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Busca de Exercícios - UNESP - Romantismo - Realismo - Prosa (Romantismo) Aprenda a usar!

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1(UNESP - 2018)Número Original: 16Código: 7002136

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Romantismo Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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No último parágrafo, “pôr ordem à desordem” significa (A) estimular os proprietários a tratarem seus escravos com menos rigor. (B) conceder a liberdade aos escravos fugidos. (C) conceder aos proprietários de escravos fugidos algu- ma compensação. (D) abolir a tortura imposta aos escravos fugidos. (E) restituir os escravos fugidos a seus proprietários.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2018)Número Original: 12Código: 7002127

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Romantismo Realismo Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Em “o sentimento da propriedade moderava a ação, por- que dinheiro também dói.” (3º parágrafo), a “ação” a que se refere o narrador diz respeito A) à fuga dos escravos. B) ao contrabando de escravos. (A) (B) (C) aos castigos físicos aplicados aos escravos. (D) às repreensões verbais feitas aos escravos. (E) E) à emancipação dos escravos.


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     A     
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3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7505888

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Examine os gráficos. GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 °C mm 120 100 (http://pt.climate-data.org) As dinamicas climaticas representadas nos graficos 1 e 2 cor- respondem, respectivamente, aos espacos retratados em (A) Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado. (C) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. (D) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Vidas secas, de Graciliano Ramos.


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     B     
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     D     
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4(UNESP - 2018)Número Original: 17Código: 7002138

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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De fato, este romance constitui um dos poucos ro- mances cômicos do romantismo nacional, afastando-se dos traços idealizantes que caracterizam boa parte das obras “sérias” dos autores de então. O modo pelo qual este romance pinta a sociedade, representado-a a partir de um ângulo abertamente cômico e satírico, também era relativamente novo nas letras brasileiras do século XIX. (Mamede Mustafa Jarouche. “Galhofa sem melancolia”, 2003. Adaptado.) O comentário refere-se ao romance (A) O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Ássis. (C) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel An- tônio de Almeida. (D) Iracema, de José de Alencar. (E) Macunaíma, de Mário de Andrade.


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5(UNESP - 2017)Número Original: 20Código: 6987006

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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O quadro não se presta a uma leitura convencional, no sentido de esmiuçar os detalhes da composição em busca de nuances visuais. Na tela, há apenas formas brutas, essenciais, as quais remetem ao estado natural, primitivo. Os contornos inchados das plantas, os pés agi- gantados das figuras, o seio que atende ao inexorável apelo da gravidade: tudo é raiz. O embasamento que vem do fundo, do passado, daquilo que vegeta no subs- trato do ser. As cabecinhas, sem faces, servem apenas de contraponto. Estes não são seres pensantes, produ- tos da cultura e do refinamento. Tampouco são constru- idos; antes nascem, brotam como plantas, sorvendo a energia vital do sol de limão. À palheta nacionalista de verde planta, amarelo sol e azul e branco céu, a pintora acrescenta o ocre avermelhado de uma pele que mais parece argila. A mensagem é clara: essa é nossa essên- cia brasileira — sol, terra, vegetação. É isto que somos, em cores vivas e sem a intervenção erudita das fórmulas pictóricas tradicionais. (Rafael Cardoso. A arte brasileira em 25 quadros, 2008. Adaptado.) Tal comentário aplica-se à seguinte obra de Tarsila do Amaral (1886-1973): (Antropofagia, 1929.) da SS Zhai (Ahannrist 1098 \ (A negra, 1923.) (Sol poente, 1929.) (São Paulo, 1924.)


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