Busca de Exercícios - UNESP - Revoluções Industriais - Evolução do Processo Agrícola Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Revoluções Industriais
  • Evolução do Processo Agrícola
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2017)Número Original: 45Código: 6988613

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Revoluções Industriais Evolução do Processo Agrícola

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

Considerando os setores da economia, o conjunto das ativi- dades intensivas em pesquisa, desenvolvimento e inovação ligadas ao mundo da informação tecnológica indica a confi- guração do setor (A) especulativo. B) informal. D ) (B) (C) primário. (D) transnacional. (E) E) quaternário.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2019)Número Original: 36Código: 6984952

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos e características da produção nas fábricas da primeira revolução industrial no final do século XVIII na visão de Adam Smith.g

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Um homem transporta o fio metálico, outro endireita-o, um terceiro corta-o, um quarto aguça a extremidade, um quinto prepara a extremidade superior para receber a cabe- ça; para fazer a cabeça são precisas duas ou três operações distintas; colocá-la constitui também uma tarefa específica, branquear o alfinete, outra; colocar os alfinetes sobre o pa- pel da embalagem é também uma tarefa independente. [...] Tive ocasião de ver uma pequena fábrica deste tipo, em que só estavam empregados dez homens, e onde alguns deles, consequentemente, realizavam duas ou três operações di- ferentes. Mas, apesar de serem muito pobres, e possuindo apenas a maquinaria estritamente necessária, [...] conse- guiam produzir mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia. Se dividirmos esse trabalho pelo número de trabalhadores, poderemos considerar que cada um deles produz quatro mil e oitocentos alfinetes por dia; mas se trabalhassem separa- damente uns dos outros, e sem terem sido educados para este ramo particular de produção, não conseguiriam produzir vinte alfinetes, nem talvez mesmo um único alfinete por dia. (Adam Smith. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, 1984.) O texto, originalmente publicado em 1776, demonstra (A) o avanço tecnológico representado pelo surgimento da fábrica na Inglaterra, relacionando a riqueza com o apri- moramento científico e o trabalho simultâneo de milhares de operários. (B) o crescimento do mercado consumidor e a maior velo- cidade na distribuição das mercadorias inglesas, desta- cando o vínculo entre riqueza e uma boa relação entre oferta e procura. O a força crescente dos sindicatos e das federações de tra- balhadores na Inglaterra, enfatizando o princípio marxista de que apenas o trabalho permite a geração de riqueza. o a produtividade do artesanato e o conhecimento da to- talidade do processo produtivo pelos trabalhadores in- gleses, relacionando a noção de riqueza ao acúmulo de metais nobres. (E) a disciplina no trabalho e o parcelamento de tarefas pre- sentes nas manufaturas e fábricas inglesas, associando o crescimento da riqueza à produtividade do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 36Código: 13030732

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Evolução do Processo Agrícola

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

A expressão “Educação Ambiental” passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproximaria de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva das “boas práticas ambientais” ou ainda dos “bons comportamentos ambientais”. Mas, mesmo assim, restaria saber: que critérios definiriam as tais boas práticas? Do ponto de vista de quem são boas? [...] Com base em que concepção de meio am- biente certas práticas sociais estariam sendo classificadas como ambientalmente adequadas ou inadequadas? (Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012.) A expressão “Educação Ambiental” envolve outros aspectos importantes, tais como: (A) natural e ético, que regulariam, por exemplo, o custo de acesso para grupo social aos espaços naturais. (B) físico e cognitivo, que cessariam, por exemplo, o vínculo do indivíduo com o espaço que habita. (C) econômico e cultural, que questionariam, por exemplo, o acesso e o uso de recursos naturais. (D) étnico e cultural, que determinariam, por exemplo, os limites de crescimento para as áreas urbanas. (E) político e social, que problematizariam, por exemplo, a supervalorização de áreas verdes para o lazer.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2021)Número Original: 31Código: 13024556

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Revoluções Industriais

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do territó- rio. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à Internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre separação material das atividades e unificação organizacio- nal dos comandos. (Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil, 2006.) No Brasil, a revolução das telecomunicações possibilitou (A) o avanço de indicadores sociais, uma vez que facilitou o contato entre pessoas que habitam regiões remotas. (B) o anonimato em mensagens eletrônicas, ainda que infor- mações pessoais alimentem bancos de dados de empre- sas privadas. (C) a participação das cidades na globalização, o que uni- formizou as possibilidades de apropriação dos espaços pelo capital. (D) a desconcentração industrial paulista, embora os cen- tros corporativos estratégicos tenham permanecido cen- tralizados. (E) o rompimento do paradigma técnico-científico-informa- cional, o que contribuiu para democratizar a troca de mensagens entre as pessoas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2022)Número Original: 31Código: 11574228

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Evolução do Processo Agrícola

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

O Brasil se consolidou na Divisão Internacional do Tra- balho enquanto exportador de produtos de baixo valor agre- gado e que podem ser estocados por certo período de tempo sem perder a qualidade. As grandes corporações dominam o comércio e a produção tecnológica, bem como a oferta ge- neralizada dos insumos; mais recentemente, os grandes ne- gociantes no mundo tornaram o produtor brasileiro um mero apêndice na máquina de concentração da renda, riqueza e poder para poucos. Resumidamente, a miséria de grande parte da população nacional con' com o nanismo pro- vocado pela desnutrição, em meio à riqueza expressa pela vastidão da produção para o atendimento dos negócios nos mercados estrangeiros. (https://outraspalavras.net, 17.05.2021. Adaptado.) O excerto aborda, no Brasil, o processo de (A) transnacionalização da economia, baseada em incenti- vos fiscais. (B) reprimarização da economia, pautada na exportação de commodities. (C) financeirização da economia, regulada por capitais espe- culativos. (D) recuperação da economia, pautada no investimento es- tatal. (E) privatização da economia, regulada pela entrada de ca- pital estrangeiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.