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1(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 30Código: 17649

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo. I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias. II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar. III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente Ie II estão corretas. e) somente II e III estão corretas.


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2(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 32Código: 17427

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Modal Ferroviário Brasil.b Russia.b
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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II. III. IV. Mapa de trens e metrô de Moscou, Rússia Moscow metro news vem mevesmetro ru december 2009 Mapa de trens e metrô de São Paulo, Brasil Os dois mapas mostram a presença de transportes coletivos de massa. Desse modo, a mobilidade urbana e a densidade das linhas ilustradas se assemelham, revelando as prioridades das duas cidades para os transportes coletivos. O traçado das linhas observadas em Moscou e a densidade desse tipo de transporte são mais intensos do que em São Paulo, fato que demonstra prioridades diferenciadas das duas cidades em relação aos transportes coletivos. Moscou tem um traçado que permite tanto a circulação pelas áreas centrais quanto a comunicação no entorno delas, o que facilita a mobilidade urbana, fato não observado com a mesma intensidade em São Paulo. O Metrô de São Paulo é mais moderno e mais limpo do que o de Moscou, fato que nos permite afirmar que a cidade brasileira tem maior eficiência no setor, pois os traçados das linhas e a sua extensão pouco interferem na mobilidade urbana de uma grande cidade. Estão corretas, apenas, Tell. IIe Il. Ie IV. Ile IV. Ile IV.


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3(MACKENZIE - 2014)Número Original: 26Código: 6892301

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
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A era do automóvel empacou [..]JO paradoxo do Brasil, onde a venda de automóveis cresce, e as pesquisas de mercado mostram a queda do interesse, se explica pela diversidade do país. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que a média brasileira de 6,1 habitantes por carro ainda é alta e deverá cair à metade até meados de 2020. O crescimento nas vendas é puxado pela demanda reprimida das regiões Norte e Nordeste. No Sul e no Sudeste, o aumento da frota passou a acompanhar o crescimento da população. Nessas regiões, observa-se a queda de interesse pelos carros. Segundo a Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, a relação de carros por habitante em São Paulo manteve-se estável entre 1997 e 2007. Nesse período, o uso de transporte público subiu de 45% para 55%lL...]. Marcelo Moura e Isabella Ayub, Revista Época, 04/12/2012 De acordo com o texto da reportagem e com seus conhecimentos a respeito da questão da mobilidade urbana no Brasil, considere as afirmativas a seguir: I A expressão “demanda reprimida” faz referência ao aumento da renda média ocorrida nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, essas regiões, atualmente, contrariam o fundamento da industrialização brasileira que, implantada a partir da década de 1950, combina indústria automobilística, transporte individual e obras viárias urbanas. H. O comportamento das vendas de automóveis nas regiões Sul e Sudeste tende à estabilização, sem o acréscimo significativo de novos consumidores. A queda do interesse por carros indica uma correlação direta com a saturação do modelo de transporte individual. HI. Os dados apresentados pela reportagem são de 2012. A partir deles, é correto afirmar que certos segmentos da sociedade brasileira já questionavam o modelo do transporte presente nas grandes cidades do país. Assim, as reivindicações iniciais das manifestações de rua de junho de 2013 foram um dos sinais desse processo. Assinale a alternativa correta. a) Estão corretas apenas as afirmativas 1 e II. b) Estão corretas apenas as afirmativas II e III. c) Estão corretas apenas as afirmativas 1 e III. d) Está correta apenas a afirmativa I. e) Está correta apenas a afirmativa II.


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4(MACKENZIE - 2014)Número Original: 28Código: 6892169

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
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Observe os mapas para responder a questão. © TRACADO DO RODOANEL NORTE O PONTOS DE ACESSO À PISTA QU TRECHO DESTE — Estrada (o) de Guarulhos oe 2 f | | TRECHO | Rod. Fernão LESTE Av, Raimundo Pereira — Av. Inajar Dias deiMagalhães de Souza LOCAIS QUE VÃO CRUZAR COM TIPO DE TRECHO O RODOANEL NORTE CRUZAMENTO NORTE . . . 479.KM Estrada Clementina Cardoso da Silva Passagem Superior ph qe « go? NSENNA “e ROg, ave " MARGINAL TRECHO DO Here “TRECHO — VIA ROD. DOS ANCHIETA IMIGRANTES = Rua de acesso ao Lot. Quintas da Cidade Passagem Inferior Rua Julião Fagundes Estrada Cel. Sezefredo Fagundes Passagem de Veículos Passagem Superior OESTE E Av JACU-PÊSSEGO : Rodovia Fernão Dias Passagem Inferior 32 OM : Estrada da Pedreira Passagem Superior Av. Pedro de Souza Lopes Passagem de Veículos se Ligação Bairro- Bairro Passagem Superior Estrada Silvestre Pires de Freitas Passagem Inferior LESTE : = : : : 40,6 KM Ligação Bairro- Bairro Passagem Superior Estrada do Tanque Rua Ivan Edmundo Passagem Superior Passagem de Veículos Estrada Guarulhos - Nazaré Passagem Superior Estrada Albino Martelo Estrada Amarilas Passagem de Veículos Passagem de Veículos Estrada do Morro Grande Passagem de Veículos TRECHO : SUL Estrada da Parteira Passagem de Veículos 614 KM Estrada Francisco Beirão Passagem de Veículos FONTE: ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TRECHO NORTE DO RODOANEL INFOGRÁFICO/AE Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cidades, 2010 O Rodoanel, ainda não concluído, é uma obra viária para a circulação de veículos automotores na Região Metropolitana de São Paulo. Sua construção envolve questões econômicas, sociais, políticas e ambientais. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito desse tema. a) Trata-se de um projeto que conta com unanimidade na Grande São Paulo, em razão dos benefícios que propicia ao promover a distribuição dos fluxos de caminhões e automóveis, sem maiores danos ambientais, em especial sobre a floresta tropical localizada ao norte da capital paulista. b) O Rodoanel é uma resposta inovadora, pois rompe com o modelo de transporte de cargas adotado no Brasil desde a década de 1950, baseado na ferrovia como principal meio de deslocamentos para grandes distâncias. c) Economicamente o Rodoanel contribui para a fluidez de mercadorias dentro do modelo rodoviarista nacional. Contudo, tem sido alvo de críticas pelos impactos ambientais decorrentes da distribuição das fontes de emissão de poluentes em novas áreas da Grande São Paulo. d) A crítica recorrente ao Rodoanel é a de que tem priorizado o transporte de passageiros, por meio da construção de corredores de ônibus e trens metropolitanos. Desse modo, o transporte de cargas em caminhões tem sido prejudicado, com orientações e regras para que circulem pelas áreas centrais da capital paulista. e) A opção desse tipo de modalidade de transporte para o deslocamento de cargas e passageiros é a mais comum entre economias desenvolvidas, como EUA, Japão, e entre outras emergentes, como a Rússia e a China.


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5(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 41Código: 17156

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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O ozônio (O,) é um gás existente na atmosfera. A respeito dele, considere as seguintes afirmações: I. E um dos responsáveis pela ocorrência de chuva ácida. II. A presença dele em qualquer nível da atmosfera é responsável pelo bloqueio de raios ultravioleta. III. Grandes quantidades desse gás nas camadas mais baixas da atmosfera são responsáveis pelo aumento do risco de câncer. Assinale a) se somente as afirmações II e III estiverem corretas. b) se somente as afirmações I e II estiverem corretas. c) se somente a afirmação III estiver correta. d) se somente a afirmação II estiver correta. e) se somente as afirmações I e III estiverem corretas.


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