Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEL - Filosofia Clássica.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia Clássica.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEL - 2021)Número Original: 10Código: 12907192

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Filosofia Clássica.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2021
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Assim, a epopeia e a poesia trágica, também a cômica, [...] são, [...] produções miméticas. [...] mas não há nada em comum entre Homero e Empédocles, exceto a métrica; eis porque designamos, com justiça, um de poeta, o outro de naturalista em vez de poeta. ARISTÓTELES. Poética. 1447 a15; 1447 b16-21. 2. ed. Edição bilíngue. Trad. Paulo Pinheiro. Rio de Janeiro: Editora 34, 2017. p. 37 e 39; 43 e 45 Com base no texto e nos conhecimentos sobre Aristóteles, assinale a alternativa correta. a) Homero e Empédocles, por usarem a metrificação e discursos miméticos, falam dos deuses e heróis da mitologia e da presença deles na natureza. b) A escrita tanto de poetas trágicos como de filósofos naturalistas é definida pela métrica, ambos tratando racional- mente da natureza dos deuses. c) Mesmo usando métrica, Empédocles é um dos primeiros filósofos que tratam da natureza, enquanto Homero narra os mitos da tradição grega. d) Métrica e mimética de poetas e naturalistas expressavam o modo como os mitos explicavam o funcionamento da natureza e do cosmo. e) Empédocles e Anaximandro, filósofos naturalistas, escreviam em métrica, explicando como os deuses controlavam a natureza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEL - 2022)Número Original: 10Código: 12918007

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Fundamentos sobre o exercício da cidadania segundo o pensamento filosófico de Aristóteles .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2022
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. De facto, o homem livre manda no escravo, da mesma forma que o marido na mulher, e o adulto na criança. Nesses casos, as partes da alma estão presentes em todos esses seres, mas dispostas de modo diferente. O escravo não tem faculdade deliberativa; a mulher tem-na, mas não tem faculdade de decisão; a criança tem capacidade de decisão, mas ainda não desenvolvida. Deveríamos necessariamente admitir, então, que O mesmo se passa com as virtudes morais. Todos devem participar delas, embora não da mesma forma mas na medida em que cada um cumpre a função que lhe é adequada. ARISTÓTELES. Política. Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998, p. 95. Com base no texto e no modo como Aristóteles concebia a participação de homens livres, mulheres, crianças e escravos nas deliberações da Pólis ateniense, assinale a alternativa correta. a) Mulheres e escravos possuem as mesmas partes da alma, sendo seres com virtudes intelectuais idênticas, motivo pelo qual desempenham funções similares no âmbito doméstico. b) Todo ser humano é um ser social, ou animal político, porque cada um cumpre a mesma função de participação na Pólis, cabendo adicionalmente às mulheres a participação nos banquetes. c) As funções dos homens livres, mulheres e escravos são determinadas pela alma, havendo igualdade em suas capa- cidades para cuidar da casa e da administração pública. d) As mulheres têm função de cuidadoras da casa e, embora tenham capacidade deliberativa, esta é distinta da dos homens, o que impede sua participação política. e) As funções das mulheres são similares às dos homens livres, ainda que suas capacidades deliberativas sejam desiguais, elas possuíam os mesmos deveres e direitos na Pólis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEL - 2023)Número Original: 45Código: 12907402

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (filosofia).g Considerações filosóficas sobre o cosmo e o tempo no pensamento de Platão .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Por isso, para o arredondar, como que por meio de um torno, deu-lhe uma forma esférica, cujo centro está à mesma distância de todos os pontos do ex- tremo envolvente — e de todas as figuras é essa a mais perfeita e semelhante a si própria [...]. Então, pensou em construir uma imagem móvel da eterni- dade, e, quando ordenou o céu, construiu, a partir da eternidade que permanece uma unidade, uma ima- gem eterna que avança de acordo com o número; é aquilo a que chamamos tempo. PLATÃO, Timeu 33b e 37e. In Timeu - Crítias. Tradução, intro- dução, notas e índices de Rodolfo Lopes. Coimbra: CECH/FCT, 2011. p. 102ep. 109. Estrelas mi Juprior ss JN) viata ‘A i 4—Mareuria Ps aot i Modelo de cosmo pitagórico, adotado por Platão. aulasdefisica.com No texto, Platão descreve a ação do Demiurgo, divin- dade responsável pelo surgimento do cosmo/universo e do tempo. Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre Platão, considere as afirmativas a seguir. Il. O tempo, para Platão, é incriado, sendo o cosmo geo- métrico e a Terra, achatada. Il. O modelo de universo de Platão é esférico, por ser con- siderado o mais belo e perfeito. HI. O universo, para Platão, tem como modelo aquilo que é eterno e perfeito: as ideias ou formas. IV. O tempo surge junto com o cosmo, como imagem, em movimento, da eternidade. Assinale a alternativa correta. a) b) e) d) ) e Somente as afirmativas le Il são corretas. Somente as afirmativas | e IV são corretas. Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ill e IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEL - 2018)Número Original: 52Código: 9450430

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a ética política em Aristóteles e sua relação com a pólis grega .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Alguns julgam que a grandeza de uma cidade depende do número dos seus habitantes, quando o que importa é prestar atenção à capacidade, mais do que ao número de habitantes, visto que uma cidade tem uma obra a realizar. [...] A cidade melhor é, necessariamente, aquela em que existe uma quantidade de população suficiente para viver bem numa comunidade política. [...|] resulta evidente, pois, que o limite populacional perfeito é aquele que não excede a quantidade necessária de indivíduos para reali- zar uma vida auto-suficiente comum a todos. Fica, assim, determinada a questão relativa à grandeza da cidade. (ARISTÓTELES, Política 1326b6-25 Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. p. 495- 499.) Com base no texto e considerando o papel da cidade- estado (pólis) no pensamento ético-político de Aristó- teles, assinale a alternativa correta. a) As dimensões da pólis determinam a qualidade de seu governo: quanto mais cidadãos, maior e melhor será a sua participação política. b) A pólis não é natural, por isso é importante organizá-la bem em tamanho e quantidade de cidadãos para que a sociedade seja autossuficiente. c) O ser humano, por ser autossuficiente, pode prescin- dir da pólis, pois o bem viver depende mais do indiví- duo que da sociedade. d) A pólis realiza a própria obra quando possui um nú- mero suficiente de cidadãos que possibilite o bem vi- ver. e) O ser humano, como animal político, tende a realizar- se na pólis, mesmo que esta possua quantidade ex- cessiva de cidadãos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9457868

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre o conceito de mímeses na obra de Aristóteles .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

[...] a arte imita a natureza [...] Em geral a arte perfaz certas coisas que a natureza é incapaz de elaborar e a imita. Assim, se as coisas que são conforme a arte são em vistas de algo, evidentemente também o são as coisas conforme à natureza. ARISTÓTELES, Física | e Il. 194 a20; 199 a13-18. Tradução adaptada de Lucas Angioni. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1999. p.47; 58. Com base no texto e nos conhecimentos sobre mímesis (imitação) em Aristóteles, assinale a alternativa correta. a) O artista deve copiar a natureza, retirando suas imperfeições ao imitá-la com base no modelo que nunca muda. b) O procedimento do artista resulta em imitar a natureza de maneira realista, típica do naturalismo grego. d e) A arte produz o prazer em vista de um fim, e a natureza gera em vista do que é útil. ) ) c) A arte, distinta da natureza, produz imitações desta, mas são criações sem finalidade ou utilidade. ) A arte completa a natureza por ser a capacidade humana para criar e produzir o que a natureza não produz. )


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?