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Exercício 10203233

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(UERJ - 2021)Número Original: 57Código: 10203233

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Brasil.b Sentido das ações repressoras dos governos militares a partir do golpe de 1964 .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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Cidade relembra cerco que a fez queimar livros de Paulo Freire Maria Eneide Araújo, de 63 anos, escondeu seus cadernos embaixo do colchão. Não queria perder a recordação da alfabetização, mas não teve jeito. Os boatos de que aquelas anotações poderiam levar seu pai e sua mãe presos, após o golpe militar de 1964, fizeram com que Eneide as entregasse, e todas foram queimadas. Em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, outras pessoas fizeram o mesmo naqueles meados dos anos 1960: quem não queimou enterrou cadernos e livros que os ligassem às aulas dos monitores orientados por Paulo Freire. A cidade potiguar recebeu em 1963 o primeiro experimento do método criado pelo educador para alfabetização de adultos, e o objetivo era ambicioso: ensinar 300 pessoas a ler em 40 horas de aulas, em projeto que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos. Passados 57 anos, Freire e seu método baseado no uso de palavras e vivências do cotidiano dos alunos são hoje o principal alvo da política educacional do governo federal. MARCEL RIZZO Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2020. O episódio relatado na reportagem, assim como a prisão e o exílio do pesquisador Paulo Freire, estiveram associados às ações repressoras instituídas logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Naquela conjuntura política, os novos governantes justificaram ações dessa natureza alegando a necessidade de evitar um contexto de: (A) (B) (C (D democratização da prática pedagógica ideologização da cultura popular ) subversão de propostas liberais ) propagação de ideais comunistas


Opções de Resposta: 
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     B     
     C     
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