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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2022)Número Original: 57Código: 11759911

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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Entre a Primeira República e a Era Vargas, de 1889 e 1945, quando a intolerância religiosa era institucionalizada no Brasil por um Código Penal que definia como crime a “prática do espiritismo, da magia e seus sortilégios’, pelo menos iões de matriz africana foram apreendidas pela Polícia em terreiros de candomblé e umbanda no Rio de Janeiro. Essa era uma época em que o samba e a capoeira também davam cadeia no Brasil. (Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55018196. Acesso em: 05/11/2021.) A notícia acima demonstra que nem os governantes nem a opinião pública tinham dimensão da ou interesse na pluralidade de religiões no país. Esse fato demonstra o desafio para convivência entre pessoas de diferentes crenças, cujo debate evidencia que: a) as noções de preconceito, discriminação e segregação são inseparáveis. b) o conhecimento religioso foi superado pelo conhecimento produzido pela ciência. c) o Estado brasileiro mantém a laicidade como princípio legal desde a primeira Constituição. d) areligião se resume ao sobrenatural ou ao incompreensível, e a ciência é a principal forma democrática de prática cidadã. e) areligião não pode ser identificada apenas com o monoteísmo e que, no Brasil, há historicamente uma diversificação das práticas religiosas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f

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Questões Parecidas

1(UECE - 2023)Número Original: 26Código: 12798213

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Conforme Reginaldo Pranti, historicamente, as religiões afro-brasileiras se fizeram sincréticas, estabelecendo paralelismos entre divindades africanas e santos católicos, adotando o calendário de festas do catolicismo, por exemplo, e valorizando a frequência aos ritos e sacramentos da Igreja Católica. Assim aconteceu com o Candomblé e a Umbanda, religiões que eram proibidas e reprimidas pelo Estado brasileiro até os 1930 e, por isso, duramente perseguidas por órgãos oficiais. Atualmente, os membros de tais religiões continuam a sofrer agressões, hoje menos da polícia e mais por pessoas, grupos e congregações ligadas ao cristianismo no Brasil. Como exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2015, uma menina de 11 anos levou uma pedrada na cabeça ao sair de um culto de Candomblé com familiares e amigos. Segundo relatos de testemunhas, os agressores levantaram a Bíblia cristã e gritaram: "diabo", "Vai para o inferno”, “Jesus está voltando”. Ainda, de janeiro de 2018 a abril de 2022, segundo dados da Polícia Civil do Distrito Federal, foram registradas 55 ocorrências criminais tipificadas como intolerância religiosa, e 70,9% estão relacionadas a ofensas dirigidas a fiéis de cultos afro-brasileiros. E isso pode refletir nos censos estatísticos da população brasileira. O número de pessoas que se consideram membras dessas religiões é extremamente irrisório. No Censo do IBGE de 2010, apenas 0,3% de toda a população recenseada (na época de 195,7 milhões de pessoas) se manifestou como pertencentes ao segmento religioso afro-brasileiro. Considerando o enunciado anterior, avalie as seguintes afirmações. I. A intolerância religiosa se direciona às antigas religiões dos Orixás devido aos seus mitos e ritos originários terem sido deturpadores do cristianismo no país. Il. | Mesmo atualmente, quando a liberdade de escolha religiosa é garantida pela Constituição Federal, os membros de religiões de terreiro sofrem repressão. lll. Uma possível explicação para que as religiões afro- brasileiras apareçam subestimadas nos censos oficiais do Brasil é justamente pela intolerância. É correto o que se afirma em A) Tell, apenas. B) Ilelll, apenas. C) Ill, apenas. D) |, apenas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2018)Número Original: 68Código: 7928587

Primeira Fase

Questões com dados e estatísticas (Sociologia).g Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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Considere o texto e o gráfico abaixo. A cada três dias, em média, uma denúncia de intolerância religiosa chega à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre 2011 e 2014, 504 queixas desse tipo foram relatadas à pasta pelo Disque 100 — canal de denúncias para violações dos direitos humanos, que são repassadas à polícia e ao Ministério Público. [...] Em 2013, 45 episódios relatados de intolerância religiosa envolveram violência física (20% dos casos do ano). Até julho de 2014, outros 18 haviam sido registrados (12%). Fiéis de religiões de matriz africana (candomblé e umbanda) são os alvos mais comuns dos relatos de intolerância recebidos pelo serviço — um terço dos episódios em que há esse tipo de detalhamento. (Folha de S. Paulo, 27/06/2015. Disponível em: . Acesso em 04 de agosto de 2017.) Gráfico 37 - Percentual da população residente, segundo os grupos de religião Brasil 2000/2010 | | | | | i | | 736 | a8 | | TM. | | da ae | | Ca | | | e: | | | | i | | | Va | | | | oy | O! | | | Es e | | LES | | | Wes E | Ds | a fag | | LE | | | | PE 154p 91 | Ce | | | Wide 6 @| 74 80 | | | fel "| pa g 27 | | | lua *) | 1,3 2,0 1,8 27 EH Católica Evangélica Espírita Umbanda e Outras Sem Nao sabe/ | Apostólica Candomblé religiosidades religião não declarou | | | Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000/2010. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) Os casos de intolerância religiosa registrados pelo Disque 100 influenciaram a perda de adeptos das religiões que são o principal alvo dos relatos de intolerância, entre os anos 2000 e 2010. b) Mesmo com uma diversidade religiosa, as religiões com mais adeptos no Brasil são as politeístas. c) As principais vítimas de intolerância religiosa no Brasil pertencem aos grupos religiosos com menor número de adeptos. d) As religiões de matriz africana foram as únicas que não tiveram aumento no número de adeptos no período de 2000 a 2010. e) À diminuição do número de adeptos da religião católica apostólica romana entre 2000 e 2010 demonstra que o Brasil vem se tornando um país mais aberto à diversidade religiosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2022)Número Original: 29Código: 11855018

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Considerações sociológicas sobre a intolerância religiosa praticada na sociedade brasileira contemporânea .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Conforme os últimos censos demográficos de 2000 e 2010, o número de adeptos das religiões brasileiras ou “de Terreiro”, como a Umbanda e o Candomblé, é insignificante se comparado ao número majoritário da população cristã - católica e evangélica - no país. Uma das razões que explicam esse quadro é o fato histórico de que tais religiões foram proibidas e duramente perseguidas por órgãos oficiais no início do século XX no Brasil. Outra explicação, segundo Pranti (2004), diz respeito ao fato de que essas religiões continuam a sofrer outros tipos de perseguição nos tempos atuais - menos da polícia e mais de outros segmentos religiosos - devido ao forte preconceito que, muitas vezes, culmina em atos de violência contra seus adeptos. Por exemplo, em 2019, foram registrados, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Distrito Federal, crimes como apedrejamentos, ações de vandalismo nos terreiros; agressões verbais e físicas aos adeptos, além de terreiros alvejados por armas de fogo. PRANTI, Reginaldo. “O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso”, Estudos Avançados 18 (52), 2004. Considerando as razões para o baixo número de seguidores das religiões afro-brasileiras atualmente, assinale a afirmação verdadeira. A) As religiões afro-brasileiras aparecem subestimadas nos censos oficiais do país, dentre outras razões, pelo temor dos seus seguidores em declararem sua fé. B) Esse baixo número se deve tão somente ao terrível e covarde extermínio que os adeptos dessas religiões africanas sofreram ao longo da escravidão. C) O baixo número de adeptos das religiões afro- brasileiras deve-se ao fato de que os ritos originários das antigas religiões africanas foram deturpados e perdidos durante o passar dos anos no Brasil. D) Os adeptos dos cultos afro-brasileiros estão se convertendo em massa à religião cristã e abandonando as crendices antigas.


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