Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UERJ - Passeata dos Cem Mil - Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f - Golpe Militar de 64 Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Passeata dos Cem Mil
  • Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f
  • Golpe Militar de 64
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 8Código: 5880833

Exame Discursivo

Passeata dos Cem Mil Aspectos da instabilidade política e social durante o governo de D. Pedro I.f Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Golpe Militar de 64
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

O ano de 1968 tomou-se sinônimo de uma rebelião estudantil mundial. Mas 1968 não existiu de uma forma isolada, ele foi o ponto culminante de uma década de movimentos que se espalharam por quase todo o planeta. No Brasil, na França, no México, nos Estados Unidos, na Espanha, no Canadá, na Argentina, na Venezuela, na Polônia, na Tchecoslováquia, países com diferentes realidades políticas e diversas condições econômicas se viram enfrentando um mesmo fenômeno político: rebeliões de jovens estudantes universitários e secundaristas. Adaptado de ARAUJO, M. P. Memórias estudantis: da fundação da UNE aos nossos dias. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2007. Os movimentos de contestação política ocorridos na década de 1960 tiveram motivações variadas. No Brasil, a Passeata dos Cem Mil foi o episódio mais marcante nesse contexto. Aponte dois elementos do contexto político brasileiro da época associados diretamente à ocorrência dessa passeata. Em seguida, apresente um motivo que, em 1968, contribuiu para a eclosão de revoltas em um dos outros países citados no texto.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UERJ - 2021)Número Original: 57Código: 10203233

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Brasil.b Sentido das ações repressoras dos governos militares a partir do golpe de 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2021
Exibir texto da questão

Cidade relembra cerco que a fez queimar livros de Paulo Freire Maria Eneide Araújo, de 63 anos, escondeu seus cadernos embaixo do colchão. Não queria perder a recordação da alfabetização, mas não teve jeito. Os boatos de que aquelas anotações poderiam levar seu pai e sua mãe presos, após o golpe militar de 1964, fizeram com que Eneide as entregasse, e todas foram queimadas. Em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, outras pessoas fizeram o mesmo naqueles meados dos anos 1960: quem não queimou enterrou cadernos e livros que os ligassem às aulas dos monitores orientados por Paulo Freire. A cidade potiguar recebeu em 1963 o primeiro experimento do método criado pelo educador para alfabetização de adultos, e o objetivo era ambicioso: ensinar 300 pessoas a ler em 40 horas de aulas, em projeto que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos. Passados 57 anos, Freire e seu método baseado no uso de palavras e vivências do cotidiano dos alunos são hoje o principal alvo da política educacional do governo federal. MARCEL RIZZO Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2020. O episódio relatado na reportagem, assim como a prisão e o exílio do pesquisador Paulo Freire, estiveram associados às ações repressoras instituídas logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Naquela conjuntura política, os novos governantes justificaram ações dessa natureza alegando a necessidade de evitar um contexto de: (A) (B) (C (D democratização da prática pedagógica ideologização da cultura popular ) subversão de propostas liberais ) propagação de ideais comunistas


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 56Código: 6977303

Simulado

Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos políticos e ideológicos presentes na conspiração civil-militar que derrubou o governo de João Goulart em 1964 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2018
Exibir texto da questão

O que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra e não por alguma coisa. Era contra a subversão, contra a corrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão nem a corrupção acabam. Você pode reprimi-las, mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução. GENERAL ERNESTO GEISEL, 1981. GASPARI, Elio. A ditadura acabada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. As palavras do ex-presidente Geisel (19/4-1979) reforçam o entendimento de que o movimento analisado foi resultado de: A B C D ee” revolta popular democracia direta ee” intervenção golpista ( ( ( ( e ee previsao constitucional


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 57Código: 32044

Segundo exame de qualificação

História Comparada Aspectos e características das manifestações sociais e políticas de junho de 2013.g Questões com imagens (Hist.) Causas e consequências da grande manifestação popular em oposição ao regime militar de 1964.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2014
Exibir texto da questão

Em junho de 2013, várias manifestações mobilizaram a população das capitais brasileiras. A fotografia mostra a ocupação da área externa do Congresso Nacional por manifestantes: | noticias.vol.combr É inevitável a comparação com as grandes manifestações ocorridas anteriormente, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 1968. Se, nesta, a extensão e o tipo de repressão policial aumentaram o custo da participação e restringiram o escopo da manifestação a um grupo mais restrito e específico de manifestantes, na de agora, 45 anos depois, o uso de meios não letais de repressão baixou o risco de danos e aumentou, por consequência, a presença de uma gama mais ampla de setores da sociedade. Uma coisa é bala de chumbo e o grito de “abaixo a ditadura”; outra é bala de borracha e o aviso de que o “pote de mágoa vazou”. Marly Motta Adaptado de noticias.vol.com.br. Uma diferença entre as manifestações populares na sociedade brasileira datadas do ano de 1968 e as ocorridas em junho de 2013 está associada hoje à vigência de: (A) restrição ao voto (B) estado de direito (C) soberania do legislativo (D) supremacia do executivo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UERJ - 2019)Número Original: 56Código: 6976816

Primeiro exame de qualificação

Manifestações estudantis mexicanas em outubro de 1968.g História Comparada Aspectos e características das manifestações estudantis de Paris em maio de 1968 .f Questões com imagens (Hist.) Causas e consequências da grande manifestação popular em oposição ao regime militar de 1964.g Manifestações políticas e sociais contra a Guerra do Vietnam nos EUA.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

WASHINGTON, OUTUBRO DE 1967 PARIS, MAIO DE 1968 ye call ; E ensei igna ) fe: 7 fn wey ants, a dis Tia Jan Rose Kasmire, contra a Guerra do Vietna. Na faixa: “estudantes, professores, trabalhadores, solidários”. aa 4 a + É blogs.weta.org drapeaurouge.fr CIDADE DO MEXICO, AGOSTO DE 1968 e Per age triz ESSA) Ag a Sa E rs E Di ciara ON Ma É: o x iy ee 1 en. i 4 , 4 o q PAP Ee Ya q q vos Pes 4 = Fr a" ' E E E ez ça iv É ee ihe 4% 3 ale To “as do LN eae ES pe E O fat ie + Po re a eee 2 ] = EI Rs o aa ER. i LE o. É iu o Passeata dos Cem Mil Estudantes na praça da Constituição. amet: racismoambiental.net.br commons.wikimedia.org Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vários países movimentos de contestação de grandes proporções e com motivações variadas, como retratado nas fotos. Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi: A) crítica dos partidos políticos à bipolaridade internacional B) oposição de segmentos sociais a decisões governamentais C D ( ( (C) repressão dos protestos populares pelas autoridades militares (D) agravamento de problemas financeiros pelo mercado mundializado


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?