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1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 45Código: 3370

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Mitologia (Grécia Arcaica) Intradisciplinar Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tomou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia. Disponivel em: ht/hvwnycuturabras org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado) No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é: O “Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.” Jean Paul Sartre © “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser” Santo Agostinho E “Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.” Arthur Schopenhauer O “Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault & “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança.” Friedrich Nietzsche


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2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 79Código: 9010755

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Interdisciplinar Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise. DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado). No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de (A) legitimidade nas redes de informação. autonomia nas ações individuais. padrões na sociedade de consumo. (C) sanções no ordenamento jurídico. ©) (E) inovações nos sistemas educacionais.


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 34Código: 3544

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Alei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula do 14 do janciro do 1976, In: Em defesa da sociedade. “São Paulo: Marins Fortos, 199. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modemas é O combater ações violentas na guerra entre as nações. © coagir e servir para refrear a agressividade humana. @ criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação. O estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. & organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.


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4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 39Código: 10923

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
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Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M Platão e Aristóteles: o fascínio da flcsofia. São Paulo Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? O Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas. O Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles. @ Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis O Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. O Rejeitando a posição de Parménides de que a sensação é superior à razão.


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5(ENEM- BR - 2012)Número Original: 24Código: 10945

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
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TEXTO | Anaximenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- se em pedras. BURNET, J A aurora da flosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rie, 2006 (adaptado), TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.; BOEHNER, P. Historia da Filosofia Crista São Paulo: Vozes, 1961 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaximenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que O eram baseadas nas ciências da natureza O refutavam as teorias de filósofos da religião. O tinham origem nos mitos das civilizações antigas. @ postulavam um principio originário para o mundo. defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.


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