Observe os mapas para responder a questão.
© TRACADO DO RODOANEL NORTE
O PONTOS DE ACESSO À PISTA
QU
TRECHO
DESTE — Estrada
(o) de Guarulhos
oe
2
f
|
| TRECHO
| Rod. Fernão LESTE
Av, Raimundo Pereira — Av. Inajar Dias
deiMagalhães de Souza
LOCAIS QUE VÃO CRUZAR COM TIPO DE
TRECHO O RODOANEL NORTE CRUZAMENTO
NORTE . . .
479.KM Estrada Clementina Cardoso da Silva Passagem Superior
ph
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MARGINAL
TRECHO DO Here
“TRECHO
— VIA
ROD. DOS ANCHIETA
IMIGRANTES
=
Rua de acesso ao Lot. Quintas da Cidade
Passagem Inferior
Rua Julião Fagundes
Estrada Cel. Sezefredo Fagundes
Passagem de Veículos
Passagem Superior
OESTE E Av JACU-PÊSSEGO : Rodovia Fernão Dias Passagem Inferior
32 OM : Estrada da Pedreira Passagem Superior
Av. Pedro de Souza Lopes Passagem de Veículos
se Ligação Bairro- Bairro Passagem Superior
Estrada Silvestre Pires de Freitas Passagem Inferior
LESTE : = : : :
40,6 KM Ligação Bairro- Bairro Passagem Superior
Estrada do Tanque
Rua Ivan Edmundo
Passagem Superior
Passagem de Veículos
Estrada Guarulhos - Nazaré
Passagem Superior
Estrada Albino Martelo
Estrada Amarilas
Passagem de Veículos
Passagem de Veículos
Estrada do Morro Grande
Passagem de Veículos
TRECHO :
SUL Estrada da Parteira Passagem de Veículos
614 KM Estrada Francisco Beirão Passagem de Veículos
FONTE: ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TRECHO NORTE DO RODOANEL
INFOGRÁFICO/AE
Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Cidades, 2010
O Rodoanel, ainda não concluído, é uma obra viária para a circulação de veículos
automotores na Região Metropolitana de São Paulo. Sua construção envolve
questões econômicas, sociais, políticas e ambientais. Sendo assim, assinale a
alternativa correta a respeito desse tema.
a) Trata-se de um projeto que conta com unanimidade na Grande São Paulo,
em razão dos benefícios que propicia ao promover a distribuição dos fluxos
de caminhões e automóveis, sem maiores danos ambientais, em especial
sobre a floresta tropical localizada ao norte da capital paulista.
b) O Rodoanel é uma resposta inovadora, pois rompe com o modelo de
transporte de cargas adotado no Brasil desde a década de 1950, baseado na
ferrovia como principal meio de deslocamentos para grandes distâncias.
c) Economicamente o Rodoanel contribui para a fluidez de mercadorias dentro
do modelo rodoviarista nacional. Contudo, tem sido alvo de críticas pelos
impactos ambientais decorrentes da distribuição das fontes de emissão de
poluentes em novas áreas da Grande São Paulo.
d) A crítica recorrente ao Rodoanel é a de que tem priorizado o transporte
de passageiros, por meio da construção de corredores de ônibus e trens
metropolitanos. Desse modo, o transporte de cargas em caminhões tem
sido prejudicado, com orientações e regras para que circulem pelas áreas
centrais da capital paulista.
e) A opção desse tipo de modalidade de transporte para o deslocamento de
cargas e passageiros é a mais comum entre economias desenvolvidas, como
EUA, Japão, e entre outras emergentes, como a Rússia e a China.