Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEMA - Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEMA - 2018)Número Original: 32Código: 7892338

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões de identificações (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2018
Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

Normalmente numa discussão em grupo, de amigos ou mesmo enire pessoas de classe e de cultura diferentes, ao tratar de um assunto polêmico, é fácil e também legítimo observar que cada pessoa manifesta opinião própria em razão de sua formação, classe social, educação e cultura. Tal como na situação a seguir: No leito de morte, Ribeiro, um ateu convicto, recebe o amigo Leonardo, um cristão autêntico para uma última conversa. Leonardo: — você não será recebido por Deus Pai, mas Mãe! Ribeiro: — Será uma deusa! Leonardo: — Sim, e, por sua demora, terá muitos afagos e muita festa! Ribeiro: — Muita farra pelo visto... ah, como eu gostaria que fosse verdade!... invejo você por ter fé... eu não tenho. Leonardo: — não importa a fé, mas o amor. E toda sua vida é um ato de amor; aos famintos, às crianças abandonadas, aos índios marginalizados, aos negros, às mulheres oprimidas... Ribeiro: — Continuo nao acreditando, mas gosto de farra. Em situações como a descrita acima, parece que a discussão não chega a um acordo, o da aceitação de uma vida pós-morie com os divinos conforme as tradições religiosas nos expõem. Porém, nem sempre esse acordo é possível, sobretudo quando temos posições diferentes e as radicalizamos. Questão 32 A impossibilidade de acordo, do ponto de vista filosófico, ocorre, sobretudo, quando se está diante de um a) indutivismo, visto que o somatório de todas as opiniões se equivalem. b) criticismo, em razão das pessoas serem críticas sobre as opiniões alheias. c) criacionismo, porque Deus existe e é a causa criadora de todas as coisas. d) relativismo, devido às pessoas se alojarem em posições particulares. e) sofisma, pois as pessoas nunca falam realmente o que pensam.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2018)Número Original: 2Código: 7929572

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2018
Exibir texto da questão

A linguagem é um dos elementos fundamentais para o processo de conhecimento. Somos dotados dessa capacidade e a desenvolvemos ao longo da vida a fim de expressar nossos sentimentos, pensamentos e impressões, bem como nos comunicar com outras pessoas por meio de diferentes signos (imagem, fala, som, gestos, escritas, etc.). Quando nos referimos à linguagem, a primeira da qual nos lembramos é a linguagem verbal, tanto a oral quanto a escrita. Por meio dela, nomeamos objetos, formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo, quer sobre o mundo subjetivo de sentimentos e desejos, quer sobre o mundo objetivo exterior a nós. Portanto, a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca. ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M.H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2018. No texto, afirma-se que a linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento. Qual a relação entre a linguagem e a filosofia? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UEMA - 2019)Número Original: 5Código: 7893282

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

Leia o texto para, em seguida, pensar sobre o problema nele contido. [...] As ideias vêm da sociedade para dentro das cabeças, através das palavras, dos exemplos, da imitação, das crenças religiosas, de uma infinidade de grandes e pequeninos canais. “Você está preto de sujeiras!” Quem ouve isto desde os primeiros meses de vida, dificilmente, mais tarde, fará uma ideia positiva dos negros. Nossa parábola pressupõe, também, que o sentimento de propriedade nasça com as pessoas, o que, provavelmente, não é certo. A ideia de que as minhas coisas devam ser protegidas dos outros é relativamente nova na história da humanidade. Fonte: ISANTOS, Joel Rufino dos. O que é racismo. 7º ed. São Paulo: brasiliense, 1980. @ O texto apresenta uma questão a ser pensada: a origem das ideias como produção social. Se é a ideia uma construção social que internalizamos, então, como explicar o racismo em um determinado grupo social?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?