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1(ENEM- BR - 2012)Número Original: 16Código: 10922

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Crise de Subprime Crise de 29 Geografia Econômica Estados Unidos.b

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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TEXTO I AEuropa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço. ROSS €. Nem fim do mundo nem mundo novo Folha de São Paul, 1) dez. 2011 (adaptado TEXTO II Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos. Enirvista de George Soros. Disonive am: we nota com “canto em: 17 ago. 2011 [acaptado) A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois © 0 crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na | Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse pais nas guerras do Afeganistão e Iraque, O a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário. O a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a | Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos. O o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado. @ a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse pais sobre o sistema monetário.


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2(ENEM- BR - 2009)Número Original: 67Código: 3741

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Crise de 29 Brasil.b Capitalismo Financeiro Geografia Econômica

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Houve momentos de profunda crise na história mundial contemporânea que representaram, para o Brasil, oportunidades de transformação no campo econômico. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova lorque (1929), por exemplo, levaram o Brasil a modificar suas estratégias produtivas e a contornar as dificuldades de importação de produtos que demandava dos países industrializados. Nas três primeiras décadas do século XX, o Brasil (A) impediu a entrada de capital estrangeiro, de modo a garantir a primazia da indústria nacional. (B) priorizou o ensino técnico, no intuito de qualificar a mão- de-obra nacional direcionada à indústria. (C) experimentou grandes transformações tecnológicas na indústria e mudanças compatíveis na legislação trabalhista. (D) aproveitou a conjuntura de crise para fomentar a industrialização pelo país, diminuindo as desigualdades regionais. (E) direcionou parte do capital gerado pela cafeicultura para a industrialização, aproveitando a recessão europeia e norte-americana.


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 43Código: 3555

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Desemprego Capitalismo Informacional Inglaterra.b

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários. HOBSBAM, E. O novo século. São Pal: Compara as Lota, 2900 (adaptado O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em O qualidade total e estabilidade no trabalho. O pleno emprego e enfraquecimento dos sindicatos. & diminuição dos custos e insegurança no emprego. O responsabilidade social e redução do desemprego. & maximização dos lucros e aparecimento de empregos.


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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 15Código: 3543

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Intradisciplinar Extrativismo Mineral Geografia Econômica Região Norte.b

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas. Disponhel em: Htp/rwn transportes. gov Acesso em: 27 ju. 2010 (adaptado). A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a O produção de energia para as principais áreas industriais do país. O produção sustentável de recursos minerais não metálicos. @ capacidade de produção de minerais metálicos. O logística de importação de matérias-primas industriais. & produção de recursos minerais energéticos.


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5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 4Código: 3374

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar Blocos Econômicos União Européia

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. Dispanival em: hitp:Jeuropa eulindex_pthtm. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado) Aque se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia? O Aocontextoda década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial. O Ao fato de que o ideal de equilibrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais. O Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial. O Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações europeias. O Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo-se ao cotidiano das nações protestantes.


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