Busca de Exercícios - UEL - Filosofia Analítica Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Filosofia Analítica
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2020)Número Original: 44Código: 9457876

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Fundamentos teóricos e metodológicos da filosofia da ciência desenvolvida por Karl Popper .f

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

Esta é uma concepção de ciência que considera a abordagem crítica sua característica mais importante. Para avaliar uma teoria o cientista deve indagar se pode ser criticada - se se expõe a críticas de todos os tipos e, em caso afirmativo, se resiste a essas críticas. POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Trad. Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1982. p. 284. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Popper, assinale a alternativa correta. a) À concepção de ciência da qual fala Popper é aquela que possui o princípio de verificabilidade, com proposições rigorosas que procuram corrigir as teorias científicas. b) A ciência busca alcançar o conhecimento de tipo essencial, pois ele garante a verdade de uma teoria científica, permi- tindo o desenvolvimento em direção à verdade objetiva visada pela ciência. c) Uma teoria científica é verdadeira se suas proposições são empiricamente falsificáveis via testes, permitindo que sejam autocorrigidas e desenvolvidas na direção de uma verdade objetiva. d) Os testes empíricos nas ciências humanas, tais como psicologia e sociologia, visam confirmar seu valor de cientificida- de, pois suas teorias são falsificáveis. e) A concepção de ciência que Popper sustenta é a passivista ou receptacular, na qual as teorias científicas são elaboradas por meio dos sentidos e o erro surge ao interferirmos nos dados obtidos da experiência.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2019)Número Original: 3Código: 9457752

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Sentido do conceito de critério de falseabilidade no pensamento filosófico de Karl Popper .f

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Ficamos, em geral, tão impressionados com os resultados da ciência que conferimos uma credibilidade es- pantosa a qualquer tese que tenha êxito em se apresentar como resultado de uma pesquisa científica. Como ilustração, podemos citar a credibilidade conferida pela população instruída em geral a afirmações a respeito da origem do universo, apesar da escassez de evidências. Tendo em vista o sucesso e o status da ciência, não é de surpreender que os filósofos da ciência tenham se preocupado em tentar compreender o que torna a ciência bem-sucedida. Dentre eles, para determinar o status científico de uma teoria, Popper julgou ter encontrado a resposta: o critério de falseabilidade. Adaptado de: NEWTON-SMITH, W. H. Popper, ciência e racionalidade. In: O"HEAR, Anthony. (org.). Karl Popper: Filosofia e Problemas. São Paulo: UNESP, 1997. p. 21-22. O texto apresenta a mentalidade cientificista e o relaciona ao problema da demarcação entre ciência e não ciência, destacando o critério desenvolvido por Karl Popper: o da falseabilidade. Com efeito, a crítica ao cienti- ficismo coloca em questão uma determinada concepção de ciência difundida pelo positivismo. Neste sentido, explique o significado do critério de falseabilidade na crítica popperiana ao cientificismo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UEL - 2016)Número Original: 21Código: 9429298

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Filosofia Analítica

Questão de Vestibular - UEL 2016
Questão de Vestibular - UEL 2016
Exibir texto da questão

Popper negava a afirmação positivista de que os cientistas podem provar uma teoria por in- dução, ou por testes empíricos ou por observa- ções sucessivas. Segundo ele, nunca se sabe se as observações foram suficientes, pois a observação seguinte pode contradizer tudo o que a precedeu. (Adaptado de: HORGAN, J. O Fim da Filosofia. In. HORGAN, J. O Fim da Ciência. Uma discussão sobre os limites do conhecimento científico. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.50.) Com base no texto e nos conhecimentos acerca da x crítica de Karl Popper à concepção positivista de ciência, considere as afirmativas a seguir. Popper critica os positivistas por almejarem a aniquilação da metafísica e também por enten- derem que o propósito da ciência era alcançar enunciados certos e verdadeiros. - Popper, assim como os positivistas, acredita que a verificabilidade é o critério de demarcação de um sistema científico. Popper sustenta que, para os positivistas, a ca- racterística distintiva dos enunciados empíricos é a possibilidade de serem suscetíveis de revi- são, isto é, serem criticados e substituídos por enunciados mais adequados. Para Popper, contrariamente aos positivistas, as observações são incapazes de provar uma teo- ria; elas só podem refutá-la. Assinale a alternativa correta. a b d e Somente as afirmativas | e Il são corretas. Somente as afirmativas | e IV são corretas. ) ) c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. ) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. ) Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEL - 2015)Número Original: 2Código: 9375846

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Filosofia Analítica

Questão de Vestibular - UEL 2015
Exibir texto da questão

A concepção positivista de um conhecimento que pudesse se tornar uma representação objetiva da realidade tornou-se o modelo ideal de cientificidade a ser estendido para todas as outras áreas de conhecimento. Ao criticar esse modelo, Popper afirmou: Sustento que as teorias científicas nunca são inteiramente justificáveis ou verificáveis, mas que, não obstante, são suscetíveis de se verem submetidas à prova. Direi, consequentemente, que a objetividade dos enunciados científicos reside na circunstância de eles poderem ser intersubjetivamente submetidos a teste. (POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1974. p.46.) Em meio às críticas que, desde o início do seculo XX, vêm desmistificando as pretensões cientificistas calca- das no indutivismo newtoniano, uma pergunta se coloca: que critério permite demarcar e distinguir a ciência da não ciência? Contrário aos critérios metodológicos da verificabilidade dos enunciados e confirmabilidade indutiva, defendidos pelo positivismo, Karl Popper responde a esta questão propondo o critério de falseabili- dade que permite determinar se uma hipótese ou uma teoria podem ser consideradas científicas. (Adaptado de: KÓCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática de pesquisa. 14.ed. rev. ampl. Petrópo- lis: Vozes, 1997. p.49-77.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a crítica de Karl Popper, explicite o critério de falseabilidade proposto por este autor.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.