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1(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 51Código: 17120

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Intradisciplinar Nazifascismo Populismo
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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(...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo. Mario Sznajder. “Fascismo e Intolerância”. In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci (orgs). Tempos de fascismos: Ideologia — Intolerância — Imaginário. São Paulo: EDUSP/ Imprensa Oficial/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30 O erro citado consiste no fato de que a) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de “inimigo”, ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência. no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes. no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder. tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos. nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.


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2(MACKENZIE - 2018)Número Original: 48Código: 7016713

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos da ideologia e da ação política do partido nazista a partir da década de 1930 .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2018
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“Em 30 de janeiro de 1933, Hitler se tornou chanceler da Alemanha (...) [el agiu rápido para extinguir a democracia fJno pais]. Um Decreto de Emergência, aprovado pelo Reichstag em 5 de fevereiro, desapropriava todos os prédios e todas as prensas tipográficas do Partido Comunista e fechava as organizações pacifistas. Os Camisas Marrons atacaram os prédios da federação dos sindicatos e surraram opositores políticos nas ruas. (...) A partir de 9 de março, o terror encontrou uma base segura atrás de arames farpados. O processo se iniciou no dia em que a SS enviou milhares de críticos do regime, entre eles comunistas, social-democratas, sindicalistas e judeus de toda sorte para um assim chamado 'campo de concentração” criado em Dachau, perto de Munique, coordenado por um dos pelotões mais brutais da SS na Baviera”. Martin Gilbert. 4 História do Século XX. São Paulo: Planeta, 2016, pp.243-244 O texto aponta a ideologia e as ações levadas adiante pelo regime nazista na Alemanha. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. a) Profundamente antissemita e avessa à democracia e ao comunismo, a política nazista pautou-se pela concretização de um Estado totalitário de extrema- direita. Para isso, ações terroristas, perseguição e eliminação de amplos setores sociais e políticos foram armas utilizadas, visando à legitimação e à consolidação do regime idealizado por Hitler. b) O regime nazista, uma vez no poder, perseguiu e eliminou os opositores, destacadamente comunistas e judeus. Sua ligação com movimentos sindicais de esquerda, na Alemanha, foram armas importantes na estratégia nazista de tomada de poder, mas não foram suficientes para evitar o extermínio dos comunistas nos campos de concentração. c) Racismo, xenofobia e aversão aos princípios democráticos foram características fundamentais do Estado nazista implantado na Alemanha. Para legitimar suas ações perante a população, Hitler, uma vez no poder, criou campos de extermínio por todo o país e confinou neles antigos aliados, tais como os comunistas. d) O regime nazista consolidou-se a partir da década de 1930. Sua gestação, porém, iniciou-se anos antes, quando Hitler, com apoio da SS, promoveu atentados a sinagogas, sindicatos e prédios públicos e conseguiu uma ampla rede de apoio entre jovens nacionalistas frustrados com a política e a economia do pais. e) O nacionalismo que surgiu com o regime nazista estruturou-se em bases racistas e terroristas, ao perseguir e eliminar exclusivamente judeus e comunistas. Por isso, agrupamentos como os Camisas Marrons e a SS foram fundamentais, pois atuavam como o braço armado de um poderoso sentimento de pertencimento gerado na população do pais.


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3(MACKENZIE - 2019)Número Original: 48Código: 7017377

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
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“Os eleitores alemães jamais deram aos nazistas uma maioria no voto popular, como algumas vezes ainda é afirmado (...) Os nazistas de fato chegaram a ser o maior partido do Reichstag alemão nas eleições parlamentares de 31 de julho de 1932, com 37,2% dos votos. Mais tarde, cairam para 33,1%, nas eleições parlamentares de 6 de novembro de 1932. Nas eleições de 6 de março de 1933, com Hitler já como chanceler e o Partido Nazista no comando da totalidade dos recursos do Estado alemão, seus resultados foram significativos, mas ainda insuficientes 43,9%. Mais que um em cada dois alemães votaram contra os candidatos nazistas, naquela eleição, desafiando a intimidação das Brigadas de Assalto. O Partido Fascista italiano conseguiu 39 cadeiras num total de 535, na única eleição parlamentar livre da qual chegou a participar, em 19 de maio de 1927. * (Paxton, Robert. 4 Anatomia do Fascismo.São Paulo: Paz e Terra, 2007; p. 164-165) Sobre a ascensão dos fascistas e nazistas ao poder na Itália e Alemanha, podemos afirmar que a) tanto Mussolini como Hitler foram convidados a assumir o cargo de chefe de governo por um chefe de Estado no exercício de suas funções oficiais. Nos dois casos, fica evidente o interesse das alas conservadoras em fortalecer a extrema direita para impedir o avanço das esquerdas. b) a ascensão de Mussolini ao poder foi diferente da ascensão de Hitler. O primeiro, a partir da Marcha sobre Roma, aplica um golpe violento derrubando o rei Victor Emanuel II. O segundo é convidado pelo presidente Hindenburg a assumir o cargo de chanceler alemão. c) Mussolini assume o poder convidado pelo rei Victor Emanuel III após a manifestação fascista conhecida como Marcha sobre Roma. Hitler torna-se chanceler após um bem-sucedido Golpe de Estado, derrubando o presidente Hindenburg e toda a cúpula política alemã. d) tanto Mussolini como Hitler ascende ao poder pela via golpista. Mussolini após uma demonstração de poder com milhares de fascistas em Roma. Hitler após uma grande marcha que tem início em Munique (Putsch da Cervejaria) e é finalizada com a ocupação do Reichstag e sua nomeação como chanceler alemão. e) o rei italiano Victor Emanuel III e o presidente alemão Hindenburg convidaram, respectivamente, Mussolini e Hitler para assumirem os cargos de chefe de governo. A motivação principal era alçar ao poder as lideranças da esquerda para que fosse possível combater com mais eficácia o avança da extrema direita italiana e alemã.


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4(MACKENZIE - 2009)Número Original: 50Código: 6893789

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos da doutrina fascista na Itália de Mussolini .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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“O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.” Benito Mussolini O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar. b) promover, paraosjovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos. c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual. d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica. e) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos. futuros construtores da nacão.


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5(MACKENZIE- SP - 2010)Número Original: 52Código: 17423

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Ditaduras civis-militares na América Latina do século XX Populismo
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Durante o período, de 1930 até 1960, uma grande parcela dos países latino- -americanos, ao protestar contra as distorções do sistema oligárquico de poder, vivenciou a experiência política conhecida como populismo. A respeito dessa corrente política, é correto afirmar que a) b) os partidos populistas eram partidos de massa, apoiados em uma base popular formada pelas classes médias urbanas, pelo operariado e pelos trabalhadores do campo. as liderangas populistas utilizavam a demagogia para atrair o capital externo, por meio de comicios e de propaganda, mas sempre obedecendo as diretrizes do partido. foi um fenômeno urbano, característico da passagem da sociedade rural para a urbana e industrial, favorecendo a burguesia industrial de cada país. apresentavam um discurso extremamente nacionalista, opondo-se à exploração imperialista e ao sistema capitalista. o Estado passou a fazer concessões aos trabalhadores por meio de leis trabalhistas e, para obter seu apoio político, permitiu maior liberdade sindical.


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