomotivas levaram à exploração do carvão mineral no planalto paulista. o emprego nos cafezais de defensivos agrícolas conta- minava as nascentes de água e as ferrovias favoreciam a fixação de pequenas propriedades nas áreas agrestes. as locomotivas eram movidas a vapor, cujo combustível era a madeira, e os cafezais, por esgotarem o solo, exi- giam a incorporação de novas terras para o plantio. a expansão da frente pioneira devastava as matas e abria grandes reservas de territórios e de terras agricultáveis para os indígenas.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 41Código: 34086

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

_ Economia do Café _
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Os caminhões rodando, as carroças rodando, Rápidas as ruas se desenrolando, Rumor surdo e rouco, estrépitos, estalidos. Eo largo coro de ouro das sacas de café Na confluência o grito inglês da São Paulo Railway. Mas as ventaneiras da desilusão! a baixa do café!... (Mário de Andrade. Paisagem nº 4. Poesias completas, 1987.) O poema de Mário de Andrade, escrito em 1922, revela carac- terísticas da cidade de São Paulo na época. Entre elas, podemos citar (A) o desinteresse dos cafeicultores em controlar o preço do café no mercado internacional. (B) o limitado crescimento econômico, que eliminou o peso e a influência da capital paulista nas decisões do governo fe- deral (C) a harmonização social, após o período de revoltas sociais do início da República. (D) a hegemonia do capital estrangeiro, que impedia o cresci mento da burguesia nacional. (E) a persistência de aspectos tradicionais durante o processo de modernização e reurbanização.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 58Código: 14260

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Intradisciplinar _ Economia do Café _ Economia no Segundo Reinado
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Expansão das estradas de ferro Anos Região Cafeeira* Brasil (Km) (Km) 1854 14,5 14,5 1859 779 109.4 1864 163.2 4113 1869 450.4 713.1 1874 1053.1 1357.3 1879 2 395.9 2 895.7 1884 3 830.1 6 324.6 1889 5 590,3 9 076.1 1894 7 676.6 124743 1899 8713.9 13 980.6 1904 10212.0 16 023.9 1906 11 281.3 17 340.4 * Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal). Minas Gerais e São Paulo (apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil) A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhe- cimentos sobre o período. é correto afirmar que (A) (B) ©) ©) © o desenvolvimento da economia cafeeira teve. entre meados do século XIX e início do XX. um forte vínculo com a expansão do transporte ferroviário. nas duas décadas finais do século XIX. o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto. com as leis abolicionistas. a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil. apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do país. o auge da produção de café no Vale do Paraíba. registrado no início do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas.


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