Expansão das estradas de ferro
Anos Região Cafeeira* Brasil
(Km) (Km)
1854 14,5 14,5
1859 779 109.4
1864 163.2 4113
1869 450.4 713.1
1874 1053.1 1357.3
1879 2 395.9 2 895.7
1884 3 830.1 6 324.6
1889 5 590,3 9 076.1
1894 7 676.6 124743
1899 8713.9 13 980.6
1904 10212.0 16 023.9
1906 11 281.3 17 340.4
* Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal).
Minas Gerais e São Paulo
(apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)
A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhe-
cimentos sobre o período. é correto afirmar que
(A)
(B)
©)
©)
©
o desenvolvimento da economia cafeeira teve. entre
meados do século XIX e início do XX. um forte vínculo
com a expansão do transporte ferroviário.
nas duas décadas finais do século XIX. o avanço dos
trilhos na região cafeeira recuou em função das crises
enfrentadas na exportação do produto.
com as leis abolicionistas. a partir de 1871, ocorreu uma
queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira,
mas não no Brasil.
apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária
do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada
ao restante do país.
o auge da produção de café no Vale do Paraíba. registrado
no início do século XX, não se beneficiou da construção
de novas estradas.