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Resultados

1(UFPR - 2022)Número Original: 57Código: 11759911

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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Entre a Primeira República e a Era Vargas, de 1889 e 1945, quando a intolerância religiosa era institucionalizada no Brasil por um Código Penal que definia como crime a “prática do espiritismo, da magia e seus sortilégios’, pelo menos iões de matriz africana foram apreendidas pela Polícia em terreiros de candomblé e umbanda no Rio de Janeiro. Essa era uma época em que o samba e a capoeira também davam cadeia no Brasil. (Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55018196. Acesso em: 05/11/2021.) A notícia acima demonstra que nem os governantes nem a opinião pública tinham dimensão da ou interesse na pluralidade de religiões no país. Esse fato demonstra o desafio para convivência entre pessoas de diferentes crenças, cujo debate evidencia que: a) as noções de preconceito, discriminação e segregação são inseparáveis. b) o conhecimento religioso foi superado pelo conhecimento produzido pela ciência. c) o Estado brasileiro mantém a laicidade como princípio legal desde a primeira Constituição. d) areligião se resume ao sobrenatural ou ao incompreensível, e a ciência é a principal forma democrática de prática cidadã. e) areligião não pode ser identificada apenas com o monoteísmo e que, no Brasil, há historicamente uma diversificação das práticas religiosas.


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2(UFPR - 2018)Número Original: 68Código: 7928587

Primeira Fase

Questões com dados e estatísticas (Sociologia).g Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Considere o texto e o gráfico abaixo. A cada três dias, em média, uma denúncia de intolerância religiosa chega à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre 2011 e 2014, 504 queixas desse tipo foram relatadas à pasta pelo Disque 100 — canal de denúncias para violações dos direitos humanos, que são repassadas à polícia e ao Ministério Público. [...] Em 2013, 45 episódios relatados de intolerância religiosa envolveram violência física (20% dos casos do ano). Até julho de 2014, outros 18 haviam sido registrados (12%). Fiéis de religiões de matriz africana (candomblé e umbanda) são os alvos mais comuns dos relatos de intolerância recebidos pelo serviço — um terço dos episódios em que há esse tipo de detalhamento. (Folha de S. Paulo, 27/06/2015. Disponível em: . Acesso em 04 de agosto de 2017.) Gráfico 37 - Percentual da população residente, segundo os grupos de religião Brasil 2000/2010 | | | | | i | | 736 | a8 | | TM. | | da ae | | Ca | | | e: | | | | i | | | Va | | | | oy | O! | | | Es e | | LES | | | Wes E | Ds | a fag | | LE | | | | PE 154p 91 | Ce | | | Wide 6 @| 74 80 | | | fel "| pa g 27 | | | lua *) | 1,3 2,0 1,8 27 EH Católica Evangélica Espírita Umbanda e Outras Sem Nao sabe/ | Apostólica Candomblé religiosidades religião não declarou | | | Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000/2010. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) Os casos de intolerância religiosa registrados pelo Disque 100 influenciaram a perda de adeptos das religiões que são o principal alvo dos relatos de intolerância, entre os anos 2000 e 2010. b) Mesmo com uma diversidade religiosa, as religiões com mais adeptos no Brasil são as politeístas. c) As principais vítimas de intolerância religiosa no Brasil pertencem aos grupos religiosos com menor número de adeptos. d) As religiões de matriz africana foram as únicas que não tiveram aumento no número de adeptos no período de 2000 a 2010. e) À diminuição do número de adeptos da religião católica apostólica romana entre 2000 e 2010 demonstra que o Brasil vem se tornando um país mais aberto à diversidade religiosa.


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