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Busca de Exercícios - UEPA - Modernismo - Romantismo - Realismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


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2(UEPA- PA - 2015)Número Original: 10Código: 5982461

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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O cristianismo, que deu sustentação teórica ao poder da nobreza durante a época do predomínio das relações de produção feudal, na Renascença perde a força que teve, mas ainda permanece como base de crença dos humanistas, apesar da valorização do paganismo. Localize os versos de Os Lusíadas em que se verifica essa crença. © Nao creias, fero Boreas, que te creio Que me tiveste nunca amor constante. O confuso de temor, da vida incerto, Chama aquele remédio santo e forte Que o impossível pode, desta sorte: o Mensageira do dia, e visitava aterrae o largo mar com leda fronte; a Deusa que nos céus a governava, O Elogo à linda Vênus se entregavam, Amansadas as iras e os furores. - “Estas obras de Baco são, por certo - Disse - mas não será que avante leve Tão danada tenção, que descoberto Me será sempre o mal a que se atreve.”


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 12Código: 6004230

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Leia os comentários abaixo sobre os contos No Moinho, de Eça de Queirós, O Rebelde, de Inglês e Sousa e a peça teatral Fr. Luís de Sousa, de Almeida Garrett. Analise-os e assinale aqueles que contêm somente afirmações corretas. O Os realistas-naturalistas que viveram em uma época de forte expansão da racionalidade científica, produziram, as vezes, personagens idealizados, como Paulo da Rocha, de O Rebelde, contrariando o que a observação racional do comportamento humano revela, a saber, que não há ninguém absolutamente perfeito. O D. Maria da Piedade, do conto No Moinho, é uma personagem adequada à racionalidade correspondente ao avanço tecnológico de fins do século XIX, de vez que suas avaliações da realidade são coerentes, como à que faz do praticante da botica, seu amante. O As opiniões das personagens de Fr. Luís de Sousa são fundadas em dados racionais, como a de Telmo Pais que garante o retorno de D. João de Portugal com base na carta em que ele afirma voltar um dia “vivo ou morto”. O D. Maria de Noronha é a única personagem de Fr. Luís de Sousa que se recusa a analisar a realidade a partir de fundamentos religiosos. O Os romances escritos por Adrião, no conto No Moinho, ajudam D. Maria da Piedade a ter uma visão dos fatos alicerçada naquele tipo de razão que fundamenta o conhecimento tecnológico.


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4(UEPA- PA - 2012)Número Original: 8Código: 5999811

Segunda Etapa

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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O problema de Isaura sempre enseja situações de violência simbólica. Leia o trecho abaixo em que se evidencia uma cena relativa a uma dessas situações e, a seguir, assinale o comentário correto sobre ele. - Podem-se retirar, - disse Martinho ao oficial de justiça e aos guardas, que se achavam postados do lado de fora da porta. - Sua presença não é mais necessária aqui. - Não há dúvida! - continuou ele consigo JEsta escrava é uma mina que me parece não estar ainda esgotada. (GUIMARÃES: p.100) O Foi extraído de um episódio da época em que Isaura vivia na fazenda do pai de Leôncio e contém a intervenção de Martinho, o irmão de Malvina, protegendo-a e elogiando sua beleza. O Pertence época em que Isaura, já foragida, é reconhecida em uma recepção social por Martinho e revela sua intenção em tirar proveito do fato. a é O Pertence à época em que Isaura conhece Álvaro e concerne ao momento em que Martinho, seu advogado, impede que a capturem. O Foi extraído do episódio em que Martinho, o pai de Isaura, impede que a capturem, usando o dinheiro que acumulara para pagar-lhe a alforria. O situa-se no trecho do romance em que Martinho, arrependido da violência de ter denunciado Isaura, despacha os oficiais de justiça e os guardas, impedindo sua captura.


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5(UEPA- PA - 2014)Número Original: 9Código: 5996218

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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A poesia em si é um ato comunicativo e, no Modernismo, este caráter ganha um olhar essencialmente estético: poeta e poema tornam-se sujeito e objeto no corpo da poesia. O poeta Max Martins em sua escritura toma posse da palavra e nela insere-se com originalidade e modernidade, criando em sua poética uma ambivalência de vozes onde poeta e poema se confundem, se misturam. Com base nesta afirmação, marque a alternativa em que os versos demonstram essa relação. o Sob a folhagem a lua de lábios, as facas interditas o subazul olhar de Lícia M. atravessando-me O As bananeiras indecentes alvoraçando suas pernas amplamente às serpentes de plumas: antros do inferno: as formações cruéis, passando: nuvens O caço a palavra caço-me na palavra ato-me à palavra E me desato suniato-me sumo na sombra do silêncio da palavra? O Isto não é um poema ainda é só trabalho duro, muro de pedra e nada - a pá nas minhas mãos vazias O meu nome é um rio Meu nome é um rio que perdeu seu nome Um rio nem sim nem não


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