As estradas de ferro paulistas dos séculos XIX e XX dirigiam-
se para as regiões do interior do estado. Sua importância para
o complexo econômico cafeeiro e para o desenvolvimento de
São Paulo pode ser vista sob múltiplos aspectos. O cultivo
do café e as ferrovias provocaram mudanças ambientais em
várias regiões paulistas, porque
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as estradas de ferro formavam redes no interior das
matas e permitiam o acesso do capital norte-americano
à exploração e à exportação de madeiras para o mercado
europeu.
a economia cafeeira foi responsável pela predomínio da
agricultura de subsistência sobre as áreas florestais e as
locomotivas levaram à exploração do carvão mineral no
planalto paulista.
o emprego nos cafezais de defensivos agrícolas conta-
minava as nascentes de água e as ferrovias favoreciam
a fixação de pequenas propriedades nas áreas agrestes.
as locomotivas eram movidas a vapor, cujo combustível
era a madeira, e os cafezais, por esgotarem o solo, exi-
giam a incorporação de novas terras para o plantio.
a expansão da frente pioneira devastava as matas e abria
grandes reservas de territórios e de terras agricultáveis
para os indígenas.