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1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 62Código: 13691

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Tecnologia do DNA-recombinante Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio mosquito transmissor Para os animais, o ato sexual é o caminho para a per- petuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo — pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteina letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza des- ses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprova- da em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.) Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos (A) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original. (B) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes. (C) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença. (D) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se repro- duzirem e transmitirem a dengue. (E) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.


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     B     
     C     
     D     
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2(UNESP - 2014)Número Original: 66Código: 6984259

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características dos diferentes métodos utilizados no controle da praga das plantações de soja.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Leia os três excertos que tratam de diferentes métodos para o controle da lagarta da espécie Helicoverpa armigera, praga das plantações de soja. Texto | Produtores de soja das regiões da BA e MT começam os trabalhos de combate à praga. Um dos instrumentos para isso é a captura das mariposas. O trabalho é feito com uma armadilha. As mariposas são atraídas pela luz, entram na armadilha e ficam presas em uma rede. (Lagarta helicoverpa atrapalha produção de soja no MT e na BA. http://gl globo.com) Texto 2 À INTACTA RR2 PRO, nova soja patenteada pela mul- tinacional Monsanto, passa a ser comercializada na safra 2013/2014 no país. À inovação da nova semente é a resistên- cia às principais lagartas que atacam o cultivo. Um gene in- serido faz a soja produzir uma proteina, que funciona como inseticida, matando a lagarta quando tenta se alimentar da folha. (www.abrasem.com.br. Adaptado.) Texto 3 Á lagarta que está causando mais de um bilhão de pre- juízo nas lavouras no país pode ser controlada por minús- culas vespas do gênero Trichogramma, segundo pesquisa- dor da Embrapa. (Pesquisador da Embrapa aposta no controle biológico contra lagarta helicoverpa. www.epochtimes.com.br) Sobre os três métodos apresentados de controle da praga, é correto afirmar que o método referido pelo texto (A) 2, conhecido como transgenia, tem a desvantagem de trazer riscos à população humana, uma vez que a soja re- sistente é obtida utilizando-se elementos radioativos que induzem as mutações desejadas na plantação. (B) 2 baseia-se na utilização de grandes quantidades de inse- ticida resultando, em curto prazo, na diminuição da po- pulação de lagartas, porém faz com que, em longo prazo, as lagartas adquiram resistência, o que exigirá a aplica- ção de mais inseticida. (C) 1, conhecido como controle biológico de pragas, utiliza procedimentos mecânicos para diminuir a população de lagartas na plantação e, deste modo, além de promover o rápido extermínio da praga, não traz prejuízos à saúde. (D) 3 baseia-se nas relações tróficas, utilizando um consumi- dor secundário que, ao controlar a população do consu- midor primário, garante a manutenção da população que ocupa o primeiro nível trófico. (E) 3 é ecologicamente correto, pois permite o crescimento do tamanho populacional de todos os organismos envol- vidos, assegurando ainda que as vespas soltas na lavou- ra promovam a polinização necessária à produção dos grãos de soja.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 14181

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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No Brasil. o milho é uma das principais culturas agrícolas. A lagarta-do-cartucho. Spodoptera frugiperda. é a principal praga da cultura do milho. Um trabalho desenvolvido na Embrapa Milho e Sorgo. em Sete Lagoas. MG. teve como ob- jetivo quantificar as perdas na cultura do milho em decorrência do ataque de S. frugiperda, na ausência e presença de seus inimigos naturais. em diferentes fases do desenvolvimento larval da praga. No experimento, um grupo de plantas ficou exposto para que as pragas ficassem sujeitas à ação de seus inimigos naturais: em outro grupo. as plantas foram protegidas com gaiolas para evitar a ação de inimigos naturais sobre as lagartas da praga. Os danos causados pelas lagartas nas plantas foram avaliados e receberam notas de O a 5, em uma escala crescente de dano. As figuras apresentadas a seguir mostram as frequências de notas de danos da praga nas plantas estudadas. em função da ausência de proteção ou da proteção total. em relação aos seus inimigos naturais. Sem proteção 507 = 404 3 § 39] 2° O dia É 204 104 A , a 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano Com proteção 504 #40 3 & go 1 16 dias É 204 105 y oa 4 4 | 0 1 2 3 4 5 nota de dano (Pesquisa Agropecuária Brasileira. 12.2006. Adaptado) Quala conclusão a extrair desses experimentos. com base nos dados obtidos pelos pesquisadores?


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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 17Código: 14519

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Controle Biológico (Ecologia) Darwinismo (Teorias da evolução) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Suponha que em determinado lugar haja oito casais de pás- saros e apenas quatro pares deles procriem, por ano, somente quatro descendentes, e que estes continuem procriando a sua prole na mesma proporção; então, ao final de sete anos (uma vida curta, excluindo mortes violentas, para qualquer pássaro) haverá 2048 pássaros ao invés dos dezesseis originais. Como este aumento é quase impossível, devemos concluir que ou esses pássaros não criam nem metade da sua prole, ou a média de vida de um pássaro não chega, devido a acidentes, a sete anos. Ambas as formas de controle provavelmente ocorrem. Esse texto está nas páginas iniciais do manuscrito de Charles Darwin. 4 Respeito da Variação de Seres Orgânicos na Na- tureza, lido em reunião da Sociedade Lineana, em Londres. no dia 1.º de julho de 1858. No texto, Darwin utiliza-se da hipótese de (A) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popula- ções, e demonstra que esta hipótese está errada, pois nas populações de animais silvestres a seleção natural impede o crescimento populacional. (B) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popu- lações, e conclui que a tendência ao crescimento expo- nencial das populações não se aplica às populações de animais silvestres. (C) Malthus sobre a velocidade de crescimento das popula- ções e conclui que, apesar da tendência ao crescimento exponencial, fatores que causam a morte de filhotes e adultos controlam o crescimento populacional. (D) Hardy e Weinberg, segundo a qual o tamanho da popu- lação mantém-se constante ao longo das gerações, uma vez que é controlado por fatores como a morte acidental ou não sobrevivência da prole. (E) Hardy e Weinberg, segundo a qual, na ausência de fatores como seleção e mutação, a população manter-se-á em equilíbrio, uma vez que a taxa de natalidade será igual à de mortalidade.


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5(UNESP - 2018)Número Original: 14Código: 7002686

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identificação da técnica empregada em um experimento de manipulação celular .f Uso de figuras (Biologia).t Procedência das moléculas de DNA dos organismos de um experimento .f Características genéticas dos organismos de um experimento .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Pesquisadores chineses realizaram o seguinte experimento com cinomolgos (Macaca fascicularis), espécie de maca- cos do Sudeste Asiático: obtiveram fibroblastos (células do tecido conjuntivo) do feto de um macaco e, ao mesmo tempo, extraíram óvulos de uma macaca adulta e retiraram os núcleos desses óvulos. Cada óvulo anucleado foi fundido a uma célula de fibroblasto do feto. Uma substância foi injetada em cada célula reconstituída para reprogramar as moléculas de DNA do fibroblasto para retornarem ao estágio embrionário. Os embriões formados foram transferidos para uma macaca “mãe de aluguel”, que gestou os embriões. No fim do processo, dois filhotes nasceram. (Reinaldo José Lopes. www.folha.uol.com.br, 24.01.2018. Adaptado.) F Feto de macaco a Fibroblasto s Fusão do fibroblasto e “ e do óvulo sem núcleo * Doadora de Óvulo óvulos f &) i, é Retirada do nucleo Transferéncia Barriga do embrião dealuguel ae “Injeção de | substância Filhotes (https:/Avww. publico. pt. Adaptado.) a) Como é denominada a técnica empregada no experimento citado? Os dois macacos gerados são geneticamente idênticos ao feto doador dos fibroblastos, à macaca doadora de óvulos ou à macaca que gestou os embriões? b) Considerando todas as moléculas de DNA presentes nas células dos macacos gerados, por que eles apresentam mo- léculas de DNA originárias de diferentes macacos envolvidos no experimento?


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