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1(UECE - 2022)Número Original: 19Código: 11854991

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
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Leia atentamente o seguinte trecho da obra de Thomas Hobbes: “Demonstro em primeiro lugar que a condição dos homens fora da sociedade civil (condição esta que podemos adequadamente chamar de estado de natureza) nada mais é que uma simples guerra de todos contra todos, na qual todos os homens têm igual direito a todas as coisas [o que os leva ao egoísmo]; mas, quando todos os homens compreendem essa odiosa condição, desejam [...] libertar-se dessa guerra de todos contra todos. E isso não se pode conseguir a não ser mediante um pacto entre eles, no qual abdiquem daquele direito que têm a todas as coisas”. HOBBES, Thomas. Do cidadão. Trad. bras. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - Adaptado. Com base na citação acima, é correto afirmar que, para Thomas Hobbes, A) o estado de natureza se caracteriza pela presença de uma moral, por isso, os homens podem desenvolver nele todas suas potencialidades. B) a sociedade civil impede a limitação dos conflitos entre os indivíduos, conflitos estes oriundos do estado de natureza. C) em busca de se autopreservarem, os homens desejam permanecer no estado de natureza, já que nele possuem igual direito a todas as coisas. D) a efetivação da paz e da segurança entre os homens depende da criação de uma instância comum que regule a relação entre eles, o poder civil.


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2(UECE - 2020)Número Original: 15Código: 11427840

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos do pensamento filosófico e político de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para a seguinte citação que, em parte, reflete a concepção hobbesiana sobre a origem do ordenamento social: “Devemos, portanto, concluir que a origem de todas as grandes e duradouras sociedades não provém da boa vontade recíproca que os homens tivessem uns para com os outros, mas do medo recíproco que uns tinham dos outros”. Hobbes. Thomas. Do cidadão. São Paulo: Martins Fontes, 1992. P.32. Com base na citação acima e atentando para a compreensão que possuía Thomas Hobbes a respeito da origem da sociedade, é correto afirmar que A) Hobbes, em concordância com os pensadores da antiguidade grega, entendia a sociabilidade como da natureza humana, boa em sua origem, mas tornada má pela corrupção dos valores. B) Hobbes, diferente de Locke, não aceitava a distinção entre estado de natureza e estado civil. Para ele, os indivíduos eram obrigados a se submeter a um soberano e, assim, tornavam-se cidadãos. C) Hobbes, da mesma maneira que seus contemporâneos, entendia que o estado de guerra de todos contra todos era determinado pelo absolutismo, pela soberania absoluta que deveria ser combatida. D) Hobbes defendia que a rivalidade de cada um com cada um era a condição natural da humanidade. Uma nova arte política baseada na renúncia de direito natural e no medo de punição foi a solução.


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