Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 52Código: 17423

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Ditaduras civis-militares na América Latina do século XX Populismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

Durante o período, de 1930 até 1960, uma grande parcela dos países latino- -americanos, ao protestar contra as distorções do sistema oligárquico de poder, vivenciou a experiência política conhecida como populismo. A respeito dessa corrente política, é correto afirmar que a) b) os partidos populistas eram partidos de massa, apoiados em uma base popular formada pelas classes médias urbanas, pelo operariado e pelos trabalhadores do campo. as liderangas populistas utilizavam a demagogia para atrair o capital externo, por meio de comicios e de propaganda, mas sempre obedecendo as diretrizes do partido. foi um fenômeno urbano, característico da passagem da sociedade rural para a urbana e industrial, favorecendo a burguesia industrial de cada país. apresentavam um discurso extremamente nacionalista, opondo-se à exploração imperialista e ao sistema capitalista. o Estado passou a fazer concessões aos trabalhadores por meio de leis trabalhistas e, para obter seu apoio político, permitiu maior liberdade sindical.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 29

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Ditaduras civis-militares na América Latina do século XX - Populismo

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(UFRGS - 2023)Número Original: 42Código: 13024412

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

América Latina.b Questões de identificações (Hist.) Aspectos e consequências do terror de Estado no contexto das ditaduras civis-militares na América Latina da segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
Exibir texto da questão

Considerando o contexto das Ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul durante os anos de 1960- 1980, as ações de colaboração clandestina entre países como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, com o objetivo de perseguir dissidentes políticos, foi chamada de (A) Operação Condor. (B) Plano Cohen. (C) Operação Bandeirante. (D) Plano de Metas. (E) Aliança para o Progresso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFRGS - 2018)Número Original: 22Código: 7078946

Quarto Dia

Características da política econômica de Pinochet sob a influência da Escola de Chicago na década de 1970
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Exibir texto da questão

Leia o segmento abaixo. Milton Friedman aprendeu a explorar os choques e crises de grande porte em meados da década de 1970, quando atuou como conselheiro do ditador chileno, o general Augusto Pinochet. Enquanto os chilenos se encontravam em estado de choque logo após o violento golpe de Estado, o país sofria o trauma de uma severa hiperinflação. Friedman aconselhou Pinochet a impor uma reforma econômica bastante rápida - corte de impostos, livre-comércio, serviços privatizados, corte nos gastos sociais e desregulamentação. (...). Foi a estratégia mais extrema de apropriação capitalista jamais tentada em qualquer lugar, e ficou conhecida como a "revolução da Escola de Chicago"(...). KLEIN, Naomi. 4 Doutrina de Choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 17. O segmento faz menção à política econômica imposta pela ditadura de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), sob a orientação dos economistas da chamada “Escola de Chicago”, entre eles Milton Friedman. Assinale a alternativa que indica essa política e suas características. (A) Adoção de uma política econômica socialista de democratização da renda nacional, com a realização de reformas, como a agrária e a bancária, e o aumento de salários para os trabalhadores. (B) Implementação de uma política econômica neoliberal de transferência de serviços públicos a empresas privadas, de contração da renda dos trabalhadores e de abertura econômica ao capital financeiro internacional. (C) Favorecimento a um programa econômico de reforço do capital industrial nacional e de conciliação entre os interesses de grupos empresariais, proprietários rurais e trabalhadores do campo e da cidade. (D) Incentivo a uma política nacionalista de substituição de importações no setor industrial, com a reestatização de diversas empresas que haviam sido privatizadas na década anterior. (E) Aplicação de medidas liberais em diversas áreas da vida econômica do país, com a manutenção das proteções e reformas sociais implementadas pelos governos anteriores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP - 2020)Número Original: 66Código: 7504806

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos políticos das relações entre as ditaduras civis-militares da América Latina no contexto da Operação Condor.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
Exibir texto da questão

Documentos da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) mostram que o Brasil quis liderar a Operação Condor e só não conseguiu porque enfrentou resistência dos outros paises membros — Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia. (...) Os documentos da CIA fazem parte do Projeto de Desclassificação Argentina (The Dirty War, 1976-1983), do governo americano, e incluem mais de 40 mil páginas. Duas dezenas delas fazem menções ao Brasil (...). Marcelo Godoy, O Estado de São Paulo. Abril/2019. A respeito da Operação Condor, é correto afirmar: (A) Ainda que tivesse um alvo comum de repressão política, ela não implicava o alinhamento automático dos regimes ditatoriais de cada país. (B) Ao encontrar resistência dos demais países que dela participavam, o Brasil passou a criticar publicamente suas ações. (C) Em vista da oposição norte-americana à iniciativa, a cooperação entre os países membros não foi implantada. (D)O governo ditatorial paraguaio assumiu a posição de liderança no acordo firmado entre seus países fundadores. (E) Limitou-se à troca de informações sobre os opositores políticos que buscaram exílio em cada um desses países.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 57Código: 6983865

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos e consequências do terror de Estado no contexto das ditaduras civis-militares na América Latina da segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Exibir texto da questão

“Como na Argentina: Os corpos brotam do chão, como na Argentina. Corpo não é reciclável. Corpo não é reduzível. Dá para dissolver os corpos em ácido, mas não haveria ácido que chegasse para os assassinados do século. Valas mais fundas, mais escombros, nada adianta. Sempre sobra um dedo acusando. O corpo é como o nosso passado, não existe mais e não vai embora. Tentaram largar o corpo no meio do mar e não deu certo. O corpo boia. O corpo volta. Tentaram forjar o protocolo — foi suicídio, estava fugindo — e o corpo desmentia tudo. O corpo incomoda. O corpo faz muito silêncio. Consciência não é biodegradável. Memórias não apodrecem. Ficam os dentes.” (Luís Fernando Veríssimo, “Como na Argentina”, em A mãe do Freud. Porto Alegre: L&PM Editores, 1985, p. 46.) O texto se refere a) ao trauma coletivo das políticas repressivas e crimes de Estado praticados pelos regimes ditatoriais latino- americanos. b) à memória dos exilados fugidos dos regimes ditatoriais latino-americanos da segunda metade do século XX. c) ao movimento dos Montoneros, em busca de seus filhos e netos desaparecidos no período da ditadura na Argentina. d) aos julgamentos em andamento contra o clientelismo do regime peronista praticada na Argentina.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2016)Número Original: 32Código: 6624651

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Objetivos políticos da Operação Condor na América Latina das ditaduras civis-militares do final do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
Exibir texto da questão

A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas PADRÓS, E. etal, Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-4985) história e memória. Porto Alegre: Corag, 2000 (adaptado). Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a modificação de limites territoriais. sobrevivência de oficiais exilados. interferência de potências mundiais. repressão de ativistas oposicionistas. implantação de governos nacionalistas. 0000


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?